Aprender a gerir as emoções – A mente é maravilhosa

Aprender a gerir as emoções

agosto 3, 2015 em Emoções 0 Compartilhados
gerir as emoções

Pode-se gerir as emoções? Estou convencida de que sim, é possível. E quando somos capazes de geri-las, nossas possibilidades crescem de forma imediata, tanto as pessoais quanto as profissionais.

Saber como reagimos frente a estímulos que nos rodeiam e saber calibrar a quantidade de respostas emocionais necessárias irá nos ajudar a não gastar nossa força e energia de forma inadequada. Por exemplo, se eu fico com raiva com muita intensidade com algum desconhecido, a quem provavelmente nunca voltarei a ver, estou gastando uma energia valiosa de forma improdutiva e, ainda por cima, essa sensação de descontentamento se prolongará no tempo muito mais do que seria razoável.

Temo que um bom número de pessoas pense que as emoções não são controláveis, que simplesmente surgem e nos inundam. Sentimos medo ou amor e não sabemos como nem por que e, o que é ainda pior, não nos propomos a compreender e gerir estes sentimentos.

Quando não nos aprofundamos nesse tema, não tomamos o tempo suficiente para conhecer e compreender as distintas emoções e como elas nos afetam.

Entender os sentimentos

Por esse motivo, às vezes, confundimos os sentimentos; poderíamos pensar que alguém está com raiva, quando realmente está preocupado e esta confusão pode produzir graves consequências em nossas relações interpessoais. Para poder distinguir os sentimentos, precisamos primeiro conhecê-los e identificá-los em nós mesmos, para depois sermos capazes de fazer o mesmo com os outros.

É necessário saber quem são e parar para averiguar o que sentimos no momento, respondendo à pergunta: O que eu sinto exatamente? Ira, raiva, descontentamento…?

Assim, a primeira fase para poder gerir a emoção seria identificada. É fácil reconhecer emoções, já que as vemos nos demais. O que as torna complexas é o fato de que costumam surgir várias ao mesmo tempo.

Poderíamos dizer: “Me sinto feliz”, mas o que realmente você quer dizer? Você está triste, com raiva, envergonhado, com ciúmes, se sente culpado…? Qual dessas opções descreve seu sentimento?

Quando souber esta resposta, poderá aprofundar, analisar e tomar decisões a respeito. Separar e identificar as emoções nos permite saber o que sentimos, aprender a nos conhecer melhor e, partindo disso, enfrentar de forma mais eficaz nossos desafios.

Se tivéssemos sido ensinados a identificar e a lidar com as emoções desde a infância, a vida seria mais fácil. Se não tivemos a sorte de aprender isso quando pequenos, agora é o momento de começar.

Recomendados para você