7 passatempos que podem fazer bem para a sua saúde

· setembro 20, 2018

O que você faz no seu tempo livre? Você tem hobbies ou passatempos que lhe permitem se distrair e se desconectar do mundo? Ou você é do tipo de pessoa que não tem tempo para essas coisas, ou talvez até considere que passatempos são uma forma de perder tempo e que você não pode se dar a esse luxo?

Nesse artigo você descobrirá hobbies e passatempos que podem melhorar sua saúde, além, é claro, de entender o porquê disso.

Os passatempos são um componente essencial de nossas vidas pessoais e também podem ser bons para a nossa saúde, tanto física quanto mental. Os passatempos não são uma forma de perder tempo, são na verdade um jeito produtivo de uso pleno do nosso tempo livre. Em função de como é a nossa personalidade e de quais são os nossos interesses, escolhemos algumas atividades para aproveitar melhor esse tempo.

Em geral, qualquer passatempo ou hobby que escolhermos para aproveitar o nosso tempo livre tendo em conta nossos interesses será bom para a nossa saúde. Há, no entanto, alguns que são especialmente saudáveis. A seguir veremos alguns dos mais interessantes.

Passatempos que podem melhorar a saúde e que estão ao alcance de todos

Existem muitos passatempos que podem melhorar a nossa saúde. Os que vamos ver a seguir são passatempos que todos podem cultivar, dado que não requerem nada especial para serem realizados e podem ser praticados quase em qualquer lugar.

Dançar

Dançar, além de ser uma forma divertida de fazer exercício, também tem outros benefícios adicionais, como estar ao alcance de todo mundo. Dançar permite exercitar seu corpo em diferentes intensidades e em função das suas necessidades. Além disso, para quem gosta de dançar, essa é uma atividade muito divertida e acessível, que libera uma grande quantidade de hormônios do bem-estar.

Além disso, dançar também pode ser uma atividade social que lhe permite se relacionar com outras pessoas com gostos semelhantes, ou uma atividade que você pode realizar em casa confortavelmente.

Mulher dançando em meio à natureza

Dançar é uma excelente opção de exercício que ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, aumentar a resistência e fortalecer os ossos e os músculos. Também melhora a coordenação e o equilíbrio, e mantém os músculos flexíveis.

Além de tudo isso, dançar também é bom para a saúde do seu cérebro, já que melhora a função cognitiva e reduz drasticamente o risco de demência. Dançar também é bom para a saúde emocional, porque melhora a autoestima e a aceitação do próprio corpo.

Escrever

Escrever é um interesse cultivado há gerações já faz muitos séculos, seja escrevendo para si mesmo, como por exemplo na forma de um diário, ou escrevendo com o intuito de que outros leiam seus textos. Isso é algo que pode ser feito a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, dado que só precisamos de lápis e papel ou algum aparelho eletrônico, se preferirmos a tecnologia.

A escrita já foi relacionada com vários benefícios para a saúde mental e física, como melhora da memória, redução dos níveis de estresse e melhora do sono, entre outras coisas. Por exemplo, vários estudos já descobriram que escrever sobre suas experiências ajuda os pacientes com câncer a aceitar as suas doenças, ajudando-os a resistir ao estresse e a melhorar os resultados físicos.

Outro estudo encontrou evidências de que a escrita expressiva pode ajudar a processar pensamentos e emoções, ao mesmo tempo em que melhora o sistema imunológico.

Escrever histórias de ficção também é muito benéfico para a saúde mental. Ser capaz de controlar um mundo que criamos por completo pode ser uma excelente maneira de transmitir ideias, sentimentos e pensamentos, além de realizar experiências e explorar opções em um ambiente completamente inofensivo. Isso supõe uma excelente forma de relaxar e uma boa maneira de permanecer calmo.

Ouvir música

Ouvir música também pode ser muito benéfico para a sua saúde física e mental. De fato, a música tem uma grande influência na neuroquímica do nosso cérebro. A música pode estimular, por exemplo, o sistema imunológico do nosso corpo, diminuir os níveis de estresse e ansiedade, e até mesmo aliviar a depressão.

Nesse sentido, um estudo realizado por Jenny Hole, Martin Hirsch, Elizabeth Ball e Catherine Meads encontrou evidências de que escutar música era mais eficaz para diminuir a ansiedade em pacientes que estavam à espera de uma cirurgia do que medicamentos. Além disso, escutar e tocar música também está relacionado com níveis mais baixos de cortisol, o conhecido hormônio do estresse.

Não resta nenhuma dúvida de que a música nos faz sentir bem e é ótima para o nosso bem-estar emocional. Na verdade, é uma ótima maneira de fazer com que as coisas difíceis pareçam um pouco mais fáceis.

Mulher deitada na grama ouvindo música

Outros passatempos bons para a sua saúde

Há muitos outros passatempos que são bons para a saúde física, mental e emocional. Por exemplo, a jardinagem. A jardinagem, além de ser uma atividade física, também é um excelente passatempo para o cérebro. Além disso, praticar a jardinagem também já foi relacionado com um menor risco de demência. Esse passatempo também provoca uma redução do risco de ataque cardíaco e AVCs.

Outro passatempo saudável é cuidar de um animal de estimação. Ter e cuidar de um bichinho não só traz muitas oportunidades de fazer exercícios, especialmente ao ar livre, como também favorece a socialização. Além disso, os estudos já descobriram que ter um bicho de estimação pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea, os níveis de colesterol e triglicerídeos, e os sentimentos de solidão.

O voluntariado é outra forma muito interessante de passar o tempo livre. O voluntariado pode ajudar a dar uma sensação de realização e propósito. Ser voluntário pode nos ajudar a nos sentirmos bem com nós mesmos, e podemos ajudar os outros ao mesmo tempo.

Trabalho em equipe

Outra excelente forma de ocupar o tempo livre é praticando ioga. Uma das melhores coisas da ioga é que ela é muito benéfica para qualquer idade e para qualquer nível de condicionamento físico. A ioga aumenta a força física, aumenta a energia, e também promove a saúde cardiovascular e circulatória. Além disso, ajuda a reduzir o estresse a ser mais produtivo no dia a dia.

Como vemos, há inúmeras opções de entretenimento saudável que nos permitem fortalecer nossa saúde física e psicológica. Muitos especialistas recomendam que tenhamos sempre algum interesse ou hobby que nos permita crescer e não afundar em momentos de dificuldade. Esse é o momento de você fazer uma lista e começar a aproveitar seu tempo livre!