Aprenda a encontrar a alegria de cada dia
“O que é a felicidade e como encontrá-la?” Esta é uma pergunta que passamos a vida toda tentando responder. Preenchemos a vida com listas, desafios e ideias que acreditamos que nos trarão felicidade e alegria.
Algumas pessoas trabalham de sol a sol para guardar um dinheiro que lhes permita fazer coisas que as deixem felizes. Outras assumem o risco de abandonar tudo e viver o sonho da sua vida… E existem aquelas que vivem tentando encontrar a alegria de cada dia.
“Ser feliz não significa que tudo é perfeito. Significa que você está decidido a ser feliz independentemente das imperfeições”.
-Anônimo-
A vida moderna tem muitas distrações
Hoje em dia estamos tão ocupados que não é difícil sentir que estamos perdidos; estamos preocupados com o nosso trabalho, em alcançar o sucesso, a ter mais coisas e satisfazer todas as nossas necessidades.
O resultado é que no final do dia você está tão cansado que nem percebe o quanto é feliz. Os momentos de felicidade passam pela sua vida e você não os vê.
“Atualmente as pessoas não querem assumir a responsabilidade pelas suas vidas. A tentação de culpar causas externas aos problemas é algo muito atual. Para mim, parece uma visão muito interessante sobre a responsabilidade”.
-Edward Zwick-
Acreditamos que a alegria chega no momento certo; segundo a crença popular esse momento acontece quando não há nenhum desastre, preocupações ou deficiências.
A questão é que a alegria é formada de pequenos momentos que acontecem durante todo o dia. Não acredite que você só será feliz quando emagrecer esses quilos a mais ou quando tiver o salário que deseja.
As verdadeiras razões para a felicidade são pequenas coisas: tomar um sorvete com os amigos, abraçar seus filhos, ver o rosto feliz do seu parceiro quando ele encontra aquele bilhete carinhoso que você deixou escondido.
Procure encontrar os seus momentos de alegria
A alegria não é algo constante. Mesmo que você consiga perder os quilos extras, depois de alguns dias já terá outro objetivo.
A alegria não é um destino final pleno de perfeição. Na verdade, trata-se de descobrir e valorizar tudo o que temos.
“A alegria é uma maneira de demonstrar para vida o quanto somos fortes, e é a melhor forma de afastar a tristeza”.
-Anônimo-
Você não sabe por onde começar a encontrar a alegria? Siga essas dicas simples e encontrará a alegria no seu dia a dia:
- Viva o presente.
- Desconecte-se das redes sociais.
- Saia com os seus amigos.
- Converse com a sua família.
- Liberte-se do passado.
Seja grato
Tenho notado que muitas pessoas são incapazes de encontrar razões para a alegria e não valorizam o que têm. Enquanto você não valorizar tudo o que tem e passar o tempo todo reclamando, não conseguirá ser feliz.
Nós vivemos em uma sociedade de consumo e queremos comprar coisas o tempo todo. Com isso, é fácil acreditar que a felicidade é definida pela quantidade de bens materiais que a pessoa tem.
Quantas vezes você já agradeceu pelo seu emprego? Ou está sempre reclamando que precisa trabalhar amanhã?
A próxima vez em que ficar preso no trânsito, não reclame; respire fundo e pense em algo que possa agradecer.
“… Graças à vida que me tem dado tanto
Deu-me o riso e deu-me o pranto,
Então eu distingo a felicidade da tristeza
Os dois materiais que formam o meu canto
E o seu canto é o mesmo que o meu
E o canto de todos é o meu próprio canto…”
-Violeta Parra-
Busque a felicidade
É muito cômodo reclamar pelo que não temos ou não gostamos. Isto não o ajudará a encontrar a alegria no dia a dia. Em vez de continuar com esse padrão prejudicial, mude o chip e procure razões para sorrir.
A felicidade é uma atitude, mas ela não virá sozinha; temos que buscá-la.
A felicidade é estar satisfeito consigo mesmo.