A meditação aumenta a produtividade

· maio 2, 2019
A meditação tem um grande impacto em nosso cérebro e, portanto, em nossa qualidade de vida e nosso desempenho físico e emocional.

Certamente, em algum momento você ouviu ou leu que a meditação proporciona muitos benefícios à saúde, tanto física quanto emocional. No entanto, talvez você não tenha ouvido tanto que a meditação aumenta a produtividade, ajuda a render mais, além de facilitar a conquista dos seus objetivos.

O ritmo da vida atual está contaminado pela pressa, pelo estresse e pelo barulho, muito barulho. Além disso, no meio deste panorama caótico, ainda somos obrigados a apresentar bons resultados e uma grande capacidade de desempenho.

O problema é que nossa mente fica saturada como resultado das circunstâncias. Temos mil e uma tarefas pendentes, tanto a nível profissional como pessoal e familiar. Então, como encontrar aquele ponto chave a partir do qual equilibrar tudo que acontece conosco? A meditação é a resposta. Vamos nos aprofundar.

Meditação para acalmar a mente

A meditação, especialmente a atenção plena ou mindfulness, é uma prática inspirada no budismo que consiste em focalizar a mente no presente, no aqui e no agora, no que estamos fazendo neste momento. O objetivo é evitar nos prendermos à expectativas, preocupações e culpa, para desfrutar de cada momento e, assim, não perder tempo entre o passado e o futuro.

Meditação para acalmar a mente

Atualmente, é uma prática amplamente aceita por seus benefícios instrumentais, especialmente no mundo dos negócios. Por exemplo, grandes empresas como Apple, Google e Nike dispõem de salas que oferecem breves sessões de meditação para seus funcionários durante a jornada de trabalho. De acordo com seus dados, as licenças médicas foram reduzidas em 78%.

Altos executivos de todo o mundo divulgam publicamente seus benefícios. E não é de se estranhar: a recompensa prática da atenção plena é respaldada por estudos que a relacionam com a satisfação no trabalho, com o pensamento racional e com a capacidade de recuperação emocional. Além disso, favorece um estado de calma que nos permite observar o que nos acontece de outra perspectiva, seja no âmbito profissional ou pessoal.

“Pratiquem a meditação. É fundamental. Uma vez desfrutada, não pode mais ser abandonada, e os benefícios são imediatos”.
-Dalai Lama-

A meditação aumenta a produtividade

A meditação aumenta a produtividade porque o liberta do estresse e seus pensamentos negativos perdem intensidade. Assim, sua mente é capaz de funcionar sem agonia, pressão e entraves. Como resultado, é possível trabalhar de forma mais eficaz, concentrada e calma.

Por outro lado, o hemisfério direito do nosso cérebro, responsável pela criação de novas ideias, funcionará de maneira mais ativa se você meditar com regularidade. Assim, seu desempenho no trabalho melhorará. Isto é, você estará mais focado no trabalho porque sua mente não se dispersará e nem se perderá em outros pensamentos. Além disso, também vai ajudá-lo a se sentir mais fresco, menos pesado, o que lhe permitirá trabalhar com mais agilidade.

A meditação ajuda a ser mais criativo quando se trata de resolver problemas e levantar ideias para melhorar.

Talvez pareça estranho que fechar os olhos, ficar em silêncio e concentrar sua atenção na respiração possa melhorar seus níveis de produtividade, mas é verdade. Basta comprovar por você mesmo. Na verdade, o mais surpreendente é que, de alguma forma, isso também influi positivamente no seu estado de humor ao longo do dia.

“Aprenda a administrar seus estados, você pode ser o mais talentoso de todos, mas se se deixar vencer emocionalmente, não conseguirá nada”.
-Jordan Belfort-

Benefícios de meditar

Praticar meditação tem efeitos calmantes, relaxantes e que atenuam o estresse. É por isso que promove uma maior produtividade. Alguns de seus benefícios mais importantes são os seguintes:

  • Proporciona uma grande capacidade de recarga.
  • Favorece grandes doses de energia ao longo do dia.
  • Aumenta a circulação sanguínea do cérebro.
  • Retarda o envelhecimento
  • Facilita uma melhor capacidade de planejamento.
  • Melhora o foco da atenção e da memória.
  • Estimula a criatividade.

De acordo com um estudo realizado por Gonzalo Hervás, Ausiàs Cebolla e Joaquim Soler, o mindfulness proporciona inúmeros benefícios, como a melhoria do controle da atenção, a maior regulação emocional ou a transformação da autoconsciência, entre outros.

Benefícios de meditar

No entanto, apesar de seus efeitos positivos, existe um grande número de pessoas que rejeitam este tipo de prática ou que demonstram incredulidade quanto aos seus benefícios. Um dos problemas que motivam isso é que muitos abandonam a prática da meditação porque ela parece difícil. E a verdade é que é.

Shakti Gawain disse, e com razão, que qualquer pessoa que tenha praticado meditação sabe o quão difícil é silenciar nossa “conversa mental” para nos conectarmos com a nossa mente de maneira mais profunda, sábia e intuitiva.

A boa notícia é que não há problema em falhar. Pouco a pouco meditar se torna mais fácil. Além disso, à medida que sua força de vontade aumenta, também aumentam seus benefícios em outros aspectos da sua vida.

  • Capdet, P. P. A. (1998). La utilidad de la meditación como modalidad terapéutica. Rev Cubana Med Gen Integr14(3), 250-255.
  • Gutiérrez, G. S. (2011). Meditación, mindfulness y sus efectos biopsicosociales. Revisión de literatura. Revista electrónica de psicología Iztacala14(2), 26-32.
  • Harrison, E. (2008). Aprenda a meditar: más de 20 ejercicios sencillos para tener paz, salud y claridad mental. Editorial AMAT.