As causas mais comuns de insegurança e como superá-las

Existem muitas razões pelas quais podemos nos sentir inseguros: medo do fracasso, de ser valorizado negativamente ou ter pouca confiança em nós mesmos. Propomos algumas estratégias para se sentir mais seguro.
As causas mais comuns de insegurança e como superá-las

Última atualização: 23 junho, 2022

A insegurança pode ter origens diversas; por exemplo, podemos nos sentir confiantes em nossas habilidades intelectuais, mas inseguros em nossas habilidades sociais. Muitas vezes a insegurança se manifesta em comportamentos como a preocupação excessiva com a aparência física ou em mostrar ou esconder algum traço particular de personalidade.

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, podemos ter experimentado sentimentos de insegurança e falta de autoconfiança. Neste artigo vamos falar sobre as causas mais comuns de insegurança e propor algumas ideias para superá-las.

Causas de insegurança

É claro que cada pessoa é um universo diferente no qual convergem diferentes experiências, condições sociais e traços de personalidade. No entanto, algumas das causas mais comuns de insegurança são as seguintes.

1. Insegurança devido ao medo do fracasso

Experiências de fracasso, especialmente situações recentes, tendem a afetar negativamente nossa autoconfiança. Embora todos tenhamos falhado em algum momento e os momentos de rejeição ou perda façam parte da vida, nem sempre estamos em condições de gerenciá-los da maneira mais construtiva.

Em geral, situações como a perda de um emprego, uma separação ou um problema de saúde inesperado muitas vezes despertam em nós sentimentos de fracasso e frustração.

A maneira como nossa autoestima é afetada por circunstâncias como essas faz com que comecemos a nos ver de maneira negativa. Da mesma forma, nos faz imaginar que outras pessoas também nos julguem com a mesma severidade e que até celebrem nossas derrotas.

mulher com dúvidas

2. Medo de feedback negativo

Por outro lado, é possível que identifiquemos a origem da insegurança no medo de ser avaliado de forma negativa. Por exemplo, ver-nos expostos ou sentir que podemos ser alvo de críticas ou comentários pode nos deixar ansiosos e, consequentemente, gerar insegurança.

Muito desse medo vem de experiências negativas na infância ou adolescência. Situações como ter sido criado ou em ambientes onde a competição e as notas receberam muita importância podem ter nos predisposto a construir padrões muito rígidos e inatingíveis para medir nosso próprio desempenho.

Da mesma forma, o medo da avaliação negativa nos leva a cultivar crenças negativas sobre nós mesmos e nossa atenção mental para focar em como pensamos que os outros nos percebem. Assim, tendemos a ter uma visão do mundo sem nuances, ou seja, as coisas vão bem ou dão errado, sem meio termo e sem espaço para reflexão sobre o que está além do nosso controle.

Finalmente, a insegurança associada ao medo de julgamentos negativos pode levar a sentimentos de culpa e vergonha por não cumprirmos nossos próprios padrões exigentes e talvez inatingíveis. Isso nos fará sentir inseguros e sem autoconfiança, porque acreditaremos que sempre podemos dar mais, que podemos fazer melhor.

3. Autoconfiança e percepção de apoio

Por fim, em muitas ocasiões, sentimentos de insegurança surgem da percepção de ter pouco apoio. Em outras palavras, sentir que temos apoio efetivo, seja emocional ou material, é muito importante para nossos sentimentos de segurança e autoconfiança.

Se você já passou por situações em que sente que nada o sustenta, que está por um fio e não há nada nem ninguém para amortecer sua queda, pode ter visto sua autoconfiança diminuir.

Sentir que podemos arriscar, tomar decisões corajosas em questões importantes ou nos arrepender e recomeçar depois de um erro são sinais de uma personalidade segura e estão intimamente relacionados ao tipo de apoio (social, familiar, econômico) que temos.

Irmãs abraçando

Como identificar a insegurança em uma pessoa

A insegurança afeta várias áreas da vida cotidiana, por isso não se manifesta da mesma forma em cada pessoa. Como resultado disso, é conveniente conhecer os sinais gerais dessa condição para saber identificá-la adequadamente:

  • Dificuldade em tomar decisões.
  • Necessidade de aprovação externa constante.
  • Medo de abandono, rejeição e críticas.
  • Neofobia ou medo de mudança, dificuldade de adaptação.
  • Alta auto-exigência e inflexível.
  • Pensamentos negativos sobre si mesmo.
  • Dificuldade de relacionamento social.
  • Sentimentos de inveja e ciúme.
  • Baixa tolerância à frustração.
  • Inibição ao comunicar as próprias necessidades e emoções.

Como podemos ganhar segurança?

Tendo em conta que a insegurança não tem, na maioria dos casos, uma única causa ou variável que a alimente, apresentamos uma lista de estratégias que o ajudarão a ganhar confiança.

  • Antes de tudo, trabalhe sua auto-estima, seja gentil e paciente. Tente assumir o controle de seu discurso interior.
  • Aprenda a tirar proveito das críticas, transforme-as em informação para crescer.
  • Tente não deixar o reforço social se tornar sua principal motivação.
  • Da mesma forma, comemore e compartilhe os objetivos alcançados.
  • Reconcilie-se com seu eu passado, aceite seus erros e deixe-os para trás: eles não definem você como pessoa.
  • Aceite e reconheça que você não é perfeito. Além disso, você não precisa ser, ninguém no mundo é. Permita-se explorar seus interesses e se reconectar com sua curiosidade.
  • Identifique e avalie quais coisas estão sob seu controle e quais não estão. Tenha em mente que seus resultados também dependem de fatores externos e não apenas do seu empenho ou esforço.
  • Procure apoio em seus entes queridos e nas pessoas em quem você mais confia. Talvez, se você pedir ajuda, perceba que existem muitas pessoas ao seu redor dispostas a apoiá-lo em tudo o que você precisa.

Ajuda profissional

Uma insegurança generalizada e intensa é um grande impedimento para funcionar no dia-a-dia e alcançar a felicidade. É por isso que pedir ajuda profissional pode ser muito útil para algumas pessoas.

Na terapia, técnicas e exercícios são usados para redefinir a autoimagem e o autoconceito. Reestruturações cognitivas e estratégias também são usadas para adquirir um estilo de comunicação assertivo, bem como para melhorar as habilidades sociais.

Como você pode ver, você pode tomar medidas para agir com mais segurança. Uma confiança que fará você enfrentar mais desafios, crescer em mais direções, enriquecendo sua vida da maneira que você realmente deseja.



  • González, M.A., Meline, M.C., Campano, C.C., Valdés, A.C., & Muñoz, H.M. (2016). Autoconfianza y prueba de selección universitaria de lenguaje y comunicación en Chile.
  • Rees, T. & Freeman, P. (2007) The effects of perceived and received support on self-confidence, Journal of Sports Sciences, 25:9, 1057-1065, DOI: 10.1080/02640410600982279