5 estratégias para acordar cedo

· dezembro 25, 2018

Certamente você já ouviu o ditado “Deus ajuda quem cedo madruga”. Sabe-se que aquelas pessoas que acordam cedo possuem maiores probabilidades de atingir suas metas diárias. Conscientes da sua importância, vamos aproveitar este artigo para lhe dar algumas estratégias para acordar cedo.

Em primeiro lugar, você deve levar em conta que acordar cedo é uma batalha travada em duas frentes: preparar o corpo e enganar a mente adormecida. Infelizmente, nem sempre é assim tão fácil. Portanto, recomendamos criar uma rotina na qual a organização e a previsibilidade se destaquem. Por exemplo, é importante preparar durante a noite anterior alguns detalhes, como as refeições.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Toronto e pelo Instituto de Pesquisa Rottman do Canadá, as pessoas acostumadas a acordar cedo são mais felizes e saudáveis. Os pesquisadores concluíram que quem desperta cedo costuma ser mais saudável e satisfeito com a vida do que os notívagos, porque para eles é mais fácil se adaptar à rotina da vida.

Assim, além de disciplina e força de vontade, propomos seguir as seguintes estratégias para acordar cedo se quiser atingir seu objetivo:

Estratégias para acordar cedo

Um bom descanso

A luta para levantar cedo não é apenas mental. Existe um componente físico importante: o descanso. Assim, não é importante apenas a qualidade do seu sono, mas também a quantidade dele.

Portanto, certifique-se de ir para a cama cedo em vez de perder a noção do tempo. Além disso, preste atenção em sua dieta e exercícios. A forma física geral afeta muito os hábitos de sono e os níveis de energia.

Mulher dormindo

Ir para a cama 30-60 minutos antes do tempo de sono desejado

Na verdade, um dos maiores obstáculos que impedem as pessoas de adormecer, além de produzir pouca melatonina, é uma mente muito ativa.

Algumas pessoas têm tanto medo de encarar as conversas de suas mentes que precisam se distrair com a música, o rádio ou a televisão até que finalmente adormeçam.

Você precisa de tempo para relaxar e deixar as preocupações do dia desaparecerem. Uma das maneiras de fazer isso é ler. É possível que depois de um dia agitado você não encontre um momento para ler. Não se preocupe. Com apenas 20 minutos de leitura, você começará a perceber que está cansado.

“Tudo bem se levantar antes do amanhecer, porque tais hábitos contribuem para a saúde, a riqueza e a sabedoria”.
-Aristóteles-

Estabelecer metas para o dia seguinte

Se a única coisa que você planejou para a manhã é tomar banho e ir diretamente para o escritório, não é de surpreender que você não encontre motivação para sair da cama. Você tem que estar animado com suas tarefas matinais. Se você não estiver, entendemos que prolongar o horário do seu sono é a melhor opção.

Inclusive recomendamos que toda noite você reserve algum tempo para anotar as coisas que gostaria de realizar no dia seguinte: correr, assistir sua série favorita, passar um tempo com a família, etc. Definir alguns objetivos pode fazer com que seja mais fácil se levantar mais cedo.

Fazer isso gradualmente

Se você precisar mudar o horário em que se levanta, faça isso gradualmente. Portanto, primeiro acorde 15 minutos mais cedo por dois dias, depois tente cortar mais alguns minutos, e assim por diante. Os objetivos realistas farão você sentir que está conseguindo alcançar aquilo que se propôs a fazer e que está no caminho para o sucesso.

Nosso conselho é que comece passo a passo e tente se levantar todos os dias um pouco antes. Toda vez que for riscando alguns minutos, seu objetivo será mais fácil de alcançar.

Despertador

Adotar as ações corretas

A qualidade do sono muitas vezes é determinada pelo que aconteceu antes de ir para a cama. Portanto, recomendamos que você evite alguns hábitos simples que ajudarão você a se levantar cedo:

  • Não faça exercícios nas 3 horas antes de ir para a cama.
  • Não beba cafeína depois das 14 horas.
  • Pare de usar dispositivos eletrônicos 30 minutos antes de dormir.
  • Não tome álcool antes de dormir.
  • Jante pelo menos 2 horas antes de deitar.

Em suma, o corpo pode se adaptar facilmente e, com o tempo, o fato de se levantar cedo será algo automático que não exigirá nenhum tipo de esforço. Você só deve aplicar essas estratégias e vai conseguir!