Saúde

O que são as auras epilépticas?

A epilepsia é um transtorno neurológico do sistema nervoso central. A atividade cerebral ocorre de forma anormal, causando convulsões, comportamentos ou sensações incomuns e, às vezes, perda de consciência. Esses sintomas, juntos, constituem as chamadas crises epilépticas. Assim, as sensações…

Doença de Huntington

A doença de Huntington (DH) ou coreia de Huntington foi descrita pela primeira vez em 1872 por George Huntington, que a chamou de coreia hereditária. O termo coreia deriva da palavra grega “danza choreia”, e foi usado para destacar as…

Farmacoterapia da enxaqueca

A enxaqueca é, hoje em dia, o tipo de cefaleia mais comum, sendo uma importante causa de incapacidade em nossa sociedade. Daí a importância do estudo dos tratamentos, tanto os indicados para as crises agudas quanto para a prevenção, que…

A síndrome do pôr do sol

Com o passar dos anos, as pessoas modificam os seus hábitos. Dizem que, à medida que vão envelhecendo, todos se tornam mais maníacos: com comida, limpeza, sono… Mas, por quê? Hoje, nos concentraremos nas mudanças que ocorrem na estrutura do…

A síndrome de Balint

No início do século XX, em 1909, o médico húngaro Rezső Balint descreveu um quadro clínico que já havia sido observado no final do século XIX, chamado de ataxia óptica. Ele se caracterizava por uma dificuldade de pegar objetos com…

Conheça a síndrome de Dâmocles

Muitas vezes, figuras históricas ou mitológicas são usadas para nomear e explicar diferentes vivências psicológicas. Uma dessas figuras é a de Dâmocles, que nomeia a síndrome de Dâmocles. A história dessa figura é utilizada para explicar como uma pessoa que…