9 hábitos para produzir serotonina

· agosto 25, 2018

A serotonina é um neurotransmissor produzido pelos nossos neurônios para possibilitar a comunicação entre eles em diferentes áreas do sistema nervoso central. Essa substância atua como um estabilizador do estado de ânimo, além de regular e equilibrar o apetite e os ciclos do sono, entre outras funções. Neste artigo, compartilharemos alguns hábitos para produzir serotonina naturalmente.

A serotonina também tem um papel importante na sexualidade e na regulação do humor, na temperatura e na sensação de dor. Além disso, segundo alguns estudos, existem métodos naturais para aumentar esse neurotransmissor no nível cerebral, melhorando, por sua vez, o estado de ânimo e o funcionamento social em pessoas saudáveis. Vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto.

Os melhores hábitos para produzir serotonina

1 – Alimentos com triptofano

O primeiro dos hábitos para produzir serotonina é ter uma alimentação saudável. No entanto, não é suficiente apenas comer frutas e verduras para maximizar os níveis desse neurotransmissor.

Os alimentos e as bebidas fermentadas favorecem significativamente a digestão e a absorção de todos os nutrientes importantes que são necessários para produzir esse hormônio.

Da mesma forma, qualquer alimento que contenha triptofano também é recomendado. Além disso, também é preciso prestar muita atenção nos carboidratos, porque podem alterar nosso humor. Por um lado, eles aumentam a quantidade de triptofano, mas também produzem um efeito rebote.

Alimentos ricos em triptofano para produzir serotonina

2 – Escutar música clássica

Outro hábito bastante recomendado que ajuda a produzir serotonina é escutar música clássica. Especialmente, de acordo com o doutor Joel Robertson, as composições de Bach, que já possuem uma certa ordem matemática que faz com que o cérebro entre em um estado de harmonização. Mas ele também recomenda Chopin, Händel e Haydn.

3 – Divertir-se no sol

O terceiro hábito recomendado é tomar sol durante as primeiras horas do dia. A vitamina D é essencial, uma vez que desempenha papéis fundamentais para a saúde. Um deles é produzir níveis maiores de serotonina e melhorar seu descanso.

4 – Reduzir o estresse

O estresse prolongado produz adrenalina e cortisol, dois hormônios que interferem na serotonina. Isso pode ocorrer quando é preciso completar uma grande quantidade de trabalho em um espaço curto de tempo, ou se alguém estiver muito preocupado com uma questão e não conseguir parar de pensar nela.

Assim, o estresse crônico é um dos piores inimigos do seu bem-estar. Por isso, mudar seu estilo de vida e adicionar mais relaxamento na sua semana pode fazer a diferença. Trata-se de viver com calma, em vez de estressado.

5 – Fazer exercícios

Outro hábito bastante efetivo que produz serotonina é manter uma rotina de exercícios. Não é um mito que o exercício faz você feliz: foi demonstrado que o suor aumenta a produção e a liberação desse neurotransmissor. As atividades voltadas aos exercícios cardiovasculares, como correr, nadar e dançar, são as mais eficazes

Além disso, a atividade física aumenta a quantidade de triptofano, componente essencial da serotonina. Isso provoca no cérebro um efeito que continua inclusive depois de fazer o exercício.

No entanto, é recomendado combinar o exercício físico com algo que acalme a mente. Por isso, fazer um passeio no bosque ou nadar no mar também são boas opções.

“A felicidade depende mais da disposição interna da mente do que das circunstâncias externas”.
– Benjamin Franklin – 

O contato com a natureza ajuda a produzir serotonina

6 – Ser positivo

Praticar a positividade é outro hábito fundamental para produzir serotonina. O pensamento otimista é fundamental para a saúde e o bem-estar, e desempenha um papel decisivo no controle efetivo do estresse diário.

O positivismo é uma ferramenta essencial quando se trata de elevar os níveis de serotonina. Inclusive, relembrar momentos positivos e agradáveis aumenta sua produção. Contudo, existem muitas outras ferramentas que você pode utilizar para conseguir esse propósito.

7 – Evitar o álcool

O álcool é um depressor do sistema nervoso central, motivo pelo qual está relacionado com baixos níveis de humor e com a depressão. De fato, de acordo com estudos recentes, o consumo de álcool está ligado a níveis de serotonina mais baixos.

8 – Receber uma massagem

A massagem é uma forma surpreendente de reduzir o estresse, a dor e a tensão muscular. Da mesma forma, é uma ferramenta maravilhosa para promover a felicidade, a saúde e o bem-estar.

Uma massagem aumenta os níveis de serotonina em 28% e de dopamina em 31%. Por outro lado, diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

9 – Meditar

O último dos hábitos para produzir serotonina que apresentamos a você é a meditação. Pensar demais não é simplesmente um hábito que distrai, mas também algo que tem um efeito negativo em nosso desenvolvimento espiritual e em nossa felicidade, especialmente quando se fala em reclamações e em negatividade.

Meditar é um dos hábitos para produzir serotonina

Alguns estudos recentes demonstraram que praticar o mindfulness produz um aumento nos níveis de serotonina em nosso cérebro.

Como sempre, os hábitos desta lista não são os únicos que poderão ajudar a aumentar os níveis de serotonina. No entanto, eles estão entre os mais eficazes. Por isso, faça o teste com os que mais chamarem a sua atenção. Em pouco tempo você verá como seu humor pode melhorar significativamente.