5 razões pelas quais você deveria rir mais

· abril 12, 2016

O que você sente quando ri? Alegria? Felicidade? Certamente, o riso inunda sua vida a dá a ela um clima cheio de felicidade e alegria. Você ri tanto quanto deveria? As responsabilidades, as pessoas tóxicas e os problemas da nossa vida diária podem transformar nosso riso em uma seriedade contínua, da qual dificilmente conseguiremos nos livrar.

Certamente você já ouviu falar alguma vez que o riso é o melhor remédio, que ele resolve tudo. Será que estão exagerando com essa frase? De forma alguma. Rir de nós mesmos, de quase tudo, nos ajuda a manter nossa força, nossa autoestima alta, e nos ajuda a enfrentar melhor as adversidades.

São muitos os estudos científicos que corroboram com isso, de modo que não é um simples mito. Quer saber por que você deveria rir mais?

“Um dia sem rir é um dia desperdiçado”.

Charles Chaplin

  1. Libera o estresse e a ansiedade

casal-feliz-rindo

O estresse e a ansiedade são muito comuns. Tanto é assim que seria estranho se hoje você ainda não tivesse sofrido, não é mesmo? Viver com pressa, seguindo horários e cumprindo com objetivos impossíveis faz com que levemos a mão a cabeça e que chegue o momento em que não podemos mais.

Isso é solucionado com um sorriso. Você não poderá se libertar do estresse nem da ansiedade (que, às vezes, pode ser boa), mas poderá reduzir seu impacto em você. Rir de determinadas situações e olhar pelo lado bom ajudará a reduzir os níveis de estresse e ansiedade que você pode estar sofrendo. Não dê as costas para o humor, um elemento fundamental da resiliência.

  1. Melhora a saúde emocional

Rir tem grandes benefícios psicológicos para nossa saúde emocional, esta que, às vezes, pode se tornar instável sem querer. Quando rimos ou quando o senso de humor está presente em nós nosso cérebro libera dopamina, que nos proporciona uma maior sensação de prazer.

Da mesma forma, também libera serotonina, que nos ajuda nos sentirmos mais calmos, eliminando o estresse e gerando um estado de euforia. Tudo isso nos ajuda a lidar com a dor, tanto física quanto emocional, que podemos estar sofrendo. Portanto, diante de uma onda de azar, esforce-se para sorrir!

  1. Ajuda os vasos sanguíneos

mulher-rindo-e-comendo-a-lua

Ainda que pareça difícil de acreditar, o riso pode ser benéfico para nossos vasos sanguíneos. Como isso pode ser possível? É muito simples. Quando rimos, nossos vasos sanguíneos se dilatam, favorecendo que o fluxo sanguíneo aumente. Isso é algo muito importante para todas aquelas pessoas que têm risco de sofrer alguma doença cardiovascular.

Se você sofre de algum problema de coração, ria! Rodeie-se de pessoas com um grande senso de humor e que lhe ajudem a rir de forma natural; apenas o riso natural será benéfico para sua saúde cardiovascular. Não permita que ela seja afetada por falta de uma boa dose de humor.

  1. É benéfico para seu sistema respiratório

Da mesma forma que ocorre com os vasos sanguíneos, o riso também pode ajudar seu sistema respiratório. É a forma mais simples de regular nossa respiração e limpar nossos pulmões. Como pode fazer isso? Uma risada longa, prolongada e quase incontrolável permite aumentar o ritmo cardíaco e respiratório. Dessa maneira, aumenta-se o consumo de oxigênio, algo muito benéfico para nós.

Além disso, esta risada pode nos ajudar a eliminar o ar “sujo” de nossos pulmões, enchendo-os de ar limpo, fresco e puro. É uma grande ajuda, por exemplo, se você esteve em um lugar onde o ar estava impregnado da fumaça do cigarro.

Talvez seja o momento de marcar uma sessão reconfortante de risoterapia. Principalmente se você se esqueceu de como é rir de verdade

  1. Ser mais atraente!

Este último ponto provavelmente chamará a sua atenção de forma considerável. O riso pode me tornar mais atraente? É claro que sim. As pessoas que riem e que têm um senso de humor incrível chamam a sua atenção. A atração que pode ser sentida por alguém que sabe rir não é nada além da capacidade de fazer os outros se sentirem confortáveis, de transmitir confiança.

Além disso, o riso é um bom método para quebrar o gelo em uma situação que pode ser incômoda. Tenha em conta que o positivismo é sempre algo bom, e inclusive pode abrir portas para um novo trabalho ou para oportunidades que você sequer tinha em mente.

“As lágrimas secaram, mas nos sobra o riso. O riso é mais forte que as lágrimas, e seu resultado mais positivo. Ria do fundo do coração”

– Naguib Mahfuz-

mulher-feliz-que-se-propoe-a-rir-mais

Se você é uma pessoa que já ri, parabéns! Todos passamos por bons e maus momentos, mas nunca devemos deixar de lado nosso sorriso. Aumente sua confiança, rodeie-se de pessoas positivas e verá como será feliz da maneira mais fácil e simples. O riso é o antídoto para muitos dos problemas que existem em sua vida, então esforce-se para rir mais!

Créditos das imagens: Pascal Campion e Mariana Kalacheva