Como manter a paz interior

· agosto 14, 2018

Uma das práticas da filosofia havaiana, chamada Ho’oponopono, diz: “Cuide do exterior tanto quanto do interior, porque tudo é um só”. Esta ideia de unidade é fundamental, por exemplo, para entender como funcionam os transtornos dissociativos, ou para alimentar e manter a paz interior a partir da ideia de conjunto.

Um dos pioneiros em Medicina Integrativa é o Dr. Deepak Chopra. Este médico endocrinologista, especializado em metabolismo, idealizou diversas teorias não isentas de polêmica. Com ela ou sem ela, o certo é que suas ideias podem fornecer um ponto de partida interessante para cuidar da nossa paz interior.

“O maior mistério da existência é a própria existência”.
– Deepak Chopra –

Ideias para manter a paz interior

Manter a paz interior é um objetivo compartilhado por todos. Para conseguir isso, muitos buscam inspiração na filosofia oriental. Alguns se concentram na ajuda profissional, enquanto o sistema de valores mais tradicional de nossa sociedade parece exigir uma revolução ou, pelo menos, um caminho diferente daquele que a própria dinâmica de relacionamentos e tecnológica tenta nos oferecer.

Paz interior

Quando falamos do sistemas de valores vigente, nos referimos a aquele que se centra na competitividade extrema, no consumismo excessivo, e no êxito profissional a qualquer preço. Ele ainda é predominante, mas com o passar do tempo, segundo Chopra, cada vez mais pessoas buscam outro caminho para encontrar a paz.

Para este médico, a paz interior é um estado onde visamos permanecer uma vez que ele é alcançado. No entanto, conseguir esta tranquilidade pessoal requer uma longa viagem introspectiva. Portanto, se você está disposto a buscar dentro de si mesmo, estas são as lições, as metas ou os desafios que o Doutor Chopra propõe para tentar se conhecer um pouco melhor e obter uma sensação de conciliação entre o que fomos, somos e o que queremos ser.

Busque a paz em você

O primeiro passo é buscar e localizar a paz dentro de nós. Para isso, o doutor destaca os benefícios da meditação. Com ela, nós conseguiremos olhar para o nosso interior e transcender a atividade mental superficial.

Para Chopra, essa busca implica transcender o pensamento habitual para alcançar a área mais profunda da nossa mente, onde está localizada o que ele considera a região de paz. Aí estão a quietude e o silêncio… que se transformam em uma experiência duradoura.

Regresso ao lugar de paz

O passo a seguir é voltar ao lugar em que nos sentimos verdadeiramente em paz. Este caminho de regresso não é físico, mas mental. Então, sempre que vivermos situações estressantes que nos provoquem inquietude e emoções negativas, devemos voltar a este espaço onde encontramos a paz interior.

Automatizar a volta ao “refúgio” fará com que tardemos menos para chegar a ele quando precisarmos e, portanto, nos percamos menos no caminho. Desta forma, estaremos mais próximos de nos livrar de rancores, ressentimentos e inseguranças.

Liberdade para manter a paz interior

Sem violência em qualquer de suas formas

Conhecendo o nosso lugar de paz e podendo sempre voltar a ele, vai ser mais fácil se libertar da violência. Esta fase é essencial para fazer frente aos impulsos e dominar a energia difundida pelas próprias emoções.

Segundo Chopra, o resultado será o controle inteligente da irritação, da inveja e dos ressentimentos. Só assim vamos alcançar a libertação, deslocando o ego e a insegurança que o acompanham.

Este passo é importante para abandonar as emoções negativas e alcançar o nosso verdadeiro ser. Aqui, nas regiões de paz, enquanto nós meditamos, assentaremos a base de um equilíbrio mais sólido. Passado um tempo, vamos assimilá-lo e reconhecê-lo como verdadeiro. Ou seja, isso vai se transformar no nosso ser, em nós mesmos.

Aumento diário da experiência de paz

Chegando neste ponto, devemos conseguir que a paz aumente diariamente. Quer dizer, todos os dias vamos nos deixar guiar pela voz silenciosa que nasce do equilíbrio alcançado. Apreciaremos a consciência que abandonou a violência e o desassossego, e que se baseia em um maior controle do que acontece em nosso interior e, consequentemente, também daquilo que ocorre no exterior.

Mulher meditando para manter a paz interior

Este é o método proposto por Deepak Chopra para encontrar e manter a paz interior. Segundo ele, se todos nós seguíssemos estes passos, poderíamos acabar com séculos de guerras e rivalidades. Será que ele tem razão?

“Todos nós somos capazes de ir além de nossos vínculos materiais”.
– Deepak Chopra –