A geração "fraca" chega: crianças mimadas, adultos fracos

Os pais das novas gerações cometeram um grave erro, descubra os detalhes neste artigo!
A geração "fraca" chega: crianças mimadas, adultos fracos

Última atualização: 03 dezembro, 2021

Os especialistas indicam que os pais hoje têm se dedicado muito a superproteger seus filhos e tirar a responsabilidade deles. Por isso, a nova geração tende a ser mais “fraca” e menos resoluta.

Hoje é normal ouvir que um pai anulou as decisões do professor ou sentou-se para fazer todos os deveres de casa do filho. Porém, embora o façam com o intuito de mostrar apoio, o que conseguem é que a criança não aprenda a confiar em si mesma.

“Já existem crianças que não se levantam quando caem, esperam por aquela mão sempre atenta que as puxará”, diz a escritora espanhola Eva Miller. Da mesma forma, o filósofo Gregorio Luri aderiu a essa ideia e destaca que “agora as crianças são promovidas a náusea em vez de apetite”

Criança superprotegida.

Continue lendo:  As 6 virtudes do caráter, segundo os índios Sioux

Por sua vez, os especialistas também têm se interessado em descobrir os motivos que levam os pais a adquirir esses comportamentos. Por isso, o professor Alfonso Aguiló ressalta que o que ocorre é que “a família não quer que o filho passe pelas dificuldades que os pais passaram e assim a sociedade está se tornando mais despreocupada”.

No entanto, é possível alcançar o bem-estar de uma criança sem limitar suas capacidades de desenvolvimento. Para isso, é fundamental incutir neles o valor do caráter, uma vez que lhes permite ter responsabilidade, ser corajosos e superar os momentos de fracasso.

Garoto malcriado.

Além disso, foi demonstrado que instituições de ensino, como a rede KIPP, nos Estados Unidos, têm o caráter como pilar fundamental e alcançam excelentes resultados acadêmicos. Assim, os especialistas concordam que é preciso promover esse valor com urgência e dedicação para não continuar criando uma geração mole.



[/ atomik-read-too]

Da mesma forma, a psicóloga Angela Duckworth, uma das mais destacadas na análise da personalidade, também defende essa ideia. Isso, pois em sua pesquisa ela percebeu que com essa característica o sucesso é alcançado porque o interesse e o esforço são mantidos.

Pode interessar a você...
Os influenciadores adolescentes e o impacto psicológico nos nossos filhos
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Os influenciadores adolescentes e o impacto psicológico nos nossos filhos

Hoje em dia, muitos adolescentes querem ser como os influenciadores que seguem em suas redes sociais. Quais são as consequências disso?