6 características de pessoas ambivertidas

Socializar-se como extrovertido e desfrutar da solidão como introvertido, é possível? Precisamente neste artigo vamos falar sobre a personalidade ambivertida.
6 características de pessoas ambivertidas

Última atualização: 19 Dezembro, 2021

Você provavelmente já ouviu falar sobre a distinção entre introvertidos e extrovertidos em mais de uma ocasião. Esta é uma das primeiras perguntas que nos fazemos quando queremos nos definir ou nos conhecer um pouco mais: Sou uma pessoa social e aberta? Ou, pelo contrário, priorizo e aproveito o tempo sozinho? Se você nunca conseguiu definir em qual dessas duas categorias se situar, você pode fazer parte do grupo das pessoas ambivertidas.

Embora não se fale muito sobre eles, os ambivertidos constituem grande parte da população. De fato, estima-se que mais de 60% das pessoas pertençam a esse grupo. E como podem ser identificados?: Porque compartilham traços com introvertidos e extrovertidos, alcançando assim um equilíbrio que é benéfico em muitas situações.

Como as pessoas ambivertidas são?

Você pode estar se perguntando se você se enquadra nesta categoria. Para descobrir, basta conhecer as principais características das pessoas ambivertidas e analisar se você se sente identificado com elas.

É importante mencionar que não existem dois ambivertidos iguais, cada um pode apresentar uma fusão única. No entanto, se você cumprir muito do que detalharemos, a resposta provavelmente é sim.

Mulher preocupada olhando pela janela

São bons comunicadores

Ambivertidos são pessoas criativas com a capacidade de compartilhar as ideias que produzem. Eles confiam em si mesmos e se expressam de forma clara e eficaz. Portanto, eles não têm medo de ser o centro das atenções em uma reunião, liderar uma conversa ou liderar uma equipe.

Ao mesmo tempo, eles também são habilidosos quando precisam ouvir. Eles não precisam capturar todos os olhares e sabem como ficar em segundo plano na hora certa. Eles podem oferecer escuta, compreensão e apoio tão bem quanto um introvertido, e entreter e estimular como um extrovertido.

Eles são flexíveis e adaptáveis a todos os tipos de ambientes

Um amigo ambivertido irá acompanhá-lo em festas e concertos ou em museus e passeios na natureza, e se adaptará perfeitamente a ambas as situações. Eles são flexíveis e confortáveis em ambientes estimulantes e mais calmos.

Eles se conectam bem com as pessoas e são grandes líderes

Pessoas ambivertidas falam a língua de introvertidos e extrovertidos, o que facilita o contato com todos os tipos de pessoas. Eles entendem as duas realidades e sabem como se ajustar a elas para aproveitar ao máximo cada uma. Assim, são excelentes líderes, capazes de estimular as características e virtudes de cada pessoa de sua equipe.

Aproveitam o tempo com eles mesmos e com outras pessoas

Esses indivíduos são perfeitamente capazes e gostam de socializar (ao contrário dos introvertidos, que podem se sentir amedrontados ou oprimidos em certos ambientes sociais). No entanto, eles não precisam de atenção e contato constante com os outros, como fazem os extrovertidos. Eles também sabem como desfrutar de sua solidão e a escolhem com frequência.

Eles sabem trabalhar em equipe e de forma autônoma

Sua flexibilidade também é muito favorável nos ambientes de trabalho. Eles atuam bem trabalhando em equipe, compartilhando opiniões e colaborando, mas ao mesmo tempo podem funcionar com autonomia e obter bons resultados.

Eles são abertos, mas seletivos

Se falarmos sobre seu círculo de amigos, pessoas ambivertidas podem compartilhar com indivíduos de todos os tipos. Eles estão abertos para conhecer novas pessoas e muitas vezes são bem valorizados e apreciados pelos outros. No entanto, eles são seletivos sobre quem incluem em seu núcleo de confiança; seus verdadeiros amigos são escolhidos com cautela.

Namoradas conversando enquanto tomam café

Pessoas ambivertidas são as mais saudáveis e equilibradas

Graças à sua adaptabilidade, flexibilidade e equilíbrio, podemos considerar que as pessoas ambivertidas são as mais saudáveis a nível psicológico. Isso é apoiado por vários autores, incluindo Edmund S. Conklin, que cunhou o termo “ambivertido” pela primeira vez.

São pessoas que não vivem completamente abertas ao exterior ou totalmente retraídas em si mesmas. Não se saturam com o contato humano nem se desesperam com a falta de atenção e sabem desfrutar tanto da tranquilidade quanto da ação.

Assim, este é um dos perfis que mais facilmente alcança o sucesso a nível profissional, social e pessoal. No entanto, cada pessoa é única e cabe a nós identificar nossas virtudes e aprimorá-las, reconhecendo também nossas fraquezas.

Pode interessar a você...
Somos todos normais até que se prove o contrário
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Somos todos normais até que se prove o contrário

Somos todos seres únicos tentando parecer pessoas normais. Ao se libertar da necessidade de se encaixar, você deixa sua essência brilhar.



  • Grant, A. M. (2013). Rethinking the extraverted sales ideal: The ambivert advantage. Psychological science24(6), 1024-1030.
  • Petric, D. (2019). Introvert, Extrovert and Ambivert. The Knot Theory of Mind.