7 bons motivos para praticar o Tai Chi

· agosto 18, 2017

O Tai Chi ou “Taichi” ganhou muita popularidade em todo o mundo nos últimos anos. Isto se deve principalmente ao fato de que se trata de uma arte marcial que baseia o seu êxito no equilíbrio físico e psíquico que produz. Esta prática tem a sua origem no Império Chinês, mas atualmente é praticada por milhares de pessoas do mundo inteiro.

O Tai Chi é uma prática físico-espiritual, mas ao mesmo tempo uma técnica de meditação. É uma arte de combate, mas também um estilo de vida. Também é conhecida como “meditação em movimento” e tem muitos adeptos porque são muitos os que encontraram nesta meditação grandes benefícios para a saúde, tanto física quanto mental.

“Ali onde a água alcança a maior profundidade, é onde fica mais calma”.
-William Shakespeare-

Esta arte marcial consiste basicamente em aprender e praticar sequências de movimentos ou “formas”. A pessoa precisa adotar certas posturas e logo passar harmoniosamente a outras, até completar uma sequência. São muitos os benefícios, mas entre eles poderíamos destacar os seguintes.

1. O Tai Chi traz energia vital

O Tai Chi está estreitamente relacionado ao Taoísmo filosófico. Por isso fala-se da energia “Qi” ou “Chi”. Esta corresponde à energia vital. Segundo a medicina tradicional chinesa, esta energia precisa fluir livremente pelo corpo e fazer isto pelas vias certas. Caso isto não aconteça, aparecem os incômodos e as doenças, pois o Qi está bloqueado.

7 bons motivos para praticar o Tai Chi

Os movimentos do Tai Chi estão projetados para ativar esse fluxo de energia e eliminar os bloqueios. Isto se traduz primeiro em um estado de maior bem-estar nos músculos, no sistema circulatório, respiratório, etc. Desta forma, fortalece o organismo diante das doenças.

2. A mente se acalma com o Tai Chi

Como mencionamos anteriormente, o Tai Chi também é uma técnica de relaxamento. As diferentes posturas estão projetadas para relaxar a tensão muscular. Da mesma forma, usa métodos de respiração que incluem estados de serenidade.

O equilíbrio mental é um dos objetivos do Tai Chi. Ajuda a equilibrar as emoções e com isso permite que surja uma atitude mais positiva diante da vida. Aqueles que o praticam diariamente têm menos propensão à angústia e aos conflitos.

3. Braços e pernas são fortalecidos

Praticamente todas as posturas do Tai Chi são realizadas em pé. Os braços realizam movimentos que vão de simples a complexos. As articulações são a base de toda a prática desta maravilhosa arte marcial.

7 bons motivos para praticar o Tai Chi

Todos esses fatores em conjunto fazem com que as extremidades se oxigenem e se tonifiquem. Os braços e as pernas se fortalecem muito. Também se previne a perda de massa muscular, que ocorre com mais rapidez a partir dos 40 anos de idade.

4. Melhora o funcionamento do sistema respiratório e cardiovascular

Todas as práticas de exercício são excelentes para fortalecer os sistemas respiratório e cardiovascular. O Tai Chi não é exceção. Contudo, tem a seu favor o fato de se tratar de um exercício suave e progressivo, que combina dinâmica com pausa.

Foi constatado que a frequência cardíaca diminui durante a prática do Tai Chi, mas a circulação aumenta. Da mesma forma, os métodos de respiração profunda aumentam a capacidade respiratória. Ambos os elementos fortalecem o organismo como um todo.

5. Alivia as enxaquecas, dores musculares e a insônia

Boa parte das dores musculares provém de posturas inadequadas ou tensões acumuladas. As posturas do Tai Chi permitem adotar melhores posições da vida diária e relaxam os músculos. Isto faz com que diminuam essas dores e outras, como as enxaquecas.

A ênfase no equilíbrio físico e mental faz com que esta seja uma prática ideal para aqueles com problemas de insônia. Permite que a angústia seja canalizada para que não se transforme em uma ansiedade insistente que impede o descanso.

6. Desbloqueia as articulações e previne doenças e quedas

Como apontamos anteriormente, no Tai Chi as articulações têm um papel fundamental. Os movimentos permitem exercitar tornozelos, quadril, joelhos e as mãos principalmente. Assim, as articulações se tornam mais flexíveis e se fortalecem.

7 bons motivos para praticar o Tai Chi

Os movimentos exigem o uso progressivo da força. Também demandam grande amplitude no movimento do corpo. Tudo isto se soma para diminuir o risco de quedas e de lesões. O corpo adquire um nível mais elevado de tonificação e o equilíbrio se fortalece.

7. Melhora várias funções intelectuais e a hipertensão

Parece também que o Tai Chi fortalece a memória, já que melhora a oxigenação do cérebro. Além disso, aumenta a concentração e a acuidade, já que as sequências exigem ambas capacidades para que possam ser realizadas corretamente.

Está comprovado que quem sofre de hipertensão tem uma melhora com a prática do Tai Chi. Os efeitos sobre o sistema cardiovascular, assim como sobre o controle das emoções, que são obtidos com esta arte marcial fazem com que a pressão arterial não dispare e se estabilize.

Como se vê, o Tai Chi é uma prática com muitas possibilidades. Não tem contraindicações. Pode ser praticada em qualquer idade e em qualquer lugar. É especialmente indicada para aqueles que desejam entrar no mundo da meditação, mas que procuram alguma coisa mais dinâmica do que a yoga ou outros métodos de relaxamento.

7 bons motivos para praticar o Tai Chi