Amor em pessoas com autismo
Os dados podem surpreendê-lo, mas uma das perguntas mais comuns no Google sobre o transtorno do espectro do autismo é se as pessoas são capazes de ter um parceiro ou se casar. O amor nas pessoas com autismo continua a alimentar muitos mitos, ideias tendenciosas e uma tremenda ignorância. Ainda hoje há muitos que continuam a pensar que esses homens e mulheres não entendem nem sentem a linguagem do afeto.
É um erro. Algo que as famílias de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) sabem bem é que apreciam e precisam de carinho diário. Também esses adolescentes e adultos se emocionam, se apaixonam e vivenciam paixões e desejos. Além disso, algo que é frequentemente apontado por aqueles que estão dentro do espectro é que, às vezes, eles chegam a “sentir demais”. As emoções os dominam e eles não sabem muito bem o que fazer no meio desse universo caótico.
Dessa forma, algo que deve ser esclarecido antes de tudo é que nem todas as pessoas com autismo são iguais. Esse transtorno do desenvolvimento neurobiológico se manifesta de várias maneiras e cada uma apresenta algumas características e, por sua vez, certas necessidades. Depende basicamente do ponto em que a pessoa está localizada dentro do próprio espectro autista.
Existem casos mais graves onde há sérias limitações na fala e linguagem, podemos ter síndrome de Asperger e até autismo altamente funcional. Assim, e além de suas possíveis limitações, estereótipos ou alterações sensoriais, cada uma das pessoas sente a necessidade de ser amado, de ser cuidado. É possível que essa necessidade varie de pessoa a pessoa, e talvez seja nesse ponto que mais apoio e estratégias são necessários para estabelecer relacionamentos mais felizes e satisfatórios.
Amor em pessoas com autismo, como é?
O amor em pessoas com autismo responde a uma necessidade. A mesma que qualquer ser humano tem e que é, basicamente, sentir-se parte de alguém, compartilhar a vida, as experiências, sentir a proximidade daquele ser que se ama, admira e deseja. Por que uma pessoa com transtorno autista não deveria experimentar algo assim?
Se uma parte da população acredita isso, é devido, em essência, à desinformação ou ao fato de continuar a dar veracidade a informações obsoletas. Um exemplo, um dos autores mais conhecidos no estudo do autismo e dos transtornos do neurodesenvolvimento é, sem dúvida, Simon Baron-Cohen. Este psicólogo é conhecido por trabalhos relacionados à teoria da mente ou ao cérebro masculino autista.
Foi durante a década de 1990 que muitos de seus livros se tornaram populares, como Autism: a specific cognitive disorder of “mind-blindness”. Como resultado desse trabalho, grande parte da população assumiu que “todas” as pessoas com TEA (transtorno do espectro do autismo) eram incapazes de ter empatia, de se conectar com o entorno, de captar e compreender sinais sociais.
A isso, soma-se também o mundo do cinema e da televisão, para o qual o termo “autista” significa sempre o mesmo : pessoas desconectadas da realidade, com estereótipos e gênios em alguma disciplina. Quando na verdade, por trás dessa palavra há uma grande variabilidade, múltiplos graus onde nem todos são gênios, onde nem todos demonstram falta de empatia ou cegueira mental.
Entendendo isso… como é o amor então em pessoas com autismo? Como ele é experimentado?
Empatia emocional: emoções que transbordam
Uma das ideias mais difundidas é que as pessoas com autismo não têm empatia. Esta afirmação não é verdadeira, na verdade, tem nuances importantes. Em um estudo publicado em 2019 pela Universidade de Osaka, descobriu-se que os dados apoiam a hipótese de que as pessoas com o espectro do autismo apresentam deficiências no que é conhecido como empatia cognitiva. Ou seja, elas têm dificuldade em entender por que alguém sofre, fica com raiva ou se decepciona.
No entanto, e aqui vem a nuance, elas apresentam uma alta empatia emocional. Ou seja, elas sentem as emoções dos outros com alta intensidade. Às vezes, essa receptividade emocional é ainda maior do que nos neurotípicos (pessoas sem autismo).
Amor em pessoas com autismo: entenda-me e eu entenderei você
O amor em pessoas com autismo não é fácil. Elas são capazes de se apaixonar e o fazem profundamente. No entanto, se um relacionamento já é complicado por si só, para a pessoa com TEA é ainda mais. Portanto, o casal é quase obrigado a cuidar dos seguintes aspectos:
- A pessoa com autismo não entenderá muitos dos códigos relacionais que surgem todos os dias. É possível que a outra pessoa precise de um abraço depois de um dia ruim, que espere um eu te amo antes de sair de casa para o trabalho, que agradeça de vez em quando um elogio, um elogio, uma palavra de apoio e conforto… Muitos desses aspectos podem escapar de alguém com TEA.
- Por isso a comunicação é essencial. Porque se há algo óbvio de que este grupo precisa é que o casal seja o seu refúgio e o tradutor de todos aqueles códigos, daqueles que se escapam deles e que nem sempre compreendem.
- Dessa forma, nunca é demais deixar claro o que se quer e o que se espera em determinados momentos (mesmo que seja difícil). “Gostaria que você me perguntasse quando chegar do trabalho como foi meu dia”, “se você me ver triste, me dê um grande abraço”, “quando andarmos na rua, lembre-se de segurar minha mão”, etc.
Para concluir, o amor em pessoas com autismo ocorre todos os dias, com suas dificuldades, suas nuances e seus enormes desafios. Esta é também uma área onde os profissionais podem intervir para oferecer estratégias, apoiar e acompanhar o casal nesse crescimento onde, sem dúvida, muitos alcançam a felicidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Baron-Cohen, S. (1990). Autismo: un trastorno cognitivo específico de “ceguera de la mente”. International Review of Psychiatry, 19 – 33. https://www.researchgate.net/publication/239928813_AUTISMO_UN_TRASTORNO_COGNITIVO_ESPECIFICO_DE_CEGUERA_DE_LA_MENTE
- Beffel, J. H., Cary, K. M., Nuttall, A. K., Chopik, W. J., & Maas, M. K. (2021). Associations between the broad autism phenotype, adult attachment, and relationship satisfaction among emerging adults. Personality and Individual Differences, 168, 110409. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0191886920306000
- Hume, K. (2008). Transition Time: Helping Individuals on the Autism Spectrum Move Successfully from One Activity to Another. The Reporter 13(2), 6-10. https://scholarworks.iu.edu/dspace/handle/2022/9529
-
Song, Y., Nie, T., Shi, W., Zhao, X., & Yang, Y. (2019). Empathy Impairment in Individuals With Autism Spectrum Conditions From a Multidimensional Perspective: A Meta-Analysis. Frontiers in psychology, 10, 1902. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6794557/
- Jones, S. C., Trott, E., Gordon, C., & Milne, L. (2023). Perception of the Portrayal of Autism in Netflix’s Atypical Within the Autism Community. Autism in Adulthood, 5(1), 76-85. https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/aut.2022.0013
- de Araujo, C. A. (2022). Autism: an ‘epidemic’of contemporary times?. Journal of Analytical Psychology, 67(1), 5-20. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1468-5922.12746
- Schaller, U. M., Biscaldi, M., Fangmeier, T., Tebartz van Elst, L., & Rauh, R. (2019). Intuitive moral reasoning in high-functioning autism spectrum disorder: a matter of social schemas?. Journal of Autism and Developmental Disorders, 49, 1807-1824. https://link.springer.com/article/10.1007/s10803-018-03869-y
- Solomon, D., Pantalone, D. W., & Faja, S. (2019). Autism and adult sex education: A literature review using the information–motivation–behavioral skills framework. Sexuality and disability, 37, 339-351. https://link.springer.com/article/10.1007/s11195-019-09591-6