5 hábitos das pessoas eficazes

· janeiro 16, 2016

As pessoas eficazes conseguem alcançar tudo aquilo que se propõem a fazer. Seus sonhos, o que almejam conseguir… cedo ou tarde o tornam realidade.  Você também se inclui neste grupo de pessoas?

Uma pessoa eficaz aproveita o tempo.

Com certeza muitas vezes você se sentiu bloqueado com respeito a uma tarefa e se sentiu impossibilitado de continuar. Isso por estar perdendo tempo em outras coisas.

Se você é eficaz isso não acontece. Se você é produtivo, consegue concluir qualquer projeto que cai nas suas mãos e, o mais importante, alcança o sucesso.

Vejamos quais hábitos as pessoas eficazes têm na sua vida para receber esta qualidade de serem eficazes. Se você os colocar em prática, você também poderá ser eficaz e produtivo! Você está disposto a experimentar?

“Agora estou convencido de que o método mais simples é o mais eficaz”

– Luther King –

pessoas-eficazes

1. Ser uma pessoa proativa

As pessoas eficazes são pessoas também muito proativas. Isto quer dizer que assumem a responsabilidade e o controle da própria vida. Como deve ser, não é mesmo?

Desta forma, as pessoas eficazes criam o seu próprio destino enquanto cumprem todas aquelas metas a que se propõem. Isto as motiva e lhes dá forças para alcançar sempre o que quiserem.

Entretanto, ter um objetivo em mente e a motivação necessária para chegar a ele não é suficiente. A pessoa eficaz sabe muito bem qual objetivo quer conseguir e o que deve fazer para alcançá-lo.

“Para viver a vida que você quer,

é preciso saber o que você quer”

– John Grinder –

2. Ter um objetivo claro

As pessoas eficazes sabem qual é o fim que desejam alcançar. Desta forma, já tem boa parte do caminho percorrido. Saber o que se quer alcançar é o primeiro passo de qualquer pessoa eficaz.

Além disso, para ter o objetivo claro é preciso ser realista. O que isto quer dizer? Que a meta deve ser específica e atingível em um prazo determinado.

Ter uma visão de futuro clara e precisa ajuda a pessoa eficaz a ter uma saúde emocional muito positiva. Além disso, caracteriza o indivíduo com perfil de liderança.

Mas, ter o objetivo claro e a meta requer uma organização prévia. Por onde vou começar? Quais passos devo seguir? São perguntas que devem ser respondidas.

A eficácia sabe discernir entre importante e urgente, para dar prioridade a aqueles elementos que devem ter toda a nossa atenção.

3. Pensar em um benefício comum

Pensar em um benefício comum equilibra as relações interpessoais e fomenta um bem comum que será muito necessário para que o objetivo possa ser alcançado.

A cooperação, também conhecida como trabalho em equipe, costuma funcionar muito bem sempre e quando se pense em um bem comum e não individual.

Além de podermos nos beneficiar de muitas ideias diferentes, que enriquecerão o nosso caminho, teremos um aumento da produtividade, da criatividade e do aprendizado.

Inclusive, conseguiremos reduzir os nossos níveis de estresse nos sentindo apoiados, sendo um grupo e pensando no benefício de todos com todos.

Estar sozinho pode ser muito negativo. A cooperação fará com que seja muito mais fácil alcançar o sucesso.

quebra-cabeças

4. Comunicação eficaz

Se estamos em um grupo de trabalho, para ter sucesso é importante ouvir e compreender para então ser compreendido.

O fundamental é estabelecer relacionamentos de respeito mútuo, compreensão e, muito importante, nos quais reine a escuta ativa.

Garantir isto ajudará a manter um clima de trabalho confortável e produtivo para que todo mundo consiga chegar ao objetivo escolhido.

Sem uma comunicação eficaz, o grupo não poderá alcançar a meta. Em qualquer grupo, a escuta ativa é essencial para conseguir esse bem comum.

5. Descansar está permitido

Para ser eficaz é necessário descansar. Trabalhar sob pressão e estresse faz com que, cedo ou tarde, a produtividade caia.

É por isso que as pessoas eficazes se permitem descansar, tirar uns dias de férias, ter tempo livre para poder ler, meditar, fazer exercício, entre outras coisas.

Ter tempo para si mesmo garantirá uma melhor predisposição para trabalhar, um humor mais positivo e resultados de sucesso.

As pessoas eficazes têm em mente todos estes passos.

É preciso ter um grupo no qual se apoiar, estabelecer relacionamentos positivos e, quando o estresse e o negativismo tiverem a intenção de aparecer, tomar fôlego para retomar com mais forças o caminho que levará à meta almejada.

“O sucesso não acontece por sorte ou por acaso.

Ele é concebido, preparado, exercitado, e só então se concretiza”

– Juan Domingo Perón –