Quando eu acredito que não sou uma boa pessoa

Quando eu acredito que não sou uma boa pessoa
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 05 janeiro, 2023

Você já sentiu que não era uma boa pessoa? Muitas vezes cometemos alguns erros que nos fazem sentir mal, nos sentimos culpados e acreditamos que somos pessoas más. No entanto, nem tudo o que acontece de errado significa que somos maus.

Acredite, se você pensa que é uma pessoa má, provavelmente não é. As pessoas más não ficam pensando se são más ou não; elas simplesmente agem, sempre em benefício próprio, fazendo maldades sem nenhum motivo.

“Não se esqueça, seja bom ou ruim, isto também passará”.

-Jorge Bucay-

Quando você se sente uma pessoa má, já parou para pensar que talvez os outros o façam se sentir assim? Hoje, você vai descobrir que muitas vezes acredita que está agindo de uma forma negativa, quando na realidade não está. Existem muitos fatores que influenciam, mas o importante é como você se vê.

O limite entre o bem e o mal

rosto-mulher-fechadura

Desde pequenos nos ensinam que devemos ser bons. Mas, o que é realmente ser uma boa pessoa? Comportar-se bem, ajudar os outros, nunca dizer não…

Algumas coisas que nos ensinam prejudicam a nós mesmos. Ser muito bom, muitas vezes, nos expõe demais aos outros, ficamos vulneráveis e nos transformamos em um alvo que vai receber todas as flechas lançadas contra nós.

À medida que crescemos e adquirimos responsabilidades, muitas vezes nos sentimos culpados: quando dizemos não e a pessoa se irrita, quando dizemos a verdade e temos mais problemas do que se tivéssemos mentido, quando mantemos as aparências para que ninguém nos julgue…

Chega! Uma coisa é ser uma boa pessoa, e outra muito diferente é ser bobo e permitir que os outros nos manipulem. Não permita que ninguém lhe use conforme o seu desejo e nem lhe faça se sentir mal.

Por que essa pessoa se irrita comigo? Por que quando sou sincero me tratam mal e me desaprovam? As pessoas pedem sinceridade, mas preferem ouvir as mentiras. Isto não é hipocrisia?

“A hipocrisia é a maior de todas as maldades”.

-Moliére-

No momento certo, você vai aprender a colocar as pessoas no seu devido lugar. Você não precisa oferecer a outra face e entenda que, ao fazer isso, você não está sendo uma pessoa má.

Às vezes, ser egoísta é algo positivo. Você não precisa ficar à disposição dos outros, porque os outros não estão à sua disposição. Seja livre para dizer “não”. Seja livre para não deixar ninguém fazer você sentir que é uma pessoa má.

Diga não à chantagem emocional

ilustração-menina

Talvez uma das formas que nos faz sentir mais culpados seja a chantagem emocional. Isto não acontece somente entre casais, mas em diferentes tipos de relacionamento.

A chantagem emocional se caracteriza por fazer alguém se sentir culpado se ela não agir como esperamos. Muitas pessoas agem assim e é muito fácil identificá-las.

A chantagem emocional pode fazer você acreditar que é uma pessoa má. Se não puder se doar completamente, se não estiver sempre presente, se não puder ficar, então é uma pessoa má.

É muito difícil sair dessa situação porque a nossa baixa autoestima nos faz acreditar que não somos pessoas boas e que causamos sofrimento aos outros embora, curiosamente, estejamos prejudicando a nós mesmos.

Você já reparou como pode se sentir mal por culpa de outra pessoa? Por exemplo, às vezes temos medo de contar algumas coisas porque sabemos que a outra pessoa vai se sentir mal. Mas a pessoa acaba descobrindo e ficamos em uma situação desconfortável.

Na verdade, o negativo não é o que você diz, mas como a pessoa reage. Os comentários da pessoa lhe fazem muito mal, porque ela se coloca no papel de vítima.

“Não existe uma carga mais pesada do que sentir-se culpado por algo que você nunca fez”

-Anônimo-

mulher-no-sofa

A maldade e a bondade são muito relativas

Quando você achar que é uma pessoa má, reflita sobre o que os outros lhe fizeram acreditar. O que é ser uma pessoa ruim e o que realmente é o mal? Maldade é aquilo que você faz sem motivo algum, isto é ser uma pessoa má.

Mas, e se você defender o seu irmão de alguém? Pode usar palavras ofensivas ou até mesmo a força física. Neste caso, você está sendo mau? A maldade e a bondade são muito relativas, tudo depende da situação. Portanto, ser uma pessoa boa não quer dizer que você não cometa erros…


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Kushner H. When bad things happen to good people. Knopf Doubleday Publishing Group; 2007

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.