7 incríveis frases de Homero, o gênio da poesia antiga

· março 6, 2019
Nas frases de Homero é possível perceber um poeta que esteve sempre atento a captar as motivações profundas dos atos heróicos e destacar os grandes valores coletivos: a pátria, a família e a amizade.

A maioria das frases de Homero provém de suas duas grandes obras: Ilíada e Odisseia. Essas também são as obras mais importantes da Grécia Antiga.

Embora elas narrem acontecimentos fantásticos, durante muito tempo acreditou-se que tudo o que elas continham era real.

A vida de Homero foi cheia de mistérios. De fato, ainda não se sabe ao certo se ele realmente existiu ou não. Existe a hipótese de que ele tenha sido um personagem inventado e que, arbitrariamente, recebeu a autoria de grandes poemas épicos. Estes teriam sido escritos por vários gregos, dos quais perdeu-se o rastro.

Seja como for, a verdade é que muitas das frases de Homero foram conservadas intactas até os dias de hoje. Nelas, revela-se uma grande sensibilidade, genialidade e sabedoria. A seguir, vamos apresentar sete das mais lembradas.

Nada é mais doce do que a pátria e os pais, mesmo que sua terra seja afastada e sua casa a mais estranha”.
– Homero –

1. Uma das frases de Homero sobre a genialidade

Esta é uma das frases de Homero que ainda é muito atual, apesar de ter sido escrita oito séculos antes da nossa era. Diz: “O gênio se descobre na fortuna adversa; na prosperidade, se oculta”.

O poeta faz referência ao fato de que, nos momentos mais difíceis, surgem virtudes e capacidades que muitas vezes ignorávamos. adversidade nos leva ao limite e, nesse limite, manifestam-se as forças que permanecem ocultas dentro de nós mesmos.

Túnel aberto em floresta

2. Compartilhar os pesos

Muitas das frases de Homero fazem a referência às realidades coletivas, tais como a família, a pátria, o círculo de amigos. Este poeta concedia uma importância muito grande a tais temas. Não podia ser de outra forma com alguém que possuía os ideais da Grécia Antiga.

Uma de suas frases diz: “Suportável é o trabalho quando muitos compartilham do cansaço”. Isso quer dizer que fazer parte de uma atividade coletiva faz com que os pesos sejam experimentados de forma mais leve.

3. A ferida depende de quem a causa

Esta é uma das frases mais bonitas de Homero. Ela diz: “Pouco dói a flechada de um homem vil e covarde”. Faz a referência ao fato de que uma ferida, em sentido físico ou figurado, dói dependendo das qualidades do agressor.

É um convite a valorizar o dano em função de quem o provocou. Em outras palavras, não vale a pena sofrer por aquelas feridas que são causadas por alguém de quem não se pode esperar nada, além de ações ruins e mesquinhas.

Mulher com arco e pomba

4. O grande e o pequeno

Muitos poetas de todos os tempos, incluindo Homero, refletiram sobre o verdadeiro valor do grande e do pequeno, do forte e do fraco. Às vezes, estes conceitos não são tão óbvios como pode parecer.

Homero diz: “Uma pequena rocha detém uma grande onda”. Trata-se de uma metáfora para destacar o fato de que um obstáculo firme pode deter a força de uma realidade que, aparentemente, é muito poderosa. O que importa não é a magnitude, e sim a consistência.

5. Estamos condenados

Uma das frases de Homero indica o seguinte: Qualquer momento pode ser o último. Tudo é mais bonito porque estamos condenados. É uma bela sentença que nos convida a ver a morte e o final como algo inspirador.

Às vezes, não faz mal lembrar que tudo termina, até a própria vida. Se tivermos consciência dessa finitude, teremos mais capacidade de apreciar o que acontece em cada momento. Estamos condenados a morrer e isso deveria nos impulsionar a intensificar nossas vidas.

6. As armas e a violência

Esta é uma frase profunda que está cheia de conteúdo. Ela diz:A própria espada incita atos de violência”. É óbvio que Homero não estava se referindo à espada em si, e sim a qualquer tipo de arma com a qual seja possível causar dano aos demais.

Esta frase lembra que a própria existência das armas já é um convite à violência. Por que elas estão aí, se não porque há a possibilidade de usá-las em caso de necessidade? Só a presença de armas já evoca comportamentos violentos.

Homem em escada no deserto

7. A necessidade, uma professora

Sobre o tema da necessidade, Homero diz: Não há melhor picada do que a necessidade”. Ele se refere ao fato de que uma carência, um vazio ou um desejo são as forças que ativam a nossa energia vital. A falta é o que move nossas vidas.

Fala da necessidade como uma “picada”, pois representa um insistente convite a agir: afastar o inseto da nossa pele. Gera insatisfação, aborrecimento e desejo de aliviar. Pelo contrário, a satisfação manteria em nós um estado de plácida passividade.

Sabe-se muito pouco da vida de Homero. Dizem que ele foi cego e que, em um determinado momento, pediram a ele para resgatar os ditados populares.

Seja como for, a verdade é que sua obra e suas frases estão presentes desde a origem da nossa cultura, servindo como um combustível para avançar.

  • Adrados, F. R. (1976). Orígenes de la lírica griega (Vol. 17). Revista de Occidente.