Saúde

Como é viver com a síndrome dos ovários policísticos?

Viver com a síndrome dos ovários policísticos nem sempre é fácil. Há realidades silenciadas que afetam grande parte da população feminina e das quais nem sempre estamos conscientes. Dor, irregularidades menstruais, infertilidade, risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas,…

A síndrome de Balint

No início do século XX, em 1909, o médico húngaro Rezső Balint descreveu um quadro clínico que já havia sido observado no final do século XIX, chamado de ataxia óptica. Ele se caracterizava por uma dificuldade de pegar objetos com…

Conheça a síndrome de Dâmocles

Muitas vezes, figuras históricas ou mitológicas são usadas para nomear e explicar diferentes vivências psicológicas. Uma dessas figuras é a de Dâmocles, que nomeia a síndrome de Dâmocles. A história dessa figura é utilizada para explicar como uma pessoa que…

O que é neuropatia periférica?

O sistema nervoso periférico (SNP) é a rede de nervos localizada fora do sistema nervoso central (formado pelo cérebro e pela medula espinhal) cuja função é transmitir sinais sobre sensações físicas desde os órgãos periféricos até o cérebro. Quando esses…

Como é a sua relação com o seu corpo?

A relação que você tem com o seu corpo não é tão óbvia quanto se pode pensar. Esse vínculo, tão evidente e essencial, muitas vezes se mantém em um segundo plano, apesar da sua importância. O corpo parece ser uma…

A vitamina C ajuda a reduzir o estresse

De acordo com vários estudos, a vitamina C ajuda a reduzir o estresse e melhora, inclusive, os processos cognitivos. Ela consegue fazer isso, em primeiro lugar, reduzindo o nível de cortisol no sangue. Ao mesmo tempo, também age sobre o…

O que é a psicofisiologia?

A psicofisiologia é o ramo da psicologia relacionado às bases fisiológicas dos processos psicológicos. É uma disciplina da psicobiologia e seu objeto de estudo é o ser humano. O objetivo da psicofisiologia é estudar o comportamento do ser humano e…

Ter sonhos para o futuro melhora a nossa saúde

O que seríamos sem os sonhos? Temos sonhos de todos os tipos e “pobres” daqueles que não os têm. Eles são desejos que estão acoplados a uma esperança de materialização. Nesse sentido, algumas pesquisas recentes mostraram que ter sonhos melhora…

Dormir muito: 5 consequências para a saúde

Nós vivemos em um mundo onde tudo é uma questão de equilíbrio. Além disso, o nosso próprio universo é um delicado equilíbrio no qual tudo faz sentido e o que acontece tem causa e consequência. Nós somos um produto desse…

Como os pais afetam a nossa saúde mental?

O ambiente familiar pode ser um substrato envenenado capaz de gerar muito sofrimento. Muitas vezes, os pais afetam nossa saúde mental: há dinâmicas nas quais eles nos inserem desde cedo em situações de estresse, angústia, humilhação ou desamparo. São realidades difíceis que nos…

Viajar melhora a saúde do seu cérebro

Viajar melhora a saúde do cérebro, porque ficar longe de nossos mapas diários para descobrir outras terras, novos ventos e cenários inspiradores tem benefícios incríveis. Nossas estruturas cognitivas se “iluminam” ao reativar os circuitos de recompensa, nós rompemos com a rotina…

Benefícios do ácido fólico para a saúde cerebral 

Os benefícios do ácido fólico para a nossa saúde cerebral são extraordinários. Este folato, também conhecido como vitamina B9, melhora, por exemplo, o tratamento com antidepressivos ao potencializar o efeito dos mesmos. Sabe-se que ele é essencial para a desintoxicação…