5 fantásticas frases de Gianni Rodari 

· outubro 8, 2018

Quase todas as frases de Gianni Rodari foram dirigidas às crianças ou falavam delas. Este escritor, pedagogo e jornalista italiano foi um entusiasta dos fenômenos da imaginação. Encontrou nas crianças um recurso inesgotável de fantasia e de verdade. Por isso, dedicou grande parte de sua obra a elas.

Como muitos outros de seus colegas, viveu os rigores da Segunda Guerra Mundial. Perdeu um de seus irmãos e vários amigos por este conflito. Além disso, teve uma atividade notável como jornalista durante aqueles anos.

“Acredito que os contos de fadas, os velhos e os novos, podem ajudar a educar a mente. O conto de fadas é o lugar de todas as hipóteses”.
-Gianni Rodari-

As frases de Gianni Rodari refletem uma de suas grandes virtudes: a originalidade. Cultivou com esmero a literatura infantil. Sua obra Gramática da Fantasia se tornou um verdadeiro clássico. Hoje ele é lembrado como um homem que compreendeu a mente infantil e fez tudo para valorizá-la. Estas são algumas de suas afirmações.

O choro e a risada das crianças

Em muitas das frases de Gianni Rodari aparece um pedagogo sensível, que luta pelo respeito às crianças. Também por uma educação que proteja a sensibilidade e desperte a paixão pelo conhecimento. Uma educação, fundamentalmente, humana.

Sua posição a respeito fica sintetizada na seguinte afirmação: “Vale mais a pena uma criança aprender chorando ou poder aprender rindo?” Nesse caso, ele busca uma educação que não seja restritiva, nem severa. A disciplina acadêmica não precisa trazer sofrimento.

Criança rindo deitada na grama

Os melhores presentes

Um tema tão simples e ao mesmo tempo tão profundo como o dos presentes também surgiu nas frases de Gianni Rodari. A respeito disso, ele diz: “Os melhores presentes não são comprados, os melhores presentes são aqueles que são feitos”. 

No mundo atual nos acostumamos demais a desejar artigos e objetos. Isso, talvez, permita cumprir com um protocolo, mas ao mesmo tempo tira dos presentes seu mais profundo valor: a autenticidade de afeto envolvida deles. 

Uma das frases de Gianni Rodari sobre o erro

O erro é um assunto universal. Esse assunto provocou todo tipo de reflexão ao longo da história. A visão de Gianni Rodari sobre o erro é fabulosa. Uma de suas frases diz: “Os erros são necessários, úteis como o pão e, frequentemente, bonitos: por exemplo, a torre de Pisa.” 

Esta é, sem dúvida alguma, uma bela forma de abordar o erro. Indica não apenas que os erros são úteis, mas também mostra que podem ter como resultado algo inesperado e bonito.

Mulher triste sentada na praia

O que há em nosso coração

A fantasia é o eixo de todo pensamento e da obra literária de Gianni Rodari. Por isso, ao se referir ao que existe no interior do ser humano, ele diz: “No coração temos um cavaleiro cheio de coragem, que está sempre pronto para começar uma viagem”. 

Essa é uma forma de assinalar que, dentro de cada um de nós, aquela criança sonhadora continua viva; aquela criança que dá asas a sua imaginação e que quer empreender grandes aventuras, cheias de novos propósitos.

De fato, toda a sua obra é um convite a nos colocarmos em contato com aquele herói interno que continua vivo em algum cantinho do nosso coração.

O verdadeiro valor da fantasia

Rodari defende radicalmente a imaginação e a fantasia. Uma de suas afirmações deixa isso muito claro. Ele diz assim: “A fantasia não é um lobo mau que devemos temer, nem um delito que precise de constante vigilância, mas um mundo extraordinariamente rico e marginalizado de forma estúpida.”  

Os fenômenos da imaginação

Muitas vezes convidamos as pessoas a serem “realistas”. Nós inclusive exigimos das crianças que elas se atenham aos fatos. Parece que imaginar demais é uma ameaça, quando na verdade é uma fonte de inesgotável riqueza. Cada fantasia tem também muito de verdade. Rejeitá-la ou menosprezá-la equivale a separar um das partes mais valiosas do nosso ser.

Todas as frases de Gianni Rodari são bonitas e inspiradoras. Sua obra é uma homenagem à infância. Não só à infância da idade, mas à criança que vive em nossos corações. Suas palavras são muito refrescantes para um mundo que, muitas vezes, mostra ser seco e pouco sensível às verdadeiras prioridades do ser humano.