5 medos que uma pessoa mentalmente forte enfrenta

· junho 1, 2016

Uma pessoa mentalmente forte experimenta os mesmos medos que todo mundo. O que os torna diferentes é a maneira como eles vivem e enfrentam esses medos. Você se considera uma pessoa mentalmente forte? Alguma vez já se perguntou isso?

Você deve saber que as pessoas mentalmente fortes estão dispostas a dominar seus medos e conseguem tolerar a ansiedade. Os medos que elas buscam enfrentar e superar são:

1. Medo do fracasso

Falhar ou fracassar é um dos maiores medos que temos. Desde pequenos já introduziam nas nossas cabeças que devemos ser bons para ter êxito. Uma pessoa mentalmente forte sabe que falhar não significa sempre fracassar.

Além disso, elas se desafiam a entrar em situações que são incertas com o único objetivo de experimentar. Aprenderam que um fracasso muitas vezes é apenas o início do caminho. Através dessas vivências, enriquecem seus conhecimentos e traçam um objetivo mais claro.

Mulher-olhando-horizonte-ao-entardecer

Uma pessoa mentalmente forte não apenas está disposta a tentar várias vezes, mas também deseja agir assim. Definitivamente, a comodidade e a certeza não são características suas, porque evitam ficar parados por muito tempo.

2. Medo da rejeição

A rejeição está presente em todos os momentos das nossas vidas. No entanto, muitas vezes não sabemos lidar com essa situação. Algumas pessoas se sentem verdadeiramente aterrorizadas ao pedir um aumento de salário ou iniciar um relacionamento.

O medo da rejeição pode paralisá-lo e impedir que você alcance seus objetivos. Pode manter você em silêncio diante de uma injustiça ou fazer com que aceite qualquer relacionamento abusivo.

Uma pessoa mentalmente forte não aceita nada disso. Pelo contrário, ela está disposta a lidar com a rejeição. Sabe que quando um relacionamento termina é porque outro melhor irá chegar. Entende que a vida é muito curta para viver infeliz.

3. Medo de desagradar

Você faz as coisas que quer? Ou limita-se a satisfazer os outros? Agradar a todos pode parecer natural ou algo importante de se alcançar. O problema de viver com esse propósito é que em algum ponto você sentirá que tudo aquilo não o representa, ou que você é infeliz.

Realmente, quem pode ser feliz vivendo de acordo com os desejos dos outros? Uma pessoa mentalmente forte sabe que seus motivos, metas e propósitos são pessoais. Isso não significa que sua atitude irá decepcionar seus entes queridos.

Trata-se apenas de fazer as coisas sem medo e sem culpa. A pessoa mentalmente forte sabe que em algum ponto vai se deparar com opiniões opostas. Talvez seus pais não estejam satisfeitos com a sua escolha profissional, mas ela sabe que a única responsável por sua vida é ela mesmo.

Haverá momentos em que você estará disposto a fazer um sacrifício para agradar os outros se seus valores e ideais não forem comprometidos nem afetados no caminho.

4. Medo de mudanças

O ser humano é um ser evolutivo. Tentar evitar as mudanças nos condena a não crescer e melhorar. Mesmo assim, muitas pessoas não estão dispostas a avançar. Elas temem o que podem encontrar ao darem esse passo.

Mulher-com-uma-flor-na-mão-olhando-ao-infinito

Uma pessoa mentalmente forte não tem esse problema. Se sua vida está em ordem agora, parece bem e ela pode continuar assim. Se chega ao ponto onde deve avançar, ela o faz. Não sem culpa ou sem medo, mas sim com a convicção de que algo bom está a sua espera.

5. Medo do sucesso

Em um mundo onde parece que é preciso ter sucesso, é difícil entender que existem pessoas que tenham medo dele. Quem não quer avançar na sua carreira? Quem não deseja alcançar seus objetivos? O certo é que o sucesso vem com muitas responsabilidades, e nem todas as pessoas estão dispostas a aceitar o pacote completo.

Haverá quem pense que é melhor ter uma vida menos bem-sucedida se assim você se sente mais calmo e tranquilo. Uma pessoa mentalmente forte está pronta para ir lá fora e ver o que o mundo tem a oferecer.

Ela sabe que os desafios e os esforços são importantes, mas não está disposta a aceitar menos do que aquilo que ela almeja. E você, vive sua vida com paixão? Aceita o que a vida lhe oferece ou enfrenta seus medos? Você é uma pessoa mentalmente forte?