6 características de pessoas ambivertidas
Você provavelmente já ouviu falar sobre a distinção entre introvertidos e extrovertidos em mais de uma ocasião. Esta é uma das primeiras perguntas que nos fazemos quando queremos nos definir ou nos conhecer um pouco mais: Sou uma pessoa social e aberta? Ou, pelo contrário, priorizo e aproveito o tempo sozinho? Se você nunca conseguiu definir em qual dessas duas categorias se situar, você pode fazer parte do grupo das pessoas ambivertidas.
Embora não se fale muito sobre eles, os ambivertidos constituem grande parte da população. De fato, estima-se que mais de 60% das pessoas pertençam a esse grupo. E como podem ser identificados?: Porque compartilham traços com introvertidos e extrovertidos, alcançando assim um equilíbrio que é benéfico em muitas situações.
Como as pessoas ambivertidas são?
Você pode estar se perguntando se você se enquadra nesta categoria. Para descobrir, basta conhecer as principais características das pessoas ambivertidas e analisar se você se sente identificado com elas.
É importante mencionar que não existem dois ambivertidos iguais, cada um pode apresentar uma fusão única. No entanto, se você cumprir muito do que detalharemos, a resposta provavelmente é sim.
São bons comunicadores
Ambivertidos são pessoas criativas com a capacidade de compartilhar as ideias que produzem. Eles confiam em si mesmos e se expressam de forma clara e eficaz. Portanto, eles não têm medo de ser o centro das atenções em uma reunião, liderar uma conversa ou liderar uma equipe.
Ao mesmo tempo, eles também são habilidosos quando precisam ouvir. Eles não precisam capturar todos os olhares e sabem como ficar em segundo plano na hora certa. Eles podem oferecer escuta, compreensão e apoio tão bem quanto um introvertido, e entreter e estimular como um extrovertido.
Eles são flexíveis e adaptáveis a todos os tipos de ambientes
Um amigo ambivertido irá acompanhá-lo em festas e concertos ou em museus e passeios na natureza, e se adaptará perfeitamente a ambas as situações. Eles são flexíveis e confortáveis em ambientes estimulantes e mais calmos.
Eles se conectam bem com as pessoas e são grandes líderes
Pessoas ambivertidas falam a língua de introvertidos e extrovertidos, o que facilita o contato com todos os tipos de pessoas. Eles entendem as duas realidades e sabem como se ajustar a elas para aproveitar ao máximo cada uma. Assim, são excelentes líderes, capazes de estimular as características e virtudes de cada pessoa de sua equipe.
Aproveitam o tempo com eles mesmos e com outras pessoas
Esses indivíduos são perfeitamente capazes e gostam de socializar (ao contrário dos introvertidos, que podem se sentir amedrontados ou oprimidos em certos ambientes sociais). No entanto, eles não precisam de atenção e contato constante com os outros, como fazem os extrovertidos. Eles também sabem como desfrutar de sua solidão e a escolhem com frequência.
Eles sabem trabalhar em equipe e de forma autônoma
Sua flexibilidade também é muito favorável nos ambientes de trabalho. Eles atuam bem trabalhando em equipe, compartilhando opiniões e colaborando, mas ao mesmo tempo podem funcionar com autonomia e obter bons resultados.
Eles são abertos, mas seletivos
Se falarmos sobre seu círculo de amigos, pessoas ambivertidas podem compartilhar com indivíduos de todos os tipos. Eles estão abertos para conhecer novas pessoas e muitas vezes são bem valorizados e apreciados pelos outros. No entanto, eles são seletivos sobre quem incluem em seu núcleo de confiança; seus verdadeiros amigos são escolhidos com cautela.
Pessoas ambivertidas são as mais saudáveis e equilibradas
Graças à sua adaptabilidade, flexibilidade e equilíbrio, podemos considerar que as pessoas ambivertidas são as mais saudáveis a nível psicológico. Isso é apoiado por vários autores, incluindo Edmund S. Conklin, que cunhou o termo “ambivertido” pela primeira vez.
São pessoas que não vivem completamente abertas ao exterior ou totalmente retraídas em si mesmas. Não se saturam com o contato humano nem se desesperam com a falta de atenção e sabem desfrutar tanto da tranquilidade quanto da ação.
Assim, este é um dos perfis que mais facilmente alcança o sucesso a nível profissional, social e pessoal. No entanto, cada pessoa é única e cabe a nós identificar nossas virtudes e aprimorá-las, reconhecendo também nossas fraquezas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Grant, A. M. (2013). Rethinking the extraverted sales ideal: The ambivert advantage. Psychological science, 24(6), 1024-1030.
- Petric, D. (2019). Introvert, Extrovert and Ambivert. The Knot Theory of Mind.