8 sintomas iniciais da diabetes 

· setembro 22, 2018

Conheça alguns dos principais sintomas iniciais da diabetes, uma doença crônica relacionada com a metabolização da glicose, o elemento básico que proporciona energia ao corpo.

Trata-se de uma incapacidade por parte do organismo de regular a quantidade de açúcar que circula pelo sangue. Consequentemente, os níveis de açúcar na corrente sanguínea ficam muito altos. De fato, se não for tratada adequadamente, pode danificar os tecidos ou provocar complicações graves.  

A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é a encarregada da regulação do açúcar. Assim, a diabetes aparece quando o corpo não produz insulina suficiente ou quando ela está desestabilizada e não é utilizada de forma eficaz.

Podem existir, então, vários tipos dessa doença: diabetes mellitus tipo 1, diabetes mellitus tipo 2 e diabetes gestacional.

  • A diabetes tipo 1 costuma se manifestar nas primeiras etapas da vida de forma brusca. Na maioria dos casos, ela está relacionada com processos autoimunes deficientes nos quais o pâncreas não é capaz de produzir insulina. Este tipo não tem cura.
  • A diabetes tipo 2 costuma aparecer em idades mais avançadas, geralmente depois dos 40 anos de vida, e costuma ser mais frequente que a tipo 1. Surge por uma escassez de insulina e um aproveitamento deficiente desse hormônio. Este tipo de diabetes é combatido com uma mudança no estilo de vida relacionado com a alimentação e o exercício.
  • A diabetes gestacional é diagnosticada durante a gravidez e acontece quando o corpo da mãe não é capaz de produzir insulina suficiente ou não a utiliza em quantidades necessárias para a gravidez. O tratamento costuma ser realizado através da dieta.

Os últimos estudos estimam que 1 em cada 11 pessoas do mundo sofre de diabetes. Por tudo isso, é importante detectar os sintomas iniciais da diabetes. Só assim será possível evitar complicações graves que podem precisar de uma hospitalização de urgência.

Diabetes

8 sintomas iniciais da diabetes

Os sintomas que você vai ver a seguir podem dar dicas para que você saiba se está sofrendo de um início de diabetes. No entanto, lembre-se de que a única forma de estar totalmente seguro é consultando um profissional de saúde.

Portanto, utilize a seguinte lista de forma informativa e procure um médico caso você acredite que possa estar desenvolvendo esta doença.

1- Micção frequente

O primeiro dos sintomas iniciais da diabetes ao qual devemos prestar atenção é o aumento da micção. Este fato se deve ao excesso de glicose no sangue. Isso interfere na capacidade do rim para concentrar a urina. Assim, em suas primeiras etapas, a diabetes faz com que sejam consumidos mais líquidos para saciar a sede e, consequentemente, produz uma maior necessidade de urinar.

2- Sede

Como mencionamos anteriormente, a necessidade de ingerir líquidos é um dos sintomas mais comuns da diabetes. Se você notar que sente muito mais sede do que o normal, tenha cuidado para não ingerir um excesso de bebidas açucaradas. Tais bebidas contribuem com um excesso de açúcar, o que pode piorar ainda mais o problema.

3- Mudança de peso

As flutuações de peso também estão entre os possíveis sinais e sintomas iniciais da diabetes. Quando o nosso corpo perde açúcar ao urinar, ele também perde calorias.

Ao mesmo tempo, a diabetes desregula por completo o mecanismo de saciedade do corpo. Por essa razão, as pessoas que sofrem da doença se pegam comendo mais do que o necessário, mesmo que já estejam cheias. Devido a isso, é comum que o peso aumente de forma repentina.

“A boa saúde e o bom julgamento são duas das maiores bençãos da vida”.
-Publilio Siro-

4- Mudanças emocionais

Os picos de glicose em pessoas com diabetes também causam uma montanha-russa de emoções. Quando o nível de açúcar no sangue é alto, o estado de humor pode ser alterado. Quanto mais picos de insulina o corpo tiver, maiores serão essas mudanças sentimentais.

Mulher cansada com diabetes

5- Formigamento nas mãos e nos pés

Alguns dos sintomas mais incômodos da diabetes são os arrepios, a inflamação, o formigamento e a dormência dos dedos e dos pés. Este mal-estar surge quando o excesso de glicose no corpo provoca neuropatia. Se a diabetes não for detectada a tempo, estas sensações podem ser permanentes e se tornar mais graves. 

6- Infecções frequentes ou recorrentes

A diabetes causa um estado de imunossupressão, fazendo com que as pessoas afetadas sejam suscetíveis às infecções. Por isso, é comum que os sintomas iniciais de diabetes estejam correlacionados com doenças como candidíase, pneumonia, infecções do trato urinário e erupções infecciosas.

7- Irritação das gengivas

Os diabéticos frequentemente notam que suas gengivas ficam vermelhas, inchadas e irritadas. Quanto mais tempo a inflamação persistir, mais as gengivas vão se deteriorar. Se este problema não for tratado, é possível que acabe afetando a saúde dos dentes.

8- Visão borrada

Trata-se de um dos sinais mais preocupantes da diabetes precoce. Os transtornos de visão estão estreitamente relacionados com a glicose no sangue. Quando este elemento se encontra em grandes quantidades, a pessoa pode desenvolver uma visão borrada e a sensibilidade à luz pode ser afetada.

Felizmente, uma vez que a glicose no sangue é estabilizada, a visão volta à normalidade na maioria dos casos. No entanto, caso a glicose mantenha-se alta por longos períodos, pode danificar a visão de forma permanente. 

Em resumo, estar atento aos sintomas iniciais da diabetes pode te ajudar a detectar e tratar essa doença a tempo. Por isso, se você acha que tem risco de sofrer dela, preste atenção ao seu corpo e ao que você sente.

Se, em algum momento, surgirem vários sintomas, não hesite em procurar ajuda profissional o mais rápido possível.