5 frases impactantes de Wisława Szymborska

março 17, 2019
O que mais chama atenção nas frases de Wisława Szymborska é a nitidez com a qual ela comunica sua forma de pensar e de ver. Sua visão poética é inteligente e franca. É, sem dúvida alguma, uma das melhores vozes da poesia contemporânea.

As frases de Wisława Szymborska costumam se referir a aspectos cotidianos, ou que talvez devessem ser cotidianos, mas frequentemente são esquecidos. Essa escritora polonesa sempre teve uma sensibilidade impressionante. Isso lhe permitia ver e descrever o mundo rotineiro de uma forma muito particular.

O que mais caracteriza as frases de Wisława Szymborska são a simplicidade e a autenticidade. Nelas podemos ver sua veia poética, mas ao mesmo tempo podemos criar um vínculo com a escritora. Sua obra não é hermética ou erudita, muito pelo contrário. Permanece aberta e acessível a qualquer um que queira lê-la. Essas são algumas das suas frases mais lembradas.

Essa maravilhosa poetisa nem mesmo concluiu seus estudos universitário. De origem humilde, as dificuldades financeiras a acompanharam em sua infância e juventude. Ainda assim, ela chegou a ser uma das escritoras mais lidas, e hoje queremos que isso se torne ainda maior.

“Nada é presente, é tudo emprestado. Estou com dívidas até o pescoço. Comigo mesma, que eu deverei pagar por mim mesma. Dar a vida por minha vida”.
-Wisława Szymborska-

As frases de Wisława Szymborska

1. O mundo é cruel

Quantas vezes já ouvimos que o mundo é cruel? Provavelmente muitas, e até já falamos algumas vezes, ou algumas centenas de vezes. Essa é uma daquelas frases clichês que todo mundo conhece e se tornam um tipo de explicação para os acontecimentos ou realidades negativas da vida.

Uma das frases de Wisława Szymborska retoma essa expressão, mas a leva para uma outra dimensão. Sua frase diz: “O mundo é cruel, mas também merece outros adjetivos mais compassivos”. O maravilhoso de sua afirmação é que mostra a contradição que há entre o sentido da afirmação e a crueldade que a própria sentença leva.

Juntos por um mundo melhor

2. Uma frase sobre o tempo

Uma das frases de Wisława Szymborska diz: “Todo começo não é nada mais que uma continuação, e o livro dos acontecimentos se encontra sempre aberto na metade”. Ela se refere ao tempo como um fenômeno constante no qual, na realidade, não há começo nem final.

Quando começamos algo, só estamos dando continuidade a outra realidade que já existia. Tudo o que nasce na verdade já tem um passado atrás. E nesse mesmo sentido, nada se finaliza. Cada acontecimento, cada fato, sempre é parte de uma linha do tempo que tem precedentes e terá uma sucessão.

3. Nem sendo maus alunos…

Essa é outras das reflexões de Wisława Szymborska no que se refere ao tempo. Ela diz o seguinte: “Nessa escola do mundo, nem sendo maus alunos nós repetiremos um ano, um inverno, um verão”. Ela nos lembra nessa frase que cada vivência é única e irrepetível.

Significa que cada oportunidade é única. O tempo se vai e nada volta a ser o mesmo que agora. Ainda que tenhamos feito algo errado e mereçamos uma oportunidade, na realidade nunca a teremos. O tempo não volta e o que foi nunca voltará a ser.

4. O amor feliz

Essa é uma frase de Wisława Szymborska dedicada a todas as pessoas que proclamam a inexistência do amor verdadeiro. Ela diz: “Quem desconhece o amor feliz sustenta que ele não existe em nenhum lugar do mundo. Com essa crença será mais fácil para eles viver e morrer”.

Nessa frase há um questionamento para quem diz não acreditar no amor. Essa é, talvez, uma convicção que parte apenas da sua experiência particular, mas acabam a estendendo para o mundo todo, porque assim será muito mais fácil levar a própria vida. Se não existe o amor verdadeiro em lugar nenhum, não é sua responsabilidade não tê-lo construído.

Coração de luzes

5. A poesia é amor

Wisława Szymborska fez da poesia sua forma de vida. Não foi uma escritora distante. Pelo contrário, sempre manteve comunicação com seus leitores e foi sensível a suas inquietudes e questionamentos. Entendia que ser poeta é algo mais que escrever versos.

Essa postura ficou refletida na seguinte afirmação: “Todos os poemas nascem do amor; até aqueles que transmitem o mal têm no fundo uma forma de amor para com o mundo”. Em uma palavra, a poesia é amor.

Muitos celebraram o fato de que ela recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1996. Devido a isso, hoje ela é uma das escritoras mais lidas do mundo. Também foram muitos os que choraram sua morte em 2012, porque o pensamento, sendo como uma luz para a estrada da vida, perdeu uma das suas mais brilhantes luzes.

  • Szymborska, W., Poniatowska, E., & Beltrán, G. (2008). Poesía no completa (No. 821.162. 1). Fondo de Cultura Económica.