5 frases de Charles Chaplin para aplicar na sua vida

· setembro 3, 2018

Hoje queremos destacar algumas das melhores frases de Charles Chaplin. Há pessoas maravilhosas que marcam a história e o momento em que viveram. Uma marca inesquecível que pode continuar gerando aprendizado todos os dias mesmo quando elas não estão mais entre nós. Chaplin foi uma dessas pessoas. Ele sem dúvidas surpreendia a todos por onde passava com seu humor e sua forma de ver a vida.

Estamos falando de um ator do cinema mudo, na verdade o melhor de todos, a quem podemos nos referir até como “o ator do cinema mudo”. Ele foi reconhecido como um dos melhores a nível cinematográfico, alcançando fama mundial. Com seu humor característico, conquistou os corações dos espectadores e, é claro, conquistou também vários prêmios.

Agora, ainda que todo o seu trabalho careça de som, ele nos deixou algumas frases repletas de genialidade que hoje vão servir como inspiração. A seguir mostraremos algumas das melhores frases de Charles Chaplin, para que você possa aplicar a sabedoria desse gênio na sua vida pessoal.

Melhores frases de Charles Chaplin

Nunca se esqueça de sorrir: o dia em que você não sorrir será um dia perdido

Essa é uma das frases de Charles Chaplin que nos lembra do fato de que temos que ter o otimismo como algo intrínseco em nós. Ou seja, escolher ver a vida de uma forma positiva. Para isso, podemos colocar o foco dos nossos sentimentos e pensamentos sobre os acontecimentos que mais nos dão prazer na vida.

Os sorrisos fazem com que nos sintamos melhor, e com que os demais se sintam melhor também. Dessa forma, poderíamos dizer que o sorriso traz alegria. Uma alegria que sentimos cada vez menos.

“A risada é um drinque, um alívio, um suspiro que permite apaziguar a dor”.
-Charles Chaplin-

Otimismo na vida

Eu sou o que sou: um homem único e diferente

Essa é uma das frases de Charles Chaplin que pode ser um grande desafio para nós. Somos pessoas diferentes desde o princípio da vida, mas o melhor é que temos a possibilidade de fazer a diferença. No entanto, podemos fazer a diferença para o bem ou para o mal. Uma diferença que está baseada no que escolhemos trazer para os outros e no que podemos fazer por nós mesmos.

Ser únicos nos faz autênticos, e isso também nos leva a:

  • Sentir-nos melhor com nós mesmos
  • Confiar em nós mesmos
  • Tomar decisões melhores e de maneira mais rápida
  • Ser menos vulneráveis

A vida é maravilhosa quando não temos medo

Muitas vezes o medo se apodera de nós e, o que é ainda pior, domina nosso olhar, tornando-se o governante do nosso eu interior. Se isso acontece, fica fácil para esse medo fazer com que nos sintamos vulneráveis e e incapazes.

Temos que nos lembrar de que somos nós, e apenas nós, que podemos deixar ou impedir esse medo de controlar nossos pensamentos. Dito de outro maneira, nós alimentamos o medo e só assim ele pode sobreviver. Como? Por exemplo, se temos medo de algo e fugimos de maneira sistemática daquilo que nos assusta, alimentamos o medo. Enfrentar o medo é ter a possibilidade de escolha do que fazemos.

Não é uma tarefa fácil enfrentar o medo e tomar as rédeas que controlam o comportamento da mão da emoção, mas podemos conseguir. Com esta esperança, centenas de pessoas por dia vão lá e conseguem. Os profissionais podem ser de grande ajuda nesse sentido.

Para rir de verdade, devemos ser capazes de suportar a dor e trabalhar com ela

Há muitas situações que nos levam a sentir uma grande angústia. Algumas vezes ela é tão grande que sentimos que não podemos suportar mais. É uma dor muito grande, que faz com que nos sintamos desmotivados e levantemos de manhã com pouquíssima vontade de seguir em frente. Agora, é importante que quando isso acontecer, tentemos dar um passo a mais e ultrapassar a dor e o sofrimento. Explorar as possibilidades que surgem, ainda que sejam muito poucas nessas horas.

Caso contrário, será muito fácil deixar nosso olhar e nossa vida contaminados pelo pessimismo, de modo que os desafios vão se transformar em ameaças assustadoras. Por isso, Charles Chaplin nos diz que temos que trabalhar com a dor. Uma possibilidade nessa proposta de lidar com ela é ficarmos acima dela e instrumentalizá-la. A dor pode chegar a ser só um meio para nos fazer mais fortes. Se olharmos a partir desse ângulo, seu poder para nos limitar diminuirá de maneira notável.

Esforço e perseverança

Sem uma confiança absoluta em si mesmo, qualquer um está fadado ao fracasso

Assim como Charles Chaplin disse, a confiança em nós mesmos é fundamental para o nosso desenvolvimento e evolução, pois não confiar em nós nos tornará inseguros, medrosos, e poderemos não cumprir os objetivos que idealizamos simplesmente pelo medo de não sermos capazes. Confiar em si mesmo vai ajudá-lo a:

  • Conhecer-se melhor. Podemos aprender sobre nós, o que gostamos e o que queremos fazer.
  • Gostar de si mesmo. Já que através da confiança nos damos conta do nosso valor.
  • Tomar decisões. Porque acreditamos que somos capazes de alcançar o que nos propusemos a alcançar, e paramos de ter medo de decidir.
  • Ter uma qualidade de vida melhor. Pois nos sentimos mais tranquilos porque sabemos que tudo que fizemos foi em consequência do que somos.
  • Assumir desafios. Porque nos sentimos seguros sobre quem somos e como vamos realizar algo.

O sorriso é a chave, a criatividade e a confiança são o meio de enfrentar os problemas do dia a dia com sucesso. Atreva-se a assumir a dor com humor e sorrir todos os dias. É uma forma incrível de tornar a vida mais fácil e com menos sofrimento. Esperamos que tenha gostado dessa seleção de frases de Charles Chaplin!

“Aprenda como se fosse viver uma vida longa, viva como se fosse morrer amanhã”.
-Charles Chaplin-