Como melhorar o humor e a energia através do café da manhã

· agosto 22, 2018

A importância do café da manhã para o nosso organismo e o nosso cérebro é enorme. Além disso, podemos melhorar o humor e a energia através desta refeição. Basta saber como escolher bem os alimentos e as opções que, por seus nutrientes, favorecem a liberação de serotonina e também nos fornecem proteínas saudáveis ​​para enfrentar o dia.

O despertar é um momento fundamental para o ser humano, mas nem sempre somos conscientes disso. Tanto é assim que a maioria de nós simplesmente se levanta rapidamente da cama, se veste e come qualquer coisa antes de sair de casa. Contudo, depois de 6 ou 8 horas de descanso noturno, nosso corpo precisa de energia. O cérebro, por sua vez, anseia por uma dose adequada de glicose.

“O café da manhã é a única refeição do dia que considero com a mesma estima que a maioria das pessoas associa ao almoço e ao jantar”.
-Hunter S. Thompson-

As pessoas dispõem de uma inteligência biológica que nem sempre ouvimos. Nossas obrigações e os horários estabelecidos pela sociedade muitas vezes vão contra nossos ritmos circadianos e necessidades orgânicas. Assim, há algo tão interessante quanto revelador que não devemos esquecer. Nosso corpo, e especialmente nosso metabolismo, aprecia o café da manhã farto e variado.

Se limitarmos esta primeira refeição do dia a um café com biscoitos, os efeitos serão evidentes. Cansaço no meio da manhã, falta de atenção, falta de motivação, mau humor… Aprendamos, portanto, a comer bem para viver melhor. Vejamos como começar o dia da maneira mais saudável graças ao café da manhã.

Café da manhã reforçado

A importância do café da manhã: o que devemos comer?

Um bom café da manhã nos ajudará a regular o apetite ao longo do dia. Especialmente se desejamos perder peso, não há nada melhor do que cuidar da primeira refeição da manhã. Neste sentido, alguns estudos indicam que o jejum promove o acúmulo de gordura na barriga e até retarda o nosso metabolismo.

Muitos já sabem disso, mas continuam a comer “a primeira coisa que veem pela frente” pela manhã. Um pão francês, um suco, um café, biscoitos, bolos… Damos ao nosso cérebro uma dose de glicose e vamos trabalhar com uma energia que logo se dissipará.

Agora, diferentemente do que podemos pensar, melhorar o humor e a energia através do café da manhã é bastante simples. É suficiente ter dois elementos-chave: informação e planejamento. Se soubermos quais alimentos podem nos ajudar, basta tê-los sempre em casa, prontos para consumir.  

Ovos

Incluir ovos no café da manhã é uma excelente escolha. Podemos fazer isso três ou quatro vezes por semana. Eles fornecem energia para toda a manhã, e o melhor: não causam picos de glicose no sangue. Além disso, são ideais para crianças e idosos porque nutrem a massa muscular.

Por outro lado, existe uma curiosidade excepcional nos ovos. São fantásticos para melhorar nossa memória. Seu segredo está na colina, um nutriente que protege os nervos cerebrais e que favorece a comunicação entre os neurônios.

  • Os ovos são ricos em vitamina B12, essencial para o funcionamento do cérebro.
  • Contêm iodo, muito necessário para o equilíbrio da tireóide.
  • Possuem triptofano, ideal para a sintetização da serotonina.

Café da manhã delicioso

Iogurte grego natural

Se quisermos melhorar o humor e a energia através do café da manhã, nada melhor do que incluir um iogurte grego natural nesta refeição. Embora muitos evitem os laticínios por seu teor de gordura ou pela intolerância à lactose, pode-se dizer que seu consumo pode ser muito benéfico:

  • O iogurte grego fornece proteínas de fácil assimilação.
  • É uma fonte natural de probióticos.

Aveia

A aveia é outra opção muito recomendada para melhorar o humor e nos dar energia para todo o dia. Este cereal é rico em vitamina B6 e B5, nutrientes essenciais para que possamos combater o cansaço e lidar muito melhor com o estresse e a ansiedade.

Chá branco

Estamos acostumados a tomar café, chá verde ou suco de laranja pela manhã. No entanto, propomos que você experimente o chá branco por pelo menos 15 dias. Por mais curioso que seja, ele é mais rico em antioxidantes do que o chá verde ou o preto. Por sua vez, seu alto conteúdo de catequinas protege nosso cérebro do dano oxidativo e da inflamação.

Seu sabor é delicado, além de delicioso, nos mantém alertas durante horas e também melhora o nosso humor.

Tomar um chá pela manhã

Chocolate

Assim que acordamos, o cérebro precisa de apenas uma coisa: energia. É o momento perfeito para se dar esse prazer e para consumir chocolate. Podemos consumir trinta gramas de chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, todos os dias sem prejudicar nosso peso ou nossa saúde.

Basta combiná-lo em nossa tigela de aveia, com uma porção de fruta…

Frutas silvestres

Morangos, cerejas, framboesas, mirtilos, uvas, groselhas, amoras… Todas essas frutas, além de saborosas, são incrivelmente saudáveis. Graças a elas podemos melhorar o humor e a energia pela manhã.

Para concluir, esperamos que você esteja mais atento à importância do café da manhã e de comer de maneira mais saudável nesta refeição. Escolha produtos orgânicos e dê a si mesmo um pouco mais de tempo pela manhã. Às vezes, um bom café da manhã pode mudar tudo…