7 aplicativos essenciais de psicologia

· abril 19, 2018

A evolução e os avanços tecnológicos dos últimos anos facilitaram o surgimento de aplicativos para smartphones. Essas ferramentas supõem um avanço no imediatismo e acessibilidade a diferentes conteúdos, anteriormente disponíveis apenas off-line em publicações especializadas. Existem aplicativos de todos os tipos e para qualquer idade: jogos, lazer, e informação. Entre eles, reunimos os aplicativos de psicologia que todo amante dessa disciplina deve conhecer.

Esses aplicativos nasceram para ajudar na aprendizagem e na prática profissional, cumprindo também a função de satisfazer a curiosidade do público não especializado. Por esta razão, eles pretendem fornecer utilidade e conhecimento para os estudantes e psicólogos recém-formados e verdadeiros estudiosos no campo. Todos podem encontrar um aplicativo que atenda a seus gostos, interesses ou motivações.

Os melhores aplicativos de psicologia

Phobious

Disponível desde 2014, este aplicativo tem como objetivo ir além de um aplicativo móvel simples. Na verdade, ele é projetado como um tratamento para fobias, embora também possa ser usado para outros tipos de transtornos, como o transtorno obsessivo-compulsivo. Este aplicativo de psicologia é baseado na terapia de dessensibilização sistemática através da exposição gradual virtual.

Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS e pode ser usado com óculos 3D, para tornar essa experiência fóbica mais real. É claro que aconselhamos não usá-lo para substituir sessões com o psicólogo, uma vez que ele é projetado para ser um complemento a essas sessões.

Realidade virtual

3D Brain (DNA Learning Center)

O estudo do sistema nervoso é um dos principais campos da psicologia. Entretanto, é difícil saber em detalhes qual estrutura está envolvida em uma função, delimitar sua ativação ou como as conexões entre os neurônios estão interligadas. Aí reside a utilidade do 3D Brain, pois além de oferecer essa informação, permite localizar e observar em três dimensões todas as estruturas e áreas cerebrais.

Assim, de forma detalhada e confiável, permite ao usuário girar e ampliar as diferentes partes do cérebro e interagir com elas. Ele permite que você descubra como tais partes funcionam, identifique por quais lóbulos o cérebro é composto, saiba o que acontece quando certas áreas do cérebro são danificadas e como essas lesões afetam as diferentes alterações mentais. E o melhor de tudo é que este aplicativo é gratuito!

Psychology Latest: para se manter atualizado

Se o que você gosta é estar atento às últimas notícias relacionadas à psicologia, este pode ser o seu aplicativo. De fato, tornou-se uma das fontes informativas de referência dessa disciplina. Funciona como um ótimo resumo das manchetes das principais novidades e notícias diárias. Você pode criar listas de itens favoritos para salvar e recuperar ou ler em outro momento.

PIR

Se você é um psicólogo e está procurando um lugar dentro do ramo clínico, este pode ser um dos melhores aplicativos de psicologia móvel relacionados ao campo da saúde. PIR é a sigla para Resident Internal Psychologist, o treinamento de saúde pública disponível para esses profissionais. Para obter este título, você precisa superar alguma dificuldade. O teste para ser aprovado consiste em uma prova muito complexa, com os concorrentes buscando uma vaga entre as poucas disponíveis.

Este aplicativo permite que você conheça as perguntas que apareceram nos exames de anos anteriores, assim como suas respostas. Desta forma, parece muito útil para aqueles que estão pensando em prestar a prova no futuro. Assim, as pessoas podem testar seus conhecimentos, revisá-los e saber como estão preparados para enfrentar o exame PIR. A ferramenta permite conhecer o número de acertos e erros cometidos no momento, assim como a pontuação total obtida no teste.

Mulher fazendo terapia

DSM-5 Criteria e CIE10

Desenvolvido pela APA (Associação Americana de Psiquiatria), é um aplicativo pago altamente valorizado entre os profissionais do setor. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) é uma das classificações e compilações dos principais critérios diagnósticos tomados como referência por médicos e psicólogos. Oferece aos seus usuários conteúdos de sua quinta edição, mesmo quando não estão conectados à internet. Permite que você pesquise por critérios, vídeos, faça comentários ou encontre recursos de apoio sobre vários sintomas.

Outro desses manuais de referência é a Classificação Internacional de Doenças (CID), desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde. Como o anterior, sua décima versão disponível no aplicativo CIE10 oferece uma classificação e codificação de doenças mentais.

iGrade para psicólogos: gestão eficiente

É um dos aplicativos pagos de psicologia para celulares e, no momento, só está disponível para iOS. Seu principal ativo é oferecer uma organização adequada e um bom gerenciamento de dados. Através dele, os psicólogos podem administrar corretamente as citações, relatórios, resultados e anotações de seus pacientes.

Permite importar, gerenciar e controlar eficientemente todos esses dados com filtros avançados. No entanto, deve-se ter cuidado ao usar esse tipo de ferramenta, pois as informações pessoais são privadas e confidenciais. Portanto, qualquer falha de segurança pode ser muito prejudicial para o paciente e para o profissional.

Aplicativos de psicologia

A principal vantagem do uso de aplicativos de psicologia é a coleta rápida e fácil de informações. A conveniência de obter dados no seu dispositivo é, sem dúvida, uma grande vantagem. Você conhece mais alguma opção que não mencionamos?