Aprenda a agradecer

Aprenda a agradecer

Última atualização: 13 junho, 2022

É um prazer coincidir com você através dessas palavras porque, sem dúvida, elas são um pequeno alimento para essa pessoa que sou, assim como cada uma das coisas que vivi. Sim, assim, mesmo nos meus piores momentos sinto que tenho o dever de agradecer.

E não, não é um dever de obrigação externa, é um dever comigo mesmo: meu bem-estar emocional passa pelo filtro da gratidão constante pelo que tive e pelo que fui, pelo que tenho e pelo que sou.

Cervantes costumava dizer, embora com palavras diferentes, que é bom ser grato. Acho que isso vai mais longe: quando a nossa vida acabar, uma das sensações que mais gostaríamos de ter experimentado é a gratidão.

Foi, é e será um prazer ter coincidido com você

Mulher solitária de braços abertos

Ser gratos nos ajuda em nosso caminho

E é que a gratidão, se entendida como a capacidade de reconhecer um benefício obtido, é um estado interno que se espalha para fora. Um estado que se manifesta em palavras de gratidão que saem da nossa boca honestamente.

Desde o momento em que entramos no mundo até o momento em que o deixamos, somos o produto de um fluxo constante de experiências que provocam em nós diferentes tipos de emoções. É por isso que o dever mais necessário é dizer obrigado.

O que me fez feliz me conforta e fortalece minhas novas ilusões e sonhos. O que me entristeceu e me causou dor, me ensinou. Por isso, dou graças pelas lembranças que me encheram, mas também agradeço àqueles que passaram por minha vida porque graças a eles sou quem sou e sei disso.

“Não há dever mais necessário do que agradecer”

Cícero

Nossas relações com os outros se baseiam, entre outros, nesse sentimento: quando uma pessoa faz algo por nós, mesmo que nos dê um ombro amigo em um momento ruim, nos aproximamos dela. Sabe-se que a maior cumplicidade surge das tristezas e que das rupturas experimentamos cicatrizes, histórias, uma história real que é nossa.

Agradecer aumenta nosso bem-estar emocional

Ser grato equivale a uma atitude vital positiva, é sinônimo de ver o copo meio cheio, acordar com o pé direito ou abrir os pulmões para respirar. Alguns estudos, de fato, mostraram que a gratidão melhora nossa saúde e ajuda a estabilizar nosso bem-estar emocional.

O encarregado de manter o equilíbrio de nossas emoções é uma substância química chamada serotonina e que se encontra em nosso corpo. Também o conhecemos como o “hormônio da felicidade”.

Para não cair em depressão, por exemplo, a serotonina mantém seus níveis estáveis e, para isso, uma das ferramentas é a gratidão. Graças a um sorriso ou simplesmente um agradecimento dentro de nós, muitas coisas podem mudar.

Faça a dieta da alegria: um sorriso todas as manhãs, um agradecimento no final do dia

despertador em forma de coração

Seria muito benéfico se este post conseguisse que no final do seu dia e no início do próximo, você pudesse praticar essa dieta. Uma dieta simples, com ingredientes fáceis e que você pode começar a colocar em ação agora mesmo. Bem, não requer esforços ou sacrifícios, mas fornece os nutrientes necessários para ser melhor a cada momento.

Nossas relações afetivas com os que nos cercam serão fortalecidas com essa energia que produz gratidão recíproca, por quem está conosco e por nós mesmos, nas diferentes fases da vida. As pequenas coisas, as mais simples são as mais importantes e as mais necessárias para agradecer.

Tempos ruins nos oferecem grandes mudanças, erros de aprendizado, relacionamentos desastrosos, novos relacionamentos… mas os dias, os dias nos oferecem oportunidades. Um após o outro, sem dúvida.

E, embora para Walt Whitman a vida fosse deserto e oásis, temos que aproveitá-la e ser gratos por ela

Pode interessar a você...
Vida intencional: como viver de acordo com minhas crenças e valores?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Vida intencional: como viver de acordo com minhas crenças e valores?

Uma vida intencional é aquela em que você age todos os dias de acordo com seus valores e aspirações. Todos devemos trabalhar nesse objetivo.