7 benefícios surpreendentes do toque para a saúde emocional

agosto 6, 2019
Tocar os outros é uma forma de estabelecer uma comunicação mais profunda, saudável e próxima. Os benefícios do toque são incríveis, e podem até melhorar a nossa saúde.

Tocar os outros está cada vez mais difícil. Parece que vivemos em uma sociedade com medo do contato. Cada vez nos relacionamos mais através de dispositivos e telas e menos através do contato físico, real, cara a cara, pele a pele. Com isso, estamos perdendo os benefícios do toque.

Esta mudança abre questões importantes sobre a saúde mental e as relações sociais. Há muito tempo se sabe que tocar os demais e ser tocado é fundamental. Tanto é assim que o Instituto Europeu de Saúde Mental Perinatal destacou casos de bebês que morrem por falta de contato físico.

“Curar a alma por meio dos sentidos e os sentidos por meio da alma!”
-Oscar Wilde-

O Dr. David J. Linden, autor de Touch: The Science of Hand, Heart, and Mind  (Toque: A Ciência da Mão, Coração e Mente) indica que o toque também é fundamental para o desenvolvimento da inteligência e das habilidades cognitivas.

Existem várias razões poderosas para tocar os outros e permitir que eles nos toquem. Conheça a seguir alguns dos maiores benefícios do toque.

Os principais benefícios do toque

1. Tocar os outros facilita a comunicação

Nós nos comunicamos com os outros através de diferentes formas e linguagens. No entanto, um dos meios que causa o maior impacto na comunicação é, precisamente, o toque.

Através deste, é possível alcançar uma eficiência 78% maior na transmissão de emoções, de acordo com um estudo do psicólogo Matther Hertenstein.

É importante notar que, ao tocar os demais, não apenas reforçamos as mensagens que queremos comunicar, mas também podemos expressar com maior precisão e intensidade o que sentimos. Um abraço tem muito mais impacto do que um “conta comigo”.

Amigas se abraçando

2. Tem efeitos positivos sobre a saúde física e mental

A pele tem múltiplos receptores que se conectam diretamente ao cérebro. A ciência provou que quando alguém recebe um toque amigável, o cérebro reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Isso, por sua vez, fortalece o sistema imunológico.

Também foi estabelecido que as massagens são um meio mais eficaz de reduzir a enxaqueca em mulheres do que os analgésicos. Aparentemente, os sinais táteis chegam ao cérebro antes dos sinais de dor.

3. Melhora as relações entre as pessoas

Tocar os demais é um meio de conseguir uma conexão mais genuína com os outros. As pessoas tendem a perceber como mais honestas e afáveis ​​aquelas que lhes dão um suave toque no antebraço. Também estão mais dispostas a cooperar com elas.

Da mesma forma, tocar os outros é um sinal de autoconfiança e poder. Os demais tendem a considerar como superiores aqueles que têm contato físico constante com eles. Essa superioridade, no entanto, é experimentada como próxima e confiável.

4. Aumenta a capacidade de sedução

Uma parte importante da atração surge do contato pele com pele. Este contato faz com que as barreiras entre duas pessoas comecem a se dissolver e se estabeleça uma certa cumplicidade entre elas, aumentando a confiança ao mesmo tempo.

As carícias afetuosas e suaves sensibilizam as pessoas. Isso as leva a serem mais receptivas e, portanto, facilitam a sedução. Uma pesquisa descobriu que o contato entre pessoas que potencialmente podem ser um casal aumenta a frequência cardíaca e desperta o desejo.

5. Melhora o desempenho

Nos Estados Unidos, foi realizado um estudo sobre a influência do toque no desempenho. Eles selecionaram um grupo de voluntários e os subdividiram. Um dos subgrupos recebeu duas massagens por semana, enquanto o outro grupo não teve esse estímulo.

Após um mês, todos fizeram um teste matemático. Aqueles que receberam a massagem obtiveram uma pontuação melhor. Da mesma forma, ficou comprovado que as equipes esportivas tinham mais sucesso se seus membros se abraçavam ou batiam suas mãos quando obtinham uma vitória parcial.

6. Fortalece os laços

O contato físico também está intimamente relacionado à produção de ocitocina no cérebro. Esta substância aumenta a sensação de bem-estar e felicidade. É por isso que nas relações humanas, e em particular no casal, o toque desempenha um papel importante para se sentir bem com o outro.

Um dos sinais de que um casal é feliz tem a ver com a quantidade de contato físico que eles mantêm. As carícias e os mimos físicos ajudam a alimentar o amor e, assim, o vínculo ganha cada vez mais intensidade e profundidade.

Casal apaixonado

7. Aumenta a capacidade de persuasão

Para comprovar que tocar os demais aumenta a capacidade de persuasão, você pode fazer um pequeno experimento. Peça a alguém para lhe emprestar um lápis sem estabelecer contato físico com essa pessoa.

Depois, faça o mesmo, mas tocando levemente a parte superior do seu braço. Repita várias vezes e tire suas próprias conclusões.

Tocar os outros é uma maneira de exercer uma maior influência sobre eles. Isso se traduz em uma maior capacidade de persuasão. Novamente, este ponto está relacionado à abertura propiciada pelo contato físico.

Como você pode ver, são muitos os benefícios do toque. Talvez seja hora de parar de usar tantos dispositivos eletrônicos para se relacionar com as pessoas e recuperar esse valor secreto e profundo que existe no toque.

  • Montagu, A. (2004). El tacto: la importancia de la piel en las relaciones humanas (Vol. 50). Grupo Planeta (GBS).