7 temas para conversar que ajudam em qualquer situação

7 temas para conversar que ajudam em qualquer situação

setembro 18, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
Aprender a conversar bem

Conversar é o principal meio para conhecer as pessoas e se deixar conhecer. Muitas pessoas dizem que é uma arte e, na verdade, elas têm razão, porque nem todo mundo sabe assuntos interessantes para conversar. Especialmente nos dias de hoje em que os encontros cara a cara são poucos e as palavras tendem a ser extremamente sintéticas.

Uma boa conversa deve tratar sobre temas que despertem o interesse de ambos os interlocutores. Nada mais chato do que “conversar” com alguém que quer dar lições sobre alguma coisa ou que está interessado apenas em convencer os outros dos seus próprios pontos de vista. Para que seja realmente uma conversa, ambos os lados precisam ter a oportunidade de falar e de escutar.

Há temas que são infalíveis para dar início a uma boa conversa. Eles tratam de assuntos que interessam à maioria das pessoas. São assuntos dos quais quase qualquer pessoa pode participar. São pequenos mecanismos para facilitar a interação e criar uma atmosfera propícia para que duas ou mais pessoas entrem em contato. Aqui estão 7 desses assuntos sobre os quais conversar.

“Uma boa conversa deve esgotar o tema, não os interlocutores.”
-Winston Churchill-

1. Conversar sobre a infância

Uma conversa sobre temas da infância não é apenas divertida, mas também permite se aprofundar na vida da outra pessoa. A infância é uma fase que deixa grandes marcas na vida das pessoas. Por mais difícil ou dura que tenha sido, sempre envolve episódios fantásticos e comoventes dos quais todo mundo gosta de se lembrar.

Conversar sobre a infância

O ideal é que a conversa se concentre nas histórias da infância. Com certeza todo mundo tem algo para contar sobre os primeiros anos da escola, os primeiros amigos, as brincadeiras que eram mais divertidas, os personagens dos quais gostávamos, as broncas que levamos e aquelas das quais escapamos… Enfim, há muitos aspectos para conversar.

2. As histórias de viagem

Por mais que alguém seja do tipo de pessoa que poucas vezes sai de casa, raramente não vai existir uma viagem da qual se lembra. As viagens são sempre uma excursão ao desconhecido e, por isso, trazem de volta muitas descobertas, surpresas e conhecimentos. Falar sobre viagens sempre é divertido.

Esse tema tem uma vantagem adicional: geralmente é muito útil para todos que participam da conversa. Não se trata apenas de compartilhar experiências, mas de compartilhar informações que poderão ser utilizadas eventualmente em uma próxima viagem. Também permite conhecer muito sobre as pessoas. Esse assunto dá dicas sobre como é a atitude de cada um frente novidades e mudanças.

3. Filmes e livros

Os filmes são outro tema do qual ninguém fica de fora. Para falar sobre filmes não é preciso ser um cinéfilo. Todo mundo já viu algum filme que marcou, que nos fez chorar de dar risada ou nos revelou alguma verdade que passou a iluminar nosso caminho. O cinema é um ponto de encontro e também um ponto de partida para muitas amizades.

Conversar sobre filmes

Ao mesmo tempo, também é possível falar sobre programas de televisão ou séries. Há séries que reuniram milhares de seguidores. Também há novelas, canais ou produções especiais que foram vistas por muitas pessoas. Toda boa produção gera comentários a favor ou contra e abre espaço para interessantes conversas.

4. Música

Quem não gosta de música? É uma arte que existe quase desde que o homem existe. A música está presente em todas as culturas de todos os tempos. Evidentemente se trata de uma linguagem universal, na qual não importa o nível social, a etnia, a religião nem a ideologia. Duas pessoas podem pensar de forma muito diferente em uma grande quantidade de aspectos, mas, ao mesmo tempo, ter gostos musicais parecidos.

Se o que se deseja é uma conversa agradável, não cabem informações muito específicas sobre gêneros musicais, intérpretes ou detalhes técnicos. A música une quando cada um pode expressar livremente seus gostos espontâneos. Quando se pode falar sobre o que a música desperta em si mesmo ou contar histórias da sua vida em que a música foi protagonista.

5. Animais de estimação

Os seres humanos sempre conviveram com animais domésticos há milhares anos. Algumas pessoas gostam de papagaios, outras de peixes e muitas de cachorros e gatos. Os animais não são apenas mais um habitante da casa. Na verdade, eles se transformam em parte da sua vida, sua família e dos seus afetos. Falar sobre animais de estimação sempre vai abrir espaço para uma conversa agradável.

Conversar sobre animais de estimação

Por sua vez, todos já ouvimos ou lemos histórias sobre os animais. Ficamos intrigados com seus comportamentos e suas formas de vida. Queremos conhecê-los melhor para conhecer melhor os seres humanos, seja por oposição ou semelhança. São raras as vezes em que o tema dos animais não gera uma boa conversa. Além disso, nos dá uma ideia sobre a forma como cada um se relaciona com os seres diferentes e mais vulneráveis.

6. Comidas e bebidas

Falar sobre comidas das quais gostamos e não gostamos costuma ser um tema de conversa bastante agradável. Detalhar por que gostamos de champignon na manteiga e dar boas razões para não comer espinafre. Algumas pessoas podem achar um tema banal, mas na realidade é um assunto que mexe com o mais humano e o mais cotidiano das pessoas.

É interessante compartilhar experiências sobre comidas exóticas que as pessoas já provaram. Ou falar sobre histórias relacionadas aos alimentos, como, por exemplo, situações em que ofereceram algo estranho para você experimentar e você não soube nem por onde começar a comer. Ou quando você provou alguma comida muito gostosa e, em seguida, percebeu que era algo estranho. Sem dúvidas, sobre comidas e bebidas todo mundo tem algo a dizer.

7. Esportes e passatempos

Pode-se afirmar que não existe uma só pessoa no mundo que não tenha algum hobby. Todos temos momentos livres. E nesses momentos nos dedicamos a fazer alguma coisa que gostamos. Algumas pessoas sabem muito bem o que gostam de fazer, mas outras não têm tanta consciência. Mas o certo é que todos nós gostamos de alguma atividade “gratuita”, seja cuidar de plantas ou ver televisão ou, ainda, olhar pela janela.

Conversar sobre esportes

Também é comum que cada pessoa tenha um esporte favorito, seja porque o pratica ou porque simplesmente gosta de assistir outras pessoas jogarem. Como o esporte envolve competitividade, é possível que algumas conversas se tonem uma discussão, por isso devemos ter tato para tratar desse tema.

Finalmente, todos os temas que abrem espaço para uma conversa agradável são pretextos que nos permitem conhecer os outros e permitir que os outros nos conheçam. Sempre vale a pena escutar as outras pessoas. Todo mundo proporciona contribuições com o simples ato de dedicar tempo para conversar e compartilhar alguma coisa com você. Também sempre vale a pena falar sobre seus gostos para as pessoas. Nenhuma conversa é banal porque, de uma maneira ou outra, nos vincula com o mundo.

Recomendados para você