5 frases de Robin Williams

· agosto 20, 2018

Nós conhecemos Robin Williams graças ao seu trabalho como ator. Alguns de seus filmes mais marcantes são ‘Sociedade dos Poetas Mortos’, ‘Gênio Indomável’ e ‘Uma Babá Quase Perfeita’, entre muitos outros que hoje ainda nos emocionam graças à profundidade de sua mensagem. Hoje vamos descobrir algumas frases de Robin Williams que nos permitirão, além de refletir, conhecê-lo melhor.

Embora tudo parecesse correr bem para Robin Williams, em 11 de agosto de 2014 ele foi encontrado enforcado em sua casa. Isso surpreendeu todos os seus fãs, até que sua última esposa, Susan Schneider, disse que ele sofria de Parkinson e que o diagnóstico o afetou tanto que, talvez, tenha sido uma das motivações que o levaram a tirar a sua própria vida. A seguir, vamos ver algumas das frases deixadas por ele.

Frases de Robin Williams que nos convidam a uma reflexão

1. Estar sozinho… mesmo cercado de pessoas

“Eu costumava pensar que a pior coisa na vida era terminar só, mas não é. O pior da vida é terminar com alguém que te faz sentir só”.

Na primeira da frase de Robin Williams, reconhecemos uma certa tristeza mas, ao mesmo tempo, uma grande verdade. Quem nunca se sentiu sozinho estando cercado de pessoas? Ter esse sentimento com frequência pode nos indicar que temos um grande vazio interior ou que não estamos com as pessoas certas.

Muitas pessoas com uma baixa autoestima se sentem dessa maneira, e isso pode levá-las ao isolamento como forma de se protegerem. Embora a solidão possa ser terrível, é muito pior estar cercado de pessoas com as quais você não consegue se conectar. Talvez, nessas circunstâncias, seria bom nos questionarmos se nos cercamos de pessoas que nos adicionam ou que nos motivam a adicionar.

Sentir-se sozinho em meio à multidão

2. Aprender com os erros

“Há muito o que aprender e sempre há grandes coisas por aí. Até os erros podem ser maravilhosos”.

A segunda frase de Robin Williams nos incita a sair da nossa zona de conforto. Embora nela possamos estar muito confortáveis​, as coisas significativas, aquilo que mais pode nos estimular a crescer, estão fora dela. Dentro dessa área, assumimos desafios, mas eles dificilmente põem nossa capacidade à prova.

Os erros nos ajudam a ser melhores, a saber para onde ir e a melhorar certos aspectos de nossa vida. Se nunca errássemos, dificilmente avançaríamos e ficaríamos presos a uma estagnação.

3. Viva intensamente

“O dia de hoje não voltará a se repetir. Viva cada momento intensamente”.

Muitas pessoas consideram que viver intensamente ou viver como se fosse o último dia de sua vida inevitavelmente significa seguir uma lista de loucuras. No entanto, essa associação não é correta. Para viver desta maneira, não precisamos fazer uma viagem ou algo fora do comum. Nós só temos que prestar atenção às pequenas coisas.

É possível viver intensamente se começarmos a apreciar o tempo que dedicamos às pessoas que amamos; cuidando de cada momento e aproveitando-o ao máximo. Também podemos viver desta maneira se valorizarmos o dinheiro, a cama em que dormimos, ou a comida tão deliciosa que temos no nosso prato. Ser grato e desfrutar aquilo que não valorizamos nos ajudará a viver a vida intensamente.

Mulher feliz e plena na natureza

4. Nós somos nossos próprios professores

“Ser meu próprio professor. Isso seria melhor que toda a magia e as riquezas do mundo”.

A quarta frase de Robin Williams nos permite refletir sobre a ideia de que somos nossos próprios professores. Porque com nossos erros e com as decisões que tomamos, aprendemos uma série de ensinamentos que ninguém mais pode nos passar.

Embora a escola nos transmita uma infinidade de informações e habilidades que são necessárias, é a “manipulação” do conhecimento que mais acaba nos ensinando. Como dizia Robin Williams, isso é muito melhor do que toda a magia e as riquezas do mundo. Porque temos algo muito valioso que raramente reconhecemos: a nós mesmos.

5. Ter muito e não saber administrar

“A cocaína é a forma de Deus de dizer que você tem dinheiro demais”.

Esta última frase de Robin Williams fala sobre um dos períodos em que o álcool e as drogas estiveram muito presentes em sua vida. Esta frase tem muita ironia, algo que caracterizava o ator, que costumava brincar com todos os tipos de assuntos.

É triste, mas muitas vezes pessoas com muitos recursos acabam experimentando as drogas, algo que abala suas vidas violentamente. Em muitas dessas ocasiões, é a sensação de não saber mais em que gastar para se sentir melhor que as leva a cair no buraco.

Robin Williams

Todas essas frases de Robin Williams nos permitem nos aproximar mais desse ator que, aos 63 anos, decidiu tirar a própria vida. Algumas nos fazem pensar que em seu interior poderia existir alguma espécie de vazio. Outras nos permitem nos aproximar de algumas experiências prejudiciais que poderiam tê-lo marcado. No entanto, elas nos estimulam a viver e a apreciar a vida de uma forma que nos aproxima do que acreditamos ser felicidade, mas que poderia ser melhor caracterizado como o equilíbrio e bem-estar.