A autocompaixão aumenta o seu bem-estar
Existem diferentes maneiras de interpretar o conceito de autocompaixão. Em psicologia, significa a capacidade de ser menos crítico e mais tolerante com você mesmo, o que permite que você tenha uma visão mais realista da sua situação.
A autocompaixão implica tratar a si mesmo com empatia e ser gentil consigo mesmo, sem se criticar ou se julgar pelos seus erros. Isso permite que você permaneça motivado, sem se preocupar excessivamente com o sucesso ou o fracasso em tudo que faz ou deixa de fazer.
Além disso, representa uma habilidade dentro do âmbito da inteligência emocional, que é reflexiva e nutre. Permite que você abra um espaço para se conhecer, se cuidar e dar importância a tudo o que acontece com você. Através dela, você vira o olhar para dentro de si.
Nem sempre é possível obter o que você quer e atingir as expectativas que você estabelece. Portanto, se você não aceita essa realidade, surge o sofrimento na forma de estresse, frustração e autocrítica.
Por outro lado, se você aceita essa realidade como parte da dinâmica da vida de todo ser humano, experimenta emoções positivas como a compaixão, que pode ajudá-lo a viver cada situação de maneira mais eficaz.
A falta de compaixão com você mesmo
Se você não tiver compaixão consigo mesmo, pode experimentar o seguinte:
- Raiva e dificuldade de se conectar consigo mesmo devido ao isolamento.
- Irresponsabilidade. Significa que você culpa os outros pelo seu próprio sofrimento. Você tem uma visão da vida em preto e branco, sem nuances, e uma grande dificuldade em aceitar que tem a capacidade de gerar mudanças no presente. Essa mudança depende apenas de você.
- Menosprezo. É o sentimento de incapacidade e vulnerabilidade que é acompanhado pela linguagem e pela expressão não verbal que o denotam.
- Desesperança. É difícil para você aproveitar o momento e pensar que coisas melhores virão.
- Falta de perspectiva. Você se sente perdido e não consegue encontrar sentido na vida.
Quando existe uma ausência de autocompaixão, é difícil lembrar que é possível tirar o melhor de toda experiência, e saber que isso vai ajudá-lo quando você passar por situações semelhantes no futuro.
A compaixão e a autocompaixão
A compaixão vem da percepção do sofrimento do outro. Vem de uma atitude aberta, sem julgamentos.. Além de perceber o sofrimento, implica deixar-se tocar por ele e ter a iniciativa de aliviá-lo.
A compaixão é a capacidade de oferecer solidariedade a quem sofre e dar apoio a quem precisa, mesmo que signifique envolver-se em seus erros e fraquezas.
A autocompaixão é a mesma atitude de ajuda e gentileza, mas dirigida a si mesmo. Podemos entendê-la a partir dos seguintes elementos.
- Solidariedade. A capacidade de ser compreensivo e empático consigo mesmo quando você se sente inadequado, incompetente, pouco assertivo, etc.
- Humanidade. Significa evitar o isolamento quando você está sofrendo, pensar que muitas pessoas passam pela mesma situação. Significa entender que erros, imperfeições e dor são parte da experiência de ser humano.
- Mindfulness. Essa é a capacidade de observar as suas experiências abertamente e objetivamente, sem julgá-las. Significa viver a partir de uma perspectiva equilibrada em relação às suas emoções, sem negar ou suprimir a dor ou se identificar apenas com ela.
A autocompaixão está intimamente relacionada à resiliência, que é a capacidade de superar traumas e se fortalecer com eles. Portanto, trata-se da capacidade de se acalmar, reconhecer seus erros e aprender com eles.
Além disso, está relacionada ao bem-estar emocional, otimismo, satisfação com a vida, autonomia e sabedoria, e contribui para a redução da ansiedade, do estresse e da vergonha.
Benefícios da autocompaixão
Quando você tem altas expectativas e direciona a crítica a si mesmo, o desconforto é maior quando as coisas não acontecem como você espera. Isso acontece porque o perfeccionismo que você impõe a si mesmo aumenta os sentimentos de frustração e incapacidade.
Através da autocompaixão, você pode fazer um balanço de como trata a si mesmo quando as coisas não vão bem. Você pode fazer isso ouvindo a si mesmo e deixando de lado sentimentos de culpa e julgamentos.
A autocompaixão ajuda a promover o respeito e a empatia próprios ao ajudá-lo a cuidar de si mesmo, em vez de se criticar quando sofre ou sente que falhou.
Pessoas com altos níveis de autocompaixão apresentam uma melhor perspectiva de seus problemas e se sentem menos isoladas. Além disso, elas podem experimentar uma redução em seus níveis de ansiedade e um aumento na autoconsciência de seus problemas.
A autocompaixão permite que você gerencie melhor pensamentos negativos com o desenvolvimento da regulação emocional. Também aumenta suas emoções positivas e ajuda a estabelecer sentimentos de conexão social e satisfação com a vida.
Dessa forma, é possível manter uma perspectiva adequada e uma maior flexibilidade cognitiva, o que implica uma melhor capacidade de adaptação às mudanças.