Amadurecer é rir de algo que nos fez chorar

· julho 12, 2016

Olhar para trás não será uma tarefa simples se você não foi capaz de superar o passado completamente e, de fato, só saberá que o superou quando amadurecer e vir a si mesma rindo de algo em que você havia se enterrado. Essa sensação de superação que se sente ao sair de uma situação complicada e vê-la de outro jeito chama-se amadurecimento.

Quando você estiver atravessando um momento complicado talvez a escuridão o impeça, de alguma forma, de ver a saída para caminhar em direção a ela. Talvez, então, você prefira ficar parado, sem se opor aos seus medos, sem enfrentar todos os seres imaginários que você sente como uma grande ameaça.

Contudo, se você se lembrar de outras situações nas quais se sentiu assim, mesmo que as circunstâncias não fossem as mesmas – nunca são, nunca se atravessa o mesmo rio – você entenderá que as dificuldades que agora parecem gigantes costumam ter pontos frágeis igualmente grandes. Então, na hora em que você as encontrar, será capaz de olhar para trás e sentir como você pode sorrir com orgulho da própria experiência, dos próprios medos.

Talvez, lendo isto, você tenha se lembrado da frase que diz “não se amadurece com os anos, mas sim com os danos”. O fato é que ela não deixa de ter certa razão: de repente essas feridas, que agora são cicatrizes, já não incomodam e são a prova mais palpável de como você cresceu e do que aprendeu.

“Não há outro caminho para a maturidade senão aprender a suportar as pancadas da vida.”

-William Shakespeare-

Rir daquilo que nos machucou

Os tropeços terão se unido a você para sempre. Irão com você até onde você queira ir, você não poderá fugir deles e ficarão gravados naquele livro que diz ser a sua vida. O farão sem exceção, mas você conseguirá que terminem sendo páginas passadas: dessas que você já leu e que só poderá voltar a ler se quiser.

amadurecer

Além disso, não apenas você tem a vantagem de decidir se quer ou não lê-las novamente: o mais importante de tudo é que estará unicamente nas suas mãos o poder de relembrá-las da forma mais adequada, com a atitude que você considerar que merecem.

Por isso digo que rir do que em algum momento doeu é amadurecer, porque amadurecer também significa aprender sobre você e ter certeza de quem você é. Você terá encontrado o seu ponto de inflexão quando se via mais perdido, e esse é motivo mais que suficiente para sorrir: você se libertou de um passado que o amarrava e agora já sabe como desfazer novos nós que surgirem.

Erros que se transformam em pedras do caminho

Alguns dos maiores tombos que a vida nos dá são fruto dos erros que vêm das nossas próprias decisões: existem situações que exigem uma tomada de decisão entre varias opções muito importantes para nós, colocando-nos “entre a cruz e a espada”. Qualquer uma das opções nos leva a um caminho ou outro, e é possível que o escolhido não seja o correto.

Os erros pessoais se transformam em pequenas pedras com significado, um significado que é bom você compreender para que não voltem a aparecer mais adiante, em futuros trajetos. As pedras o levam a tropeçar e cair uma vez após outra, até obrigá-lo a se levantar para continuar: isso implica um grande esforço que deixará suas marcas em você.

“A maturidade não se reflete na tomada de decisões acertadas,
mas sim em conviver com as decisões já tomadas, inclusive quando não forem as mais corretas.”
-Anônimo-

mulher-pronta-para-amadurecer

Amadurecer também é olhar os erros como oportunidades de aprendizagem e como ferramentas para experimentar a sua vida ao máximo. É verdade que falhar dói, às vezes muito, mas é muito pior que doa por não ter tentado fazer uma determinada coisa. Tentar, falhar e tentar novamente faz parte da sua descoberta interior.

Amadurecer é se libertar de quem fez você chorar

Embora seja verdade que aquilo que fez você chorar pode ter sido resultado de uma atitude sua, também é possível que não seja e que o dano venha de alguma coisa ou alguém externo. Às vezes, por exemplo, você pode ter vivido um relacionamento tóxico do qual custou a sair e que o desestabilizou emocionalmente.

Ou, ao contrário, talvez você esteja em um desses momentos nos quais é difícil cortar os fios que o unem a outras pessoas de quem você gosta e que lhe deram o melhor de si: por qualquer razão você precisa assimilar as despedidas e deixar de chorar pelo que foi ou não é.

mulher-pronta-para-amadurecer

Elvira Sastre diz que uma vida sem coragem é um caminho infinito de retorno: amadurecer tem muito a ver com ser corajoso a cada passo que você dá, especialmente aqueles mais difíceis, para que nunca lhe falte força suficiente diante das dificuldades.

“Se você chamar de experiências as suas dificuldades e se lembrar de que cada experiência o ajuda a amadurecer, crescerá com vigor e feliz, não importa quão adversas as circunstâncias pareçam.”

-Henry Miller-