7 frases sobre a morte para amar a vida

agosto 2, 2019
As frases sobre a morte falam principalmente da importância da vida. É comum que nos esqueçamos do fato de que todos vamos morrer em algum momento, e de que por isso deveríamos fazer uma homenagem diária para a vida que ainda temos.

Ao longo da história, foram escritas incontáveis frases sobre a morte. É um tema que não só deixa os seres humanos inquietos desde o começo dos tempos, mas também deu lugar a diversos rituais para várias outras espécies de animais.

Mesmo considerando o fato de que muito já foi falado e escrito sobre esse tema, também verdade é que ainda não foi alcançado um acordo sobre sua definição.

A ciência, que também já foi autora de muitas das frases sobre a morte, não sabe exatamente quando a vida humana acaba considerando o ponto de vista neurológico e termodinâmico.

Também não há um acordo sobre o significado do fim da vida para as mais diversas religiões e ideologias seguidas pelos homens. A maioria delas, na verdade, se nega a acreditar que tudo termina com o desligamento das funções biológicas.

Para tentar organizar todas essas ideias, muitos pensadores foram responsáveis por escrever ou dizer frases sobre a morte. A seguir, analisamos algumas delas.

Frases sobre a morte que nos convidam a refletir

Homem caminhando em túnel

1. Não devemos temê-la

Essa é uma das frases sobre a morte escritas pelo maravilhoso poeta Antonio Machado. Ele diz: “A morte é algo que não devemos temer porque, enquanto somos, a morte não é, e quando a morte é, nós não somos”.

É uma lógica que transborda senso comum. Em sua mais estrita acepção, a morte não existe para o morto. Se alguém faleceu, não pode mais experimentar esse estado como se estivesse vivo. Seu ser desaparece com todos os seus temores.

2. Uma das mais belas frases sobre a morte

Alphonse de Lamartin nos presenteou com uma das mais belas frases sobre a morte. Ele diz o seguinte: “Frequentemente a sepultura enterra, sem saber, dois corações no mesmo caixão”. A morte de um ser amado também mata um pouco aquele que ama.

É comum que o falecimento de alguém afete significativamente as outras pessoas que sobrevivem. A vida do sobrevivente fica por um tempo presa à essa sepultura, que abriga aquele que não existe mais e nem voltará a existir.

3. A importância da morte

André Malraux disse o seguinte sobre o tema da morte: “A morte só ganha importância à medida que nos faz refletir sobre o valor da vida”. O significado da morte se encontra estreitamente relacionado com o significado da vida.

Malraux nos convida a não pensar na morte por si mesma. Diz que ela carece de importância, já que ela significa o fim de tudo. Pelo contrário, a consciência do final de tudo é um fator que incide em como abordamos e experimentamos a vida.

4. Uma realidade que torna todos iguais

Essa frase sobre a morte foi dita há milhares de ano por Lao-Tsé. Ele afirma: “Diferentes na vida, os homens são todos iguais perante a morte”. Poderíamos dizer que a morte é a realidade mais democrática que existe. Ela atinge a todos por igual.

Por mais luxuoso que seja um funeral, o que está dentro do caixão será sempre um cadáver. E todos os cadáveres do mundo são iguais: um resto, um corpo sem vida, um organismo em processo de decomposição.

5. Agora ou nunca

William Shakespeare é outro dos poetas que escreveram frases sobre a morte para amar a vida. Uma de suas afirmações diz:“Ame agora enquanto está vivo, porque quando estiver morto você não poderá”. A morte foi uma parte central de sua obra, mas aqui vemos a ênfase dada à vida.

Muitas vezes levamos a vida como se fosse eterna. Parece que o tempo que temos jamais irá se esgotar. O amor, por sua vez, dá outro sentido para a vida, mas muitas vezes passamos por ele como se o destino fosse nunca ter fim.

Coração desenhado em vidro embaçado

6. A juventude e a velhice nas frases sobre a morte

Há uma grande diferença entre a morte de uma criança, de um jovem e de um idoso. A criança e o jovem apenas começaram a viver e, por isso, as mortes prematuras costumam ser muito mais incômodas e dolorosas. É como um projeto que jamais se cumpriu.

Já na velhice, ao contrário, a pessoa teve a oportunidade de viver muitas experiências. A morte aparece como uma lei da vida. Nesse caso, morrer tem a lógica do ciclo que se encerra.

Baltasar Gracián expressa essa ideia do seguinte modo: “A morte para os jovens é um naufrágio, e para os velhos é a chegada ao porto”.

7. Não basta pensar nela

Stefan Zweig faz uma reflexão muito profunda sobre esse tema. Ele diz: “Não basta pensar na morte, temos que mantê-la sempre diante de nós. Assim, a vida se faz mais solene, mais importante, mais fértil e mais alegre”.

Em geral, não gostamos muito de falar sobre a morte porque ela parece muito enigmática e, muitas vezes, é um assunto difícil de abordar. Zweig nos convida, no entanto, a olhar nos olhos desse monstro, precisamente para que nossa vida ganhe intensidade e valor.

Essa é só uma pequena amostra das muitas frases sobre a morte que existem. Trazemos esse assunto aqui hoje porque é sempre positivo lembrar que estamos somente de passagem. Que todos vamos morrer um dia. Enquanto esse momento não chega, vale a pena viver intensamente.

  • Kübler-Ross, E., & Jáuregui, P. (2008). La muerte: un amanecer. Luciérnaga.