7 frases para pessoas altamente sensíveis (PAS)

· março 30, 2018

Existem muitas frases para pessoas altamente sensíveis (PAS) que podem proporcionar um melhor autoconhecimento, autoconfiança e maior controle de suas emoções. Porque além do que se possa pensar, ser sensível e ter o dom de ver o mundo com seu próprio coração tem vantagens desde que exista o conhecimento de como “calibrar” esse potencial.

Se há algo muito comum e que às vezes pode ser excessivo na psicologia popular são os sistemas de classificação. Nesse sentido, é mais do que comum encontrar dezenas de artigos que descrevem sem cuidado uma série de traços para deduzir se estamos ou não dentro de um determinado perfil de personalidade ou comportamento.

Desta forma, é comum que um grande número de pessoas, ao ler determinadas publicações, se identifiquem instantaneamente com o que é conhecido como o dom de pessoas altamente sensíveis. É importante salientar que esse perfil é muito mais complexo do que pensamos. Estamos diante de um tipo de personalidade em que o emocional e até mesmo orgânico apresenta certas nuances muito características. São, por exemplo, pessoas muito mais sensíveis à dor, sons, cheiros…

Na verdade, há crianças que, desde uma idade precoce, demonstram não gostar de determinados tecidos de roupas. Elas também são muito empáticas, criativas e reagem diante de uma sociedade que faz uso de códigos que são tão desconcertantes e por vezes ameaçadores: mentiras, duplo sentido, impulsividade…

Essas sutilezas perceptivas e emocionais muitas vezes levam pessoas altamente sensíveis ao limiar da depressão, até uma desesperança quase desesperada daqueles que acreditam ser diferentes, estranhos em um ninho que parece fascinante, mas também insensível… Portanto, temos certeza de que essas frases para pessoas altamente sensíveis (PAS) servirão de guia, inspiração e ajuda valiosa.

Pintura de homem

Frases para pessoas altamente sensíveis (PAS)

A maioria das frases para pessoas altamente sensíveis (PAS) que vamos apresentar a seguir estão incluídas em livros sobre esse tema. Por exemplo, temos as interessantes obras de Elaine Aron e Karina Zegers, duas autoras que têm várias publicações úteis e interessantes a respeito.

Vamos conhecer algumas das pinceladas de conhecimento sobre o tema.

1.Você não é um rótulo

“Você não é um rótulo, uma embalagem. As pessoas que não têm essa característica (a maioria) não entendem isso e nos consideram tímidos, fracos ou até o pior pecado de todos: antissociais. Por temer esses rótulos, tentamos ser como os outros. Mas isso faz com que sejamos cada vez mais exagerados e angustiados. Isso nos transforma em neuróticos ou loucos, primeiro pelos demais e depois por nós mesmos”.
-Elaine Aron-

Um dos erros que costumamos cometer, sejamos altamente sensíveis ou não, é querer encaixar-nos de maneira insistente em todos os ambientes que nos cercam e que muitas vezes nos julgam como diferentes. Isso é um erro, a aceitação do modo de ser, sentir e viver é sinônimo de saúde, então deixe de lado o uso de rótulos.

2. O lado obscuro da sensibilidade

“Toda virtude tem uma sombra”.
-Elaine Aron-

A alta sensibilidade muitas vezes pode parecer uma maldição. Experimentamos a vida com maior intensidade e nem todos compreendem nossas singularidades, nem todo mundo vê o mundo que nós vemos… É uma virtude com um lado obscuro, mas ainda assim é um presente. Já que a alta sensibilidade dá uma oportunidade: viver a realidade de maneira mais profunda.

3. Hipersensibilidade, uma barreira incontornável

“Mesmo uma estimulação moderada e familiar, como um dia de trabalho, pode fazer com que uma pessoa altamente sensível precise de silêncio durante a noite”.
-Elaine Aron-

Esta é uma das frases para as pessoas altamente sensíveis (PAS) mais características, é aquela que nos mostra o problema da hipersensibilidade, essa fronteira tênue onde o ruído de pessoas, sons, palavras e até mudanças de temperatura às vezes são experimentados com grande desconforto…

Mulher diante do mar

4. A necessidade de se adaptar a um mundo barulhento

“Um professor de meditação me contou certa vez a história de um homem que não queria ter nenhuma relação com o estresse da vida, o que o levou a uma caverna para meditar dia e noite pelo resto de sua vida. Não ficou um dia completo em sua caverna, sua angústia o fez sair. Estava transtornado pelo som do gotejar da água dentro da caverna. A moral da história é que, até certo ponto, as tensões sempre estarão presentes”.
-Elaine Aron-

Essa história parece um pouco cômica, mas, na realidade, representa muito bem a vida de pessoas altamente sensíveis. Muitas vezes essas pessoas mostram a necessidade de buscar isolamento e solidão em meio a um mundo que é muito barulhento, cheio de estresse, cheio de problemas e decepções. No entanto, mesmo em completa solidão, as coisas continuarão a acontecer…

Portanto, é inútil fugir do mundo ou se defender dele. O mundo sempre será assim, com suas nuances, suas complicações e belezas. Saber aceitá-lo, compreendê-lo e adaptar-se a ele nos permitirá sobreviver com maior harmonia.

5. Você também é uma prioridade

“Somos obrigados a tomar decisões e estabelecer prioridades, mas ao serem excessivamente cuidadosas, as pessoas altamente sensíveis geralmente se colocam em último lugar”.
-Elaine Aron-

Esta é uma das frases mais interessantes para pessoas altamente sensíveis (PAS). Por essa razão, algo que as caracteriza é a reflexão, a necessidade de meditar sobre as coisas em profundidade, olhar para todos os detalhes, todas as nuances… No entanto, após essas profundas análises, acabam priorizando tudo o que lhes é alheio, acabam concluindo que os problemas e as necessidades dos outros são mais importantes.

Este erro de cálculo, essa virtude perigosa que se caracteriza como uma empatia excessiva, acaba causando muitos problemas de autoestima.

6. Suas emoções são o que fazem com que você seja humano

“O ser humano é o que é por ter a capacidade de pensar, a capacidade de sentir e a capacidade de agir. Nossas emoções são as que nos dignificam”.
-Karina Zegers-

Essa é uma das frases mais conhecidas de Karina Zegers para pessoas altamente sensíveis (PAS). Nessa mensagem, ela nos lembra que, longe de ver nossa sensibilidade, nossas emoções e esse sentimento tão receptivo ao mundo como um problema, nós devemos integrá-los como parte de nosso ser. Afinal, o ser humano não seria nada sem suas emoções, então por que ver a sensibilidade como um problema?

Silhueta feminina com flores

7. Sensibilidade e cultura

“As pesquisas que comparam crianças de escolas primárias de Xangai com as crianças canadenses descobriram que as crianças mais sensíveis e quietas da China eram as mais respeitadas pelos colegas, e no Canadá eram as menos respeitadas”.
-Elaine Aron-

Esse dado é muito interessante. A alta sensibilidade é percebida de forma diferente de acordo com cada cultura. Curiosamente, nos países orientais esse traço de personalidade é muito apreciado até pelas crianças. No entanto, no mundo ocidental, a criança sensível é geralmente criticada e muitas vezes vítima de bullying.

Criança oriental sorrindo

Portanto, é hora de fazer com que as emoções sejam normais, aceitar e entender um pouco mais esse perfil que não tem nada a ver com o antissocial, com o caráter tímido ou neurótico. Essas frases para pessoas altamente sensíveis (PAS) nos mostram que elas são como um jardim cheio de cores, raízes profundas e sentimentos elevados que enriquecem nossa existência. Não devemos isolá-las, encará-las como elementos estranhos em um mundo em que todos nos encaixamos bem.