3 alimentos para aumentar a testosterona

A testosterona é um hormônio fundamental para a saúde masculina. Para otimizar a sua produção, vamos falar sobre alguns alimentos que estimulam a sua síntese.
3 alimentos para aumentar a testosterona

Última atualização: 29 Setembro, 2021

A testosterona é um dos hormônios mais importantes para o nosso funcionamento orgânico. Ela desempenha um papel importante na hipertrofia muscular e na expressão de características sexuais secundárias. Também modifica a sensação de vitalidade. Por esse motivo, vamos identificar a seguir quais são os principais alimentos que podemos consumir para aumentar os níveis de testosterona.

Em primeiro lugar, você deve saber que os efeitos da dieta na síntese dessa substância são limitados. A produção pode ser aumentada um pouco, mas sempre dentro de uma faixa fisiológica não muito ampla. Os resultados esperados, principalmente a nível muscular, nunca devem ser comparados com os obtidos por usuários de anabolizantes.

Alimentos para aumentar a testosterona

Se você introduzir os alimentos que vamos compartilhar no contexto de uma alimentação variada e equilibrada, poderá aumentar o nível de testosterona no corpo. Dessa forma, você provavelmente se sentirá mais enérgico e seu desempenho físico aumentará.

Gengibre

O gengibre é uma raiz frequentemente usada como condimento culinário. Costuma ter um toque levemente picante e tem um efeito anti-inflamatório no corpo, promovendo a perda de peso. É considerado saudável e seu consumo regular contribui para a prevenção de patologias crônicas e complexas.

Além disso, de acordo com um estudo publicado na revista Biomolecules, a ingestão regular deste alimento pode aumentar ligeiramente os níveis de testosterona, especialmente nos homens que apresentam depressão. Ele aumenta a qualidade do sêmen. Assim, podemos dizer que os homens melhoram seu sucesso reprodutivo ao incluir o gengibre em suas rotinas alimentares.

Raiz de gengibre

Ovos

Proteínas de alta qualidade são essenciais para a manutenção da massa magra. Os ovos são alimentos que conseguem garantir o fornecimento de proteínas de alto valor biológico com um excelente nível de digestibilidade. São muito versáteis a nível culinário, motivo pelo qual será fácil incluí-los na dieta alimentar.

Alguns aminoácidos podem ser decisivos na otimização da produção de testosterona. Se houver déficit, a pessoa pode sofrer uma diminuição da síntese hormonal, o que terá um impacto negativo no estado de saúde.

Além disso, de acordo com pesquisas publicadas na revista Reviews in Endocrine & Metabolic Disorders, uma deficiência de vitamina D pode afetar a fertilidade masculina e a produção de testosterona. O ovo é um dos poucos alimentos que concentra esse nutriente em seu interior, portanto, ajudará a evitar um cenário com essas características.

Abacate

Manter os níveis de inflamação elevados pode afetar negativamente o equilíbrio hormonal, diminuindo a síntese de substâncias essenciais para o corpo. Por isso, é fundamental garantir o consumo de nutrientes anti-inflamatórios para maximizar a produção de testosterona e outros elementos determinantes para a saúde.

O abacate é uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega 3 que podem ser introduzidos na dieta. Esses lipídios reduzem a inflamação crônica de baixo grau, ajudando também a prevenir muitas patologias crônicas e complexas. Vale lembrar que o azeite de oliva extravirgem e os peixes oleosos também são ricos nessas substâncias.

Exercício para favorecer a produção de testosterona

Manter uma boa dieta pode aumentar ligeiramente a produção de testosterona, ou melhor, prevenir o seu declínio. Agora, o que é realmente importante é a prática regular de exercícios de resistência.

Atividades de alta intensidade desencadeiam a produção de testosterona e do hormônio do crescimento, principalmente quando a sessão de treinamento é baseada em exercícios multiarticulares com muito peso. Desta forma, a manutenção da síntese nos valores mais elevados dentro da faixa fisiológica normal será garantida.

Mulher fazendo exercícios de alta intensidade

Inclua alimentos para aumentar a testosterona em sua dieta

Como você viu, é possível priorizar o consumo de certos alimentos capazes de aumentar a testosterona. Os efeitos serão mais perceptíveis se uma síntese insuficiente do hormônio vinha sendo observada até o momento. Isso melhorará a fertilidade e a sensação de vitalidade.

Porém, não se esqueça de que é necessário manter outros bons hábitos de vida para otimizar a produção hormonal. Você precisa treinar com frequência e dormir bem todas as noites para obter os melhores resultados.

Pode interessar a você...
Os altos níveis de testosterona tornam os homens mais egoístas
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Os altos níveis de testosterona tornam os homens mais egoístas

O que poderia determinar que um homem seja mais ou menos egoísta em um vínculo sentimental? Seriam os altos níveis de testosterona? Como isso os af...



  • Banihani S. A. (2018). Ginger and Testosterone. Biomolecules8(4), 119. https://doi.org/10.3390/biom8040119
  • de Angelis, C., Galdiero, M., Pivonello, C., Garifalos, F., Menafra, D., Cariati, F., Salzano, C., Galdiero, G., Piscopo, M., Vece, A., Colao, A., & Pivonello, R. (2017). The role of vitamin D in male fertility: A focus on the testis. Reviews in endocrine & metabolic disorders18(3), 285–305. https://doi.org/10.1007/s11154-017-9425-0