8 Requisitos para um relacionamento saudável

8 Requisitos para um relacionamento saudável

junho 24, 2015 em Psicologia 3 Compartilhados
relacionamento saudável

Sem sombra de dúvida, os relacionamentos são fundamentais em nossas vidas. Entretanto, e por isso mesmo, os vínculos pessoais que estabelecemos podem nos afetar até limites insuspeitáveis, quando não forem desenvolvidos de forma saudável. Em consequência, uma relação “defeituosa” ou doentia trará danos muito difíceis de curar. Continue lendo se quiser saber quais atitudes os membros de um casal saudável praticam.

Como saber se você tem um relacionamento saudável

Mesmo que seja doloroso, é preciso evitar as relações que não sejam saudáveis. Agora você se pergunta: como vou saber como está a saúde do meu relacionamento? Preste atenção a certos requisitos que um relacionamento deveria cumprir para ser considerado “saudável”.

1. Um confia no outro

Dentro de um relacionamento saudável, desculpas não são necessárias, menos ainda mentiras e provas… sem dúvida, os bons relacionamentos têm a confiança como base. Ambos sentem segurança no vínculo que construíram e sabem que, caso seja necessário, poderão dialogar abertamente e buscar a forma de solucionar o problema em questão, sempre sendo sinceros.

2. Não vão rápido demais

Dizem que as coisas boas devem ser esperadas. Este princípio também se aplica a um casal. Em um relacionamento, deve-se viver o presente e aproveitá-lo ao máximo, sem se preocupar tanto com o futuro do mesmo. Se ambos confiam um no outro, qual a necessidade de acelerar o passo? O compromisso mútuo se dará de uma maneira neutra, não porque passou um determinado período de tempo.

3. Fazem do outro alguém melhor

O relacionamento não nos restringe, não nos freia, não faz reluzir o pior de nenhum dos dois. Pelo contrário, o relacionamento tira o melhor “eu” de cada um, faz dos desafios algo muito mais fácil e os nutre de tanta energia que sentem que podem “abraçar o mundo”.

4. Se aceitam como são

Se confiam um no outro, não deveria haver nada do que não pudessem falar. Ambos se mostram tal como são, sem medos, e assim são aceitos. Em consequência, nunca vão ter dúvidas em dizer o que sentem, em agradecer e aceitar os erros cometidos cada vez que seja necessário.

5. Apoiam-se um no outro

Não existe um lado da balança suportando todo o peso, nem nenhum dos dois lados se ausenta para o outro. Um golpe pode acabar com uma pessoa, mas não pode acabar com duas se o outro estiver lá para sustentar.

6. Ambos contam com o espaço pessoal

Passar o tempo juntos é importante, mas em algumas ocasiões a pessoa quer estar sozinha e não há nada de errado nisso, pois todos nós precisamos de tempo para explorar e nos expressar como seres individuais que somos. Os casais saudáveis reconhecem e respeitam esse direito. Ninguém deveria permitir ser “anulado” pelos demais.

7. Não ficam incomodados pelos erros do passado

As pessoas que vivem um relacionamento saudável procuram evitar as reprovações e os rancores. Entendem que os erros não são mais do que oportunidades para aprender e não voltar a cair neles. Ou seja, se soubermos aproveitar os erros, eles não irão destruir o casal. Pelo contrário, farão do relacionamento algo mais robusto e imune a futuros desafios.

8. Apreciam os pequenos momentos

Não só ir a um restaurante caro ou planejar uma grande festa para cada aniversário são planos geniais; isso qualquer um faz, mas eles não necessariamente implicam uma conexão real entre ambos. O verdadeiro desafio de um relacionamento é transformar em especial e memorável cada instante compartilhado, cada olhar cúmplice e cada sorriso, todos únicos e incapazes de serem repetidos.

Um relacionamento que se fortalece a cada dia

Sem dúvida, um vínculo saudável se fortalecerá com o tempo, pois reúne todos – ou pelo menos vários – dos requisitos mencionados anteriormente.

Um casal que se ama e se encontra bem consolidado poderá resistir às diferentes provas que a vida lhe apresenta e sair vitorioso, como se fosse uma árvore, com tronco robusto, que será capaz de enfrentar os temporais mais terríveis. Vai tremer em algum momentos? Claro, isso é natural. Entretanto, uma vez passada a tormenta, vai continuar ali… firme e bem plantada na terra, pois as suas raízes são poderosas.

Imagem cortesia de Masson

Recomendados para você