5 comportamentos que tornam a vida mais difícil

Às vezes, nossas próprias limitações se tornam pedras no caminho dos nossos projetos. Confira algumas chaves para reconhecê-las e agir de forma diferente.
5 comportamentos que tornam a vida mais difícil

Última atualização: 23 Setembro, 2021

A vida tem seus altos e baixos. Grande parte da arte de viver consiste em aprender a administrar essas variações: os bons tempos servem para recarregar as baterias e seguir em frente, e os não tão bons para aprender, crescer e retificar. No entanto, existem comportamentos que tornam a vida mais difícil desnecessariamente. Pelo contrário, outros facilitam até os momentos mais complicados.

Os comportamentos que tornam a vida mais difícil muitas vezes passam despercebidos. Em princípio, eles parecem inofensivos ou neutros, mas não são. Esses comportamentos trazem amargura para momentos bons e ruins.

Portanto, é importante aprender a identificar os comportamentos que tornam a vida mais difícil. Muitas vezes, esses comportamentos são apenas hábitos que não foram suficientemente analisados. Descrevemos cinco deles abaixo.

O maior obstáculo da vida é esperar o amanhã e perder o hoje.”
-Séneca-

Mulher pensando

1. Expectativas irreais

Gostamos de metas impossíveis, em maior ou menor grau. A vida nem sempre se banha da realidade, e às vezes fazemos verdadeiros esforços para ignorar o que é evidente. Esta ação mental é motivada pelo fato de que a vida sem decoração pode parecer uma paisagem muito árida. Outras vezes, porque resistimos à impossibilidade de conseguir o que queremos.

As expectativas irreais são esperanças sem âncora. Frequentemente, elas estão associadas a ideias mágicas: isso vai acontecer, vai dar certo, vou conseguir, etc., por razões desconhecidas. Sonhar, ambicionar e querer ir longe é muito positivo. A desvantagem é não transformar tudo isso em um roteiro viável. O resultado pode ser uma enorme frustração.

2. O desejo de aprovação

O desejo de aprovação é um dos comportamentos que tornam a vida difícil. Esse comportamento ocorre quando há o desejo de agradar a todos. O que é relegado para o final da lista de prioridades são seus próprios desejos e necessidades.

Por trás desse tipo de comportamento costuma haver uma profunda insegurança e a necessidade de conquistar afeto. Nem um nem outro se resolve tornando-se algo diferente de você mesmo. Pelo contrário: é muito comum essa disposição em agradar obter uma rejeição como resposta. A saída está em aprender a amar a si mesmo.

3. Falta de autocuidado

O autocuidado é um sinal de amor próprio e responsabilidade consigo mesmo. Proteger a saúde física e mental, bem como o bem-estar geral, torna a vida mais fácil. Isso permite que você entre em sintonia consigo mesmo, se conheça, se escute e se cultive.

Por outro lado, gastar tempo com tudo exceto você mesmo leva à surdez diante dos sinais emitidos pelo corpo e pela mente. Também dilui os traços mais genuínos da nossa personalidade e torna a vida menos interessante.

A falta de autocuidado afeta a deterioração geral das nossas circunstâncias vitais.

4. O medo, um dos comportamentos que tornam a vida mais difícil

O medo é uma das forças mais poderosas que habitam as pessoas. Senti-lo causa um grande desagrado, mas enfrentá-lo produz mudanças importantes na vida. Por medo, grandes feitos podem ser realizados, mas ao mesmo tempo bloqueios fortes podem ser colocados em ação.

O medo razoável não pode ser discutido, porque ele é uma força que protege. O medo decorrente da incerteza deve exigir cautela, mas não inação. Por outro lado, o medo que surge do imaginário infundado é um sentimento que deve ser enfrentado e superado. Caso contrário, a vida se torna mais difícil.

Homem triste

5. Falta de serenidade

A temperança é uma virtude que ganha valor nos momentos mais delicados. Embora haja pessoas com temperamento mais calmo, é verdade que também podemos aprender a manter a calma.

O ponto de partida para esse grau de autocontrole é o autoconhecimento. Uma boa atividade nesse sentido é fazer uma lista de situações desagradáveis que podemos encontrar e definir uma resposta antes que elas ocorram.

Existem muitas situações em que paixões ou impulsos nos levam a julgamentos errôneos e ações desajustadas. Da mesma forma, muitas vezes sofremos desnecessariamente por não sermos capazes de acalmar aquelas tempestades internas que todos nós experimentamos em algum momento. Com boas ferramentas de gestão emocional, tudo se torna mais fácil.

Muitas vezes, sem percebermos, os comportamentos que tornam a vida mais difícil ficam confusos. Libertar-nos dessas limitações torna o caminho mais claro e a marcha menos árdua.

Pode interessar a você...
10 hábitos mentais que tornam a vida mais difícil
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
10 hábitos mentais que tornam a vida mais difícil

Muitas vezes, somos diretamente responsáveis pelas dificuldades que enfrentamos ​​por não abandonarmos hábitos mentais que tornam a vida mais difíc...



  • Fervenza, M. (2014). Mentalidad Antidepresiva. Kairós, 220, 20×14.