7 frases do Tao para evoluir

julho 28, 2019
As frases do Tao têm a ver com o que os orientais chamam de "o fluxo da vida". O melhor caminho é o que leva à paz interior, e para transitá-lo devemos cultivar alguns valores e alcançar o equilíbrio.

A maioria das frases do Tao tem como objetivo apontar certos princípios para viver bem, ter uma existência plena para aquele que a vive e proveitosa para os demais. Isso é o Tao, um conjunto de ensinamentos para elevar a nossa passagem pelo mundo.

A palavra Tao pode ser traduzida como “caminho”, “doutrina” ou “método”. Está presente em várias correntes de pensamento orientais, como o confucionismo, o budismo e o zen. Pretende descrever “a ordem natural” das coisas e o funcionamento harmonioso do universo.

Muitas frases do Tao podem ser difíceis de compreender. Outras são muito diretas e transparentes. Em ambos os casos, o que chama a atenção é o propósito de condensar a sabedoria em máximas que são aplicáveis à vida cotidiana de qualquer pessoa. Estas são algumas das afirmações mais conhecidas do Tao.

Frases do Tao que nos ajudam a refletir

“Todos os vícios humanos vêm da falta de conhecimento. É o conhecimento que mostrará às pessoas que, para o seu próprio bem, é melhor ser simples e bondoso, moderar os desejos terrenos e se libertar das paixões perniciosas”.
-Tao-

1 – A acumulação

Esta é uma das muitas frases do Tao que levam ao desapego e à independência do mundo material. Diz o seguinte: “O homem sábio não acumula. Quanto mais ajuda os outros, mais beneficia a si mesmo. Quanto mais dá aos outros, mais obtém”.

Quer dizer que essa tendência de acumular de forma egoísta só tem um destino: o empobrecimento. Podemos vir a ter uma grande quantidade de bens, mas o que realmente nos enriquece é poder compartilhar com os outros.

Pedra em forma de coração

2 – A autonomia

Esta talvez seja a frase mais popular do Tao e a que tem sido mais repetida ao redor do mundo. Diz assim: “Se der um peixe a um homem faminto, estará saciando a sua fome durante um dia. Se ensiná-lo a pescar, saciará sua fome por toda a sua vida”.

Significa que o ideal não é preencher as carências de quem passa por necessidades. O que é verdadeiramente transformador é ensinar o caminho para que ele mesmo possa obter ou conquistar aquilo que precisa ou que gostaria.

3 – A água e o Tao

Existem muitas frases do Tao que estabelecem uma equivalência entre os principais valores da vida e os ensinamentos da natureza. Os taoístas estão convencidos de que a natureza tem um equilíbrio perfeito com o qual todos podemos aprender.

Isso se expressa claramente na seguinte afirmação: “A água é suave e mansa, mas mina e corrói o que é duro. Para vencer a dureza, não tem comparação. O que é suave e tenro vence o que é duro e grosseiro”. Em outras palavras, aquilo que aparentemente é mais frágil pode ser mais poderoso do que aquilo que é supostamente mais forte.

A inquietude da água

4 – Os três tesouros

Uma das frases do Tao aponta: “Aqui estão meus três tesouros. Guarde-os bem. O primeiro é a piedade; o segundo, a frugalidade; o terceiro, a negativa de ser a primeira de todas as coisas sob o céu”.

Neste caso, o Tao usa a palavra “piedade” na sua concepção de “compaixão”. Isso significa que as três grandes virtudes residem em sermos compassivos, generosos e humildes. Estas três virtudes são ressaltadas em quase todas as correntes filosóficas do mundo.

5 – Sobre a moderação

O equilíbrio na vida dos seres humanos tem a ver com a moderação. Não se trata de evitar as coisas, mas de saber dar o seu justo valor e seu lugar adequado. Privar-se ou exceder-se em alguma coisa é o que quebra esse equilíbrio. E é ele que garante a harmonia.

O Tao aponta: “Quanto mais acumular, mais perderá. Saiba a medida e evitará os fracassos. Saiba os limites e não haverá riscos. Assim, terá uma vida tranquila, sem angústia!” Significa justamente que são os excessos que levam à perda da paz interior.

Caminho rumo à iluminação

6 – Fidelidades inúteis

Este é um dos grandes ensinamentos do Tao: “Parem de ser fiéis às coisas às quais estão apegados e libertem-se da aflição e da autocompaixão!” O mais interessante desta declaração é o fato de associar aflição e a autocompaixão ao apego.

A afirmação significa que a dependência nos transforma em seguidores cegos do objeto de dependência:  seja um item físico, uma pessoa ou uma circunstância. Isso nos leva a temer a perda e, dessa forma, a nos sentirmos carentes e condicionados a aquilo de que dependemos.

Meditar na natureza

7 – Conquistar a si mesmo

Esta é outra das grandes frases do Tao citadas com frequência. Diz assim: “Aquele que consegue conquistar os seus inimigos é forte. Aquele que conquistou a si mesmo é poderoso”.

Significa que os principais erros, limites e problemas dos quais precisamos nos ocupar são aqueles que habitam em nosso próprio interior. Ser forte não é vencer os outros, mas sim resolver as dificuldades que nos limitam e os obstáculos que estão dentro de nós.

O Tao existe há milhares de anos. Influenciou filosofias e religiões do mundo inteiro. Atualmente, seus principais ensinamentos continuam vigentes e seguem sendo um guia para viver com mais sabedoria e equilíbrio.

Chun-Tao Cheng, S. (2004). El tao de la voz. La vía de la experiencia verbal, Guía Ediciones.