A energia que os outros emitem condiciona como nos sentimos

A energia que os outros emitem condiciona como nos sentimos

13, fevereiro 2017 em Emoções 2044 Compartilhados
A energia que os outros emitem condiciona como nos sentimos

Os seres humanos absorvem a energia das outras pessoas. Isso explica por que há pessoas que se sentem incomodadas quando estão com certos grupos. Chegou-se a essa conclusão graças a um estudo realizado pela Universidade de Bielefeld. Nele foi demonstrado que os seres humanos estão continuamente influenciados pelas energias do ambiente em que estão inseridos.

As flores precisam de água e luz para crescer, e as pessoas não são diferentes. Nossos corpos físicos são como esponjas, absorvendo parte do que gravita no ambiente. O nosso organismo se aproveita da energia que os outros organismos liberam para alimentar seu estado emocional. Todos temos uma pessoa com quem convivemos que é capaz de sugar toda a nossa energia e de nos deixar exaustos. O contrário também é verdadeiro: sempre há aquela pessoa cuja presença simplesmente nos inspira.

Parece que os humanos também podem absorver a energia que os animais e a natureza emanam. Essa é a razão pela qual estar em contato com a natureza é uma experiência estimulante e energizante para tanta gente. Por outro lado, a Zooterapia ou terapia assistida com animais também tem como missão aproveitar os animais para melhorar as condições dos pacientes.

A relação entre o estado de ânimo e o nível de energia

A energia é a capacidade que um corpo tem de realizar um trabalho. Todos os corpos podem acumulá-la e produzir mudanças sobre si mesmos e/ou sobre outros elementos. De fato, quando realizamos qualquer atividade, o que estamos fazendo é, no fundo, uma transferência de energia.

Todos os seres vivos precisam de diferentes tipos de energias para desenvolver nossas atividades, e as obtemos através da alimentação. Também podemos obtê-las da natureza, mais precisamente no vento, na água, no calor, na luz, etc. Sem sombra de dúvidas, a energia é essencial para as nossas vidas, a ausência dela dificulta muitas das atividades do dia a dia, como se movimentar, se cuidar, trabalhar ou praticar esportes.

mulher-no-campo

A energia do nosso corpo influencia e modifica o nosso estado de ânimo. Segundo alguns psicólogos, como Robert Thayer, o estado de ânimo reflete a associação que existe entre a energia e as emoções. Ele flutua entre um estado energético (de mais cansado a mais ativo) e um estado que refere ao grau de nervosismo (entre mais calmo a mais tenso), e se considera que o “melhor” é um estado calmo e energético, e o pior, um estado tenso e cansado.

O homem costuma se transformar naquilo que acredita que é.
Compartilhar

Como aumentar a energia positiva?

Quando o estado energético pessoal está baixo, tudo se torna mais complicado e as dificuldades são multiplicadas. É necessário nos perguntarmos que ações, acontecimentos ou pessoas nos trazem um estado energético positivo. As ações e pessoas que nos oferecem uma boa energia nos ajudam a caminhar de forma mais proativa.

Para aumentar o nosso estado energético, além de nos rodearmos de pessoas positivas, temos que trabalhar a nível interno. Seguir as dicas abaixo pode nos ajudar a conseguir um estado energético excelente:

  • Manter o foco em nossos objetivos, de forma que a energia não se disperse.
  • Estar em um estado de não resistência, aquilo a que resistimos acaba virando um problema.
  • Tomar consciência de nossos limites sem nos julgarmos por isso.
  • Centrar a nossa energia naqueles objetivos sobre os quais temos um maior controle.

gif-borboleta

Por outro lado, temos que buscar atividades que nos ajudem a manter a motivação. Para alguns, é suficiente praticar exercícios, andar no campo, compartilhar tarefas ou mudar os hábitos. Temos que encontrar o que recarrega as nossas pilhas e procurar incluir isso no nosso dia a dia. Da mesma forma, também é benéfico manter por perto pessoas com uma abordagem parecida, de forma que elas também possam aproveitar a energia que você emana.

Escolher bem o nosso ambiente diário, os amigos, as atividades e, principalmente, os companheiros de vida, influencia o nosso estado de ânimoRodear-se de gente afável com energia positiva nos proporciona uma importante ajuda para enfrentar os desafios, tanto os transcendentais como os mais corriqueiros.

Se as atitudes são contagiosas, vale a pena se contagiar das suas?.
Compartilhar
Recomendados para você