7 frases sobre a morte para amar a vida

As frases sobre a morte falam principalmente da importância da vida. É comum que nos esqueçamos do fato de que todos vamos morrer em algum momento, e de que por isso deveríamos fazer uma homenagem diária para a vida que ainda temos.
7 frases sobre a morte para amar a vida
Sergio De Dios González

Escrito e verificado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 02 agosto, 2019

Ao longo da história, foram escritas incontáveis frases sobre a morte. É um tema que não só deixa os seres humanos inquietos desde o começo dos tempos, mas também deu lugar a diversos rituais para várias outras espécies de animais.

Mesmo considerando o fato de que muito já foi falado e escrito sobre esse tema, também verdade é que ainda não foi alcançado um acordo sobre sua definição.

A ciência, que também já foi autora de muitas das frases sobre a morte, não sabe exatamente quando a vida humana acaba considerando o ponto de vista neurológico e termodinâmico.

Também não há um acordo sobre o significado do fim da vida para as mais diversas religiões e ideologias seguidas pelos homens. A maioria delas, na verdade, se nega a acreditar que tudo termina com o desligamento das funções biológicas.

Para tentar organizar todas essas ideias, muitos pensadores foram responsáveis por escrever ou dizer frases sobre a morte. A seguir, analisamos algumas delas.

Frases sobre a morte que nos convidam a refletir

Homem caminhando em túnel

1. Não devemos temê-la

Essa é uma das frases sobre a morte escritas pelo maravilhoso poeta Antonio Machado. Ele diz: “A morte é algo que não devemos temer porque, enquanto somos, a morte não é, e quando a morte é, nós não somos”.

É uma lógica que transborda senso comum. Em sua mais estrita acepção, a morte não existe para o morto. Se alguém faleceu, não pode mais experimentar esse estado como se estivesse vivo. Seu ser desaparece com todos os seus temores.

2. Uma das mais belas frases sobre a morte

Alphonse de Lamartin nos presenteou com uma das mais belas frases sobre a morte. Ele diz o seguinte: “Frequentemente a sepultura enterra, sem saber, dois corações no mesmo caixão”. A morte de um ser amado também mata um pouco aquele que ama.

É comum que o falecimento de alguém afete significativamente as outras pessoas que sobrevivem. A vida do sobrevivente fica por um tempo presa à essa sepultura, que abriga aquele que não existe mais e nem voltará a existir.

3. A importância da morte

André Malraux disse o seguinte sobre o tema da morte: “A morte só ganha importância à medida que nos faz refletir sobre o valor da vida”. O significado da morte se encontra estreitamente relacionado com o significado da vida.

Malraux nos convida a não pensar na morte por si mesma. Diz que ela carece de importância, já que ela significa o fim de tudo. Pelo contrário, a consciência do final de tudo é um fator que incide em como abordamos e experimentamos a vida.

4. Uma realidade que torna todos iguais

Essa frase sobre a morte foi dita há milhares de ano por Lao-Tsé. Ele afirma: “Diferentes na vida, os homens são todos iguais perante a morte”. Poderíamos dizer que a morte é a realidade mais democrática que existe. Ela atinge a todos por igual.

Por mais luxuoso que seja um funeral, o que está dentro do caixão será sempre um cadáver. E todos os cadáveres do mundo são iguais: um resto, um corpo sem vida, um organismo em processo de decomposição.

5. Agora ou nunca

William Shakespeare é outro dos poetas que escreveram frases sobre a morte para amar a vida. Uma de suas afirmações diz:“Ame agora enquanto está vivo, porque quando estiver morto você não poderá”. A morte foi uma parte central de sua obra, mas aqui vemos a ênfase dada à vida.

Muitas vezes levamos a vida como se fosse eterna. Parece que o tempo que temos jamais irá se esgotar. O amor, por sua vez, dá outro sentido para a vida, mas muitas vezes passamos por ele como se o destino fosse nunca ter fim.

Coração desenhado em vidro embaçado

6. A juventude e a velhice nas frases sobre a morte

Há uma grande diferença entre a morte de uma criança, de um jovem e de um idoso. A criança e o jovem apenas começaram a viver e, por isso, as mortes prematuras costumam ser muito mais incômodas e dolorosas. É como um projeto que jamais se cumpriu.

Já na velhice, ao contrário, a pessoa teve a oportunidade de viver muitas experiências. A morte aparece como uma lei da vida. Nesse caso, morrer tem a lógica do ciclo que se encerra.

Baltasar Gracián expressa essa ideia do seguinte modo: “A morte para os jovens é um naufrágio, e para os velhos é a chegada ao porto”.

7. Não basta pensar nela

Stefan Zweig faz uma reflexão muito profunda sobre esse tema. Ele diz: “Não basta pensar na morte, temos que mantê-la sempre diante de nós. Assim, a vida se faz mais solene, mais importante, mais fértil e mais alegre”.

Em geral, não gostamos muito de falar sobre a morte porque ela parece muito enigmática e, muitas vezes, é um assunto difícil de abordar. Zweig nos convida, no entanto, a olhar nos olhos desse monstro, precisamente para que nossa vida ganhe intensidade e valor.

Essa é só uma pequena amostra das muitas frases sobre a morte que existem. Trazemos esse assunto aqui hoje porque é sempre positivo lembrar que estamos somente de passagem. Que todos vamos morrer um dia. Enquanto esse momento não chega, vale a pena viver intensamente.

Pode interessar a você...
Suporte emocional: o maravilhoso amortecedor para a dor
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Suporte emocional: o maravilhoso amortecedor para a dor

O suporte emocional é essencial porque, se nos faltar, podemos deixar de encontrar sentido na vida, estabelecer relações tóxicas ou nos sentirmos v...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Kübler-Ross, E., & Jáuregui, P. (2008). La muerte: un amanecer. Luciérnaga.

Os conteúdos de A Mente É Maravilhosa servem apenas para fins informativos e educacionais. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.