7 maneiras de responder quando alguém te humilhar

Como responder à humilhação? Que opções temos? Por que às vezes somos vítimas desse tipo de situação? Nós respondemos a essas e outras perguntas para te ajudar.
7 maneiras de responder quando alguém te humilhar

Última atualização: 04 Dezembro, 2021

Uma humilhação pode nos pegar de surpresa e nos deixar paralisados. Pessoas que fazem os outros se sentirem mal geralmente buscam esse efeito, criando sentimentos de vergonha e culpa por meio de suas ações. Mas existem maneiras eficazes de responder quando alguém te humilha?

A resposta é sim. Embora seja difícil evitar o sentimento de impotência e humilhação, ser menosprezado na cara dos outros é algo que pode ser controlado. Você pode querer se esconder e desaparecer naquele momento ou revidar com toda a força que puder reunir. No entanto, no longo prazo, isso é realmente do nosso interesse?

Sempre haverá pessoas que humilham os outros sem se importar muito com os danos que causam. Idealmente, você deve tentar se separar daqueles que têm esse hábito, agora você nem sempre tem essa opção – o comportamento deles pode nos surpreender. Assim, a seguir, compartilhamos algumas ideias para responder a esses tipos de situações.

1. Tente não responder impulsivamente

O que a pessoa humilhante pode querer é que você aja repentinamente e sem pensar, o que pode acabar te prejudicando ainda mais. No início, sua mente pode ficar em brancp. Se for esse o caso, pare um momento para se acalmar.

Homem com cara estranha

2. Coloque o foco em outra pessoa

Diante da humilhação, sua atenção pode se voltar para dentro, pois você é o alvo da agressão. Então lembre-se desta ideia: o que é relevante na situação não é que os outros te vejam humilhado, mas que alguém está submetendo outra pessoa ao escárnio público.

Portanto, nos momentos que você usa para se acalmar, tente descobrir o que pode ter motivado o outro a se comportar dessa forma – as pessoas geralmente não agem motivadas apenas pela intenção de causar o mal. É possível que o tenha feito sem pensar e  não compreenda as consequências dos seus atos. Enquanto você se acalma, afaste-se, para que essa pessoa não possa te humilhar mais.

Muitas vezes, os indivíduos que humilham os outros têm dificuldade em controlar seus impulsos há um desejo de se afirmar mas não de humilhar. Pergunte direta e calmamente por que ela te faz viver essa situação. É muito provável que a pessoa não lhe responda diretamente, mas ficará claro que o foco da atenção deve ser ela e não você.

3. “Podemos conversar em particular?”

Uma das melhores maneiras de responder quando alguém o envergonhar é ficar calmo e pedir para conversar em particular. Desta forma, você mostra ao mesmo tempo que não quer expô-la à mesma humilhação que você acabou de sofrer e que suas palavras não têm a capacidade de magoá-lo.

Aqueles que tentam humilhar os outros em público perdem muito de seu efeito quando a pessoa que recebe seus atos não se intimida.

4. Saia da situação

Você consegue lidar com a situação naquele momento? Se não, diga que não quer falar sobre isso. Se houver pessoas por perto, finja que não existem: diga-lhes que esse é um assunto privado e que a outra pessoa está usando uma estratégia de pressão social.

5. Procure ajuda

Para superar certas situações, especialmente aquelas que envolvem abusos graves (crimes sexuais, agressões físicas, etc.), uma rede de apoio é muito necessária para nos ajudar a superar as consequências derivadas da experiência. Portanto, não importa como você responda, certifique-se de se manter perto de pessoas que te ajudam.

Mais maneiras de responder quando alguém te humilhar:

6. Tente não agir de forma vingativa

Diante da humilhação, podemos sentir uma raiva muito intensa – a tentação de contra-atacar. No entanto, esse primeiro impulso geralmente não é aquele que tem as melhores consequências para nós. Podemos iniciar uma guerra que não nos interessa ou causar danos dos quais nos arrependeremos mais tarde.

A inteligência emocional tem muito a ver exatamente com esse ponto, direcionando a energia que as emoções nos trazem de maneiras que favoreçam nossos interesses.

maneiras de responder quando alguém te humilhar

7. Procure figuras de autoridade

A humilhação é um tipo de abuso que geralmente é cometido a partir de uma posição superior – de chefes a subordinados, por exemplo. Portanto, antes de fazer justiça por conta própria, procure alguém que possa ajudá-lo a equilibrar a situação de poder: professores, recursos humanos, polícia e assim por diante. É importante agirmos contra esse tipo de comportamento, embora essa ação não precise ser direta.

Você não merece ficar envergonhado ou humilhado. Se você cometeu um erro ou fez algo errado, você terá que assumir as consequências e tentar reparar o dano causado; neste caso, a humilhação também não contribui em nada. Portanto, a melhor maneira de responder quando alguém o envergonha é deixar claro que ele não vai obter nada positivo com isso.

Pode interessar a você...
Os tipos mais comuns de assédio no trabalho
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Os tipos mais comuns de assédio no trabalho

Os tipos de assédio no trabalho podem ser muito sutis no início, mas aos poucos vão ganhando força até afetar o equilíbrio psicológico.



  • Klein, D. (1991). The humiliation dynamic: An overview. Journal of Primary Prevention, 12, 93–121. http://dx.doi.org/10.1007/BF02015214
  • Hartling, L. M., & Luchetta, T. (1999). Humiliation: Assessing the impact of derision, degradation, and debasement. Journal of Primary Prevention19(4), 259-278.