7 micro expressões que nos entregam

7 micro expressões que nos entregam

novembro 4, 2015 em Curiosidades 12 Compartilhados
7 micro expressões que nos entregam

As micro expressões são expressões faciais muito rápidas e involuntárias que são produzidas como manifestação de uma emoção que estamos sentindo. Contarei um segredo a vocês: elas nos permitem saber o que a pessoa com quem estamos nos relacionando está sentindo, já que são inatas e de caráter universal.

Aprender a identificá-las facilitará suas relações pessoais, melhorando a expressão de suas emoções e, com isso, suas necessidades e também as de seu parceiro, amigo, familiar, etc… por outro lado, um conselho muito útil para saber o que a outra pessoa está sentindo é imitar sua expressão facial.

Este truque permite entender que, manipulando nossa linguagem corporal, podemos experimentar qualquer resposta emocional que desejarmos. Ou seja, temos o incrível poder de gerar emoções através da nossa expressão.

Quantas expressões faciais existem?

Até o momento foram catalogadas mais de 10.000  expressões faciais diferentes, sendo identificadas unicamente 7 micro expressões básicas. Gestos universais e sutis que nos permitem ler emoções no semblante da pessoa para quem estamos olhando e constituem a base do resto das expressões faciais.

As 7 micro expressões básicas são constituídas por:

A raiva. A micro expressão da raiva se concentra, principalmente, na parte superior do rosto, onde abaixamos e juntamos a sobrancelhas, franzindo a testa. Costumamos apertar e tensionar a boca, separando ligeiramente os lábios e apertando os dentes.

Um gesto próprio da raiva consiste em apontar o queixo para frente, de forma desafiadora.

O medo.  Esta micro expressão caracteriza-se pelas sobrancelhas tensas e os olhos muito abertos, para poder visualizar tudo o que podemos ver em nosso campo visual, já que estamos percebendo perigo em algum lugar.

Na parte inferior do rosto a mandíbula está solta, constituindo, também, um comportamento instintivo para nos permitirmos gritar e tomar ar.

A alegria. A alegria é demonstrada com os olhos brilhantes e com rugas em seus extremos exteriores e pálpebras inferiores. Um truque: quando uma pessoa finge alegria, estas rugas não são formadas. Mostraremos também o sorriso característico, o qual quanto mais alegres nos sentirmos, mais abriremos para mostrar os dentes.

O desprezo. Nessa expressão, a parte superior do rosto pode adotar diferentes gestos, e o segredo para identificá-lo está na parte inferior do rosto; já que manifestamos uma expressão muito particular que consiste em elevar um lado da boca, formando um meio sorriso.

Após uma pesquisa sobre esta micro expressão, feita por John Gottman, foi comprovado que, graças a ela, pode-se saber se um casamento terminará em um divórcio; isso se este gesto de desprezo for habitual entre as duas pessoas.

A surpresa. É caracterizada pelas sobrancelhas levantadas e arqueadas, com olhos muito abertos. Na parte inferior do rosto, a mandíbula estará solta e a boca aberta.

A tristeza. Esta é um das micro-expressões mais complicadas de fingir. Caracteriza-se por sobrancelhas baixas que se juntam, sutilmente, no centro. Geralmente a boca fica arqueada para baixo.

A aversão.  Esta micro expressão é uma das mais fáceis de identificar, já que toda a expressão se concentra entre a boca e o nariz. O nariz fica enrugado e o lábio superior fica elevado, deixando, muitas vezes, os dentes superiores a vista. Também a mostramos em relações pessoais quando sentimos desaprovação ou quando não gostamos de alguém.

Você se sente capaz de detectar cada uma destas 7 micro expressões? Anime-se em colocar estes conhecimentos em prática com seus amigos!

Recomendados para você