As 7 invenções mais importantes da história

Quer saber quais são as invenções mais importantes da história? Analisaremos 7 delas.
As 7 invenções mais importantes da história

Última atualização: 11 julho, 2022

Nosso dia a dia depende de uma série de ferramentas e instrumentos que tornam nossa realidade possível. Parece que sempre existiram, e por isso não paramos para refletir sobre sua importância.

Toda a estrutura da sociedade atual, o que foi e o que será, depende de uma série de invenções. Na época representavam um antes e um depois, e hoje fazem parte da rotina de quase todas as pessoas.

Não podemos incluir em uma única lista todas as invenções mais importantes da história. Reunimos apenas algumas delas, muitas das quais são subestimadas como garantidas. Suas datas de criação são referenciais, pois há intensos debates sobre quando e quem as inventou.

1. A Roda (3500 a.C)

Os mesopotâmicos inventaram a roda por volta de 3500 a.C. Apesar disso, evidências de sua criação também foram encontradas na Europa Oriental, Índia e China. As primeiras foram usadas no torno de oleiro, e só 300 anos depois foram usadas para transporte.

A flauta, agulhas de costura, cordas, tecidos, cestaria e barcos são apenas algumas invenções que antecedem a invenção da roda. As civilizações e o comércio foram aprimorados graças a ela e são uma invenção onipresente em nosso dia a dia.

rodas velhas
Estima-se que a roda tenha mais de 5.000 anos.

2. A bússola (200 a.C.)

A dinastia Han inventou a bússola por volta de 200 a.C. Foi inicialmente inventada como um instrumento de adivinhação, e não foi até a dinastia Song, mais de mil anos depois, que foi implementada como uma ferramenta de navegação. Faz parte do que é conhecido como as quatro grandes invenções da China.

O nome pelo qual era conhecida na China era o peixe que aponta para o sul. Os chineses descobriram que, se suspendiam uma magnetita para que ela girasse livremente, ela sempre apontaria para os pólos magnéticos. Era usado na época para escolher o local para construir casas, selecionar áreas de cultivos e localizar gemas raras.

3. Pólvora (900 d.C)

Durante a dinastia Tang, a pólvora foi inventada por volta de 900 d.C. A primeira fórmula da história é encontrada em Taishang Shengzu Jindan Mijue, um texto de 808. Apesar disso, já havia referência a uma invenção com as mesmas propriedades muito antes. Por exemplo, o alquimista Wei Boyang mencionou um composto que é claramente ela em 142 d.C.

De qualquer forma, foram os alquimistas que descobriram a combinação exata de ingredientes. Longe de ser explosiva, as primeiras formulações de pólvora eram altamente inflamáveis. Em seus primórdios foi incluída nas flechas e o resto é conhecido por todos. Devido à sua importância, a pólvora é uma das invenções mais importantes da história.

4. Papel-moeda (900 d.C.)

Embora seja verdade que o primeiro papel-moeda surgiu durante a dinastia Tang no século VII, o verdadeiro papel-moeda surgiu em 960. A essa altura, o governo Song estava com falta de cobre para cunhar moedas e optou por emitir notas de circulação geral.

Inicialmente, esse papel-moeda era emitido por empresas privadas e só em 1120 o governo central produziu seu próprio papel-moeda selado pelo Estado. A emissão descontrolada de papel-moeda logo levou a episódios de inflação. A ideia chegou à Europa pelas mãos de exploradores, incluindo Marco Polo e Guilherme de Rubruck.

5. Lupa (1300 d.C.)

Apesar das dúvidas sobre sua existência real, Salvino D’Armate é reconhecido como o inventor de óculos por volta de 1300 d.C. Claro, é precedido por uma longa história que vai desde a invenção da lupa até os primeiros livros sobre óptica. Essa é uma das invenções mais importantes da história.

Permitiu que milhares de pessoas conseguiram ler, embora a verdade seja que era uma ferramenta de luxo para aristocratas ou religiosos. Suas inovações causaram uma revolução que levou ao aperfeiçoamento do telescópio e à subsequente invenção do microscópio.

6. Eletricidade (1800 d.C.)

A eletricidade reúne uma série de líderes, entre os quais não podemos deixar de citar Humphry Davy, Warren de la Rue, Joseph Wilson Swan e Thomas Alva Edison. Alexander Lodygin patenteou uma versão da lâmpada incandescente em 1874 e, no mesmo ano, Henry Woodward e Mathew Evans obtiveram uma patente canadense para uma lâmpada com hastes de carbono.

Toda a estrutura da sociedade atual é governada pela dependência da eletricidade. Essa dependência tem menos de 200 anos e, apesar disso, parece que sempre vivemos com ela. Uma lista das invenções mais importantes da história estaria incompleta sem mencioná-la.

invenções mais importantes da história
O químico britânico Sir Joseph Wilson Swan inventou a lâmpada.

7. Antibióticos (1900 d.C.)

Como alertam os especialistas, o primeiro antibiótico da história, o Salvarsan, foi implementado em 1910. Graças a ele, milhões e milhões de pessoas são salvas todos os anos, e a expectativa de vida foi estendida desde sua implementação em uma média de 23 anos. Até meados da década de 1950, a medicina vivia a era áurea dos antibióticos e, desde então, houve uma redução no desenvolvimento de novas alternativas.

Como esperado, uma lista objetiva das invenções mais importantes da história deve incluir centenas de ferramentas. O papel, a imprensa, a máquina a vapor, o motor de combustão interna, o telefone, o automóvel, o avião, Internet, etc. são apenas algumas das invenções que marcaram um antes e um depois na história da civilização.

Pode interessar a você...
Artistas amaldiçoados cuja história você precisa conhecer
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Artistas amaldiçoados cuja história você precisa conhecer

Poetas, contadores de histórias, pintores, cartunistas, escultores, fotógrafos ... Eles estão todos ligados porque são artistas amaldiçoados.



  • Hutchings, M. I., Truman, A. W., & Wilkinson, B. Antibiotics: past, present and future. Current opinion in microbiology. 2019; 51, 72-80.