Vantagens de viajar sozinho - A Mente é Maravilhosa

5 vantagens de viajar sozinho

fevereiro 5, 2018 em Curiosidades 187 Compartilhados
5 vantagens de viajar sozinho

Viajar sozinho é uma daquelas experiências que ninguém esquece. Todo mundo que faz recomenda. Trata-se de um tipo de viagem completamente diferente das mais tradicionais. Por este motivo, hoje falaremos sobre as principais vantagens de viajar sozinho.

Praticamente todo mundo sente uma certa insegurança em relação à ideia de viajar sozinho. Especialmente se os seus planos envolvem ir a outro país, conhecer outra cultura. Não é exatamente um salto no vazio, mas até que parece. Por mais que planeje as coisas, a pessoa sabe que terá muitas surpresas e imprevistos.

Para quem quiser viver esta experiência, listamos a seguir as principais vantagens de viajar sozinho.

“Deixe sua casa. Venha sozinho. Viaje rápido. Leve um mapa. Venha por terra. Cruze a pé a fronteira. Escreva um diário. Leia um livro sem relação com o lugar em que esteja. Evite usar o celular. Faça um novo amigo”.
-Paul Theroux-

Vantagens de viajar sozinho

1. Ao viajar sozinho, você se conhece melhor

Viajar sozinho é uma maneira de aumentar o conhecimento que você tem de si mesmo. É claro que todos os dias estamos nos conhecendo um pouco mais, mas estando sozinhos em um lugar diferente do habitual surgirão muitas facetas próprias que desconhecíamos.

Com certeza você verá mais claramente onde estão seus medos e onde está sua ousadia. Em certas ocasiões você se surpreenderá consigo mesmo. Não se deve tomar essa experiência como um desafio para testar sua coragem. Para que seja enriquecedora, o melhor é deixar fluir e ser você mesmo.

Homem viajando sozinho

2. Reflexão e mudança

Ir a outro lugar lhe dá uma perspectiva diferente imediatamente. Gera uma espécie de parênteses no tempo, a partir do qual você irá refletir. É possível que depois de viver essa experiência, você veja a vida que deixou em casa por uns dias com olhos diferentes.

Depois de viajar sozinho, você nunca mais será o mesmo. Antes, durante e depois da viagem acontecerão mudanças em seu modo de ser. Por mais que você vá a outro lugar e se feche em um hotel e fique olhando pela janela, isso irá transformá-lo. Sempre para o bem, porque agora você já sabe melhor em que ponto sua vida está.

3. Desenvolvimento das habilidades sociais

Por mais reservado ou tímido que seja, viajar sozinho vai exigir sair de si mesmo. Não vai haver nenhum intermediário que fale por você. Vá por sua conta. O mais provável é que, sem saber como, você acabe conversando com pessoas que não conhece tranquilamente.

Mulher em janela de trem

Os habitantes locais, em qualquer lugar, são mais propensos a conversar com os viajantes quando estão desacompanhados. Se você vai acompanhado, se fecha o círculo. Muitos verão um grupo de dois ou mais como uma barreira para interagir. Ao contrário, quando você esta sozinho, é muito mais fácil que queiram conversar com você.

4. Liberdade

Viajar sozinho é uma oportunidade para fazer unicamente o que você tem vontade, como quiser e quando quiser. Se o que você deseja é se levantar ao meio-dia, perfeito. Se o que gosta é ir fazer compras, maravilhoso. Não terá ninguém para dizer que já está cansado ou entediado.

Também vai poder fazer tudo de acordo com o seu ritmo. Ninguém pode obrigá-lo a nada. Os únicos limites são os seus. Não existe trabalho, não existem compromissos, é uma ocasião perfeita para que você aproveite aquilo que mais gosta de fazer.

5. Uma forma perfeita de se distanciar de seus problemas

Se você viajar sozinho, não vai ter nenhuma referência da rotina que está deixando para trás. Não existe ninguém para falar da sua família, de seu trabalho, de sua forma de viver. Esteja onde esteja, agora você é um desconhecido. Ninguém sabe nada de você. Vão conhecer apenas o que você quiser que conheçam.

A liberdade de viajar sozinho

Viajar sozinho é um maneira incrível de romper com tudo, especialmente com os problemas. Claro que eventualmente você pensará neles, mas só se quiser e até o ponto que desejar. Esse “estar perdido” em um lugar desconhecido é uma forma de se reencontrar.

Isso não quer dizer que os problemas desapareçam. Eles estarão aí uma vez que você volte, porém ao tomar fôlego novo, com certeza você vai olhar para eles por outra perspectiva. Será capaz de tomar decisões de forma mais segura e buscar soluções. Agora, para que seja uma experiência positiva, terá de se preparar emocionalmente para isso.

Viajar sozinho é uma experiência ideal para aqueles momentos em que você está naquele ponto “quero me isolar de tudo e de todos”. Quase todas as pessoas que fizeram essas viagens voltam a fazê-las. Algum motivo deve haver.

Recomendados para você