As 30 figuras históricas mais importantes

Pelas suas aspirações, pelas suas criações ou pelas suas ideias, hoje a humanidade que conhecemos é, em grande medida, assim, graças às suas contribuições.
As 30 figuras históricas mais importantes

Última atualização: 12 Dezembro, 2021

A história está repleta de pessoas que marcaram um antes e um depois na história da humanidade. Hoje o mundo é o que é graças aos seus pensamentos, ideias ou ações, com um significado que muitas vezes escapa ao nosso conhecimento. Para homenageá-los, aqui está uma lista das 30 figuras históricas mais importantes.

Claro que nossa seleção está incompleta, pois podemos facilmente escolher dezenas de heróis, escritores, filósofos e cientistas para cada país. Esperamos que, mesmo assim, seja um bom ponto de partida para nos aproximarmos de suas histórias. Vamos lá.

Os personagens mais importantes da história

Antes de começar, devemos primeiro alertar você: nossa lista não gira em torno de pessoas famosas por sua ética, mas pelas consequências que suas idéias ou ações geraram. Enquanto muitos deles mudaram a paisagem para melhor, outros não fizeram nada além de semear a escuridão.

Observe também que a seleção não é listada por importância; sua posição na lista é puro acaso.

1. Jesus de Nazaré

Uma figura importante no Cristianismo, Jesus de Nazaré foi um pregador judeu que viveu por volta do século 1 DC. Seu cisma hoje reúne mais de 2,4 bilhões de crentes e seu pensamento tem sido o foco de teólogos por dois milênios. Jesus nasceu em Belém da Judéia e, segundo a tradição, era descendente do Rei Davi.

2. Muhammad ( Maomé)

Para a religião islâmica, Muhammad é o último dos profetas (que é precedido por Jesus, Moisés e Abraão, entre outros). Ele nasceu em 570 DC. C. e morreu em 632 d. C.

Segundo a tradição, o profeta fundou o Islã após uma revelação do arcanjo Gabriel na caverna de Hira. Hoje, existem mais de 1,7 bilhão de muçulmanos em todo o mundo.

3. Cristóvão Colombo

O navegador e cartógrafo a serviço da Coroa de Castela estava encarregado de dirigir a exploração que resultaria na descoberta da América. A Idade Moderna, e com ela a globalização, começou em 12 de outubro de 1492, quando desembarcaram na Ilha de Guanahani (hoje Bahamas). Ele fez um total de quatro viagens antes de morrer em 20 de maio de 1506.

4. Júlio César

Gaius Julius Caesar foi um dos políticos e militares mais importantes da Roma Antiga. Ele nasceu no ano 100 a. C. e morreu em 44 a. Seu controle da República foi cercado de controvérsia e traição.

Uma de suas maiores conquistas foi a Guerra da Gália, que estenderia o território romano a partes do que hoje são França, Bélgica, Suíça, Alemanha e Holanda. Um complô arquitetado por alguns senadores acabou com sua vida.

5. Alexandre o Grande

Ele foi o rei da Macedônia até sua morte. Aristóteles foi o encarregado de sua educação e seu reinado é considerado pelos historiadores como o início do período helenístico. Ele nasceu em julho de 356 AC. C e morreu em junho de 323 aC. C., provavelmente envenenado.

Alexandre o Grande é uma das figuras heróicas mais importantes da antiguidade.

6. Platão

Platão é um dos filósofos mais importantes da história da filosofia. Discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, suas ideias sobre política, ética, cidadania, leis e psicologia, entre outras, ajudaram a consolidar o pensamento da civilização ocidental. Ele fundou a Academia em 387 AC. C., considerada a primeira universidade do Ocidente.

7. Lao-Tzu

Apesar das incógnitas que cercam sua vida, Lao-Tzu é uma das figuras históricas mais importantes do Oriente. Acredita-se que ele viveu entre os séculos VI e VI AC. C. e a autoria do Tao Te Ching, a obra mais importante do Taoísmo, é atribuída a ele.

A filosofia taoísta é praticada na China, Japão e Coréia do Sul, embora tenha milhões de seguidores em todo o mundo.

8. Leonardo da Vinci

O polímata florentino Leonardo da Vinci é a principal figura do Renascimento. Suas contribuições para a ciência, arte, música, medicina e filosofia são inquestionáveis. É um ícone universal graças a pinturas como La Gioconda ou A Última Ceia. Também por desenhar, com séculos de antecedência, esboços do que hoje são submarinos, helicópteros e automóveis. Ele nasceu em abril de 1452 e morreu em maio de 1519.

9. Johannes Gutenberg

O inventor da máquina de impressão móvel moderna não poderia estar ausente desta lista das figuras históricas mais importantes. Sua invenção não só permitiu a divulgação da cultura, mas é considerada o início da propaganda. Isso coincidiu com o cisma luterano, de modo que foi uma alavanca de apoio para proclamar as idéias protestantes. Gutenberg nasceu em Mainz em 1400 e morreu em 1468.

10. Miguel de Cervantes

Considerado um dos mais importantes escritores da literatura universal, Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em 1547 e morreu em 1616. Sua obra principal, O Engenhoso Hidalgo Dom Quijote de la Mancha, é o primeiro romance moderno e o segundo livro mais publicado e traduzido do mundo, somente depois da Bíblia. Cervantes participou da Batalha de Lepanto e ficou cinco anos preso em Argel.

11. Albert Einstein

Talvez o físico mais famoso de todos os tempos. Albert Einstein é um dos pais da mecânica quântica por meio de seu trabalho sobre a relatividade especial e a relatividade geral.

Einstein ganhou o Prêmio Nobel de Física, mas não por esses trabalhos, mas por suas publicações sobre o efeito fotoelétrico. Sua equação, E = mc², é sem dúvida a mais conhecida de toda a história.

12. Adolf Hitler

O líder da Alemanha nazista é a figura histórica mais importante do século XX. Suas ideias são sintetizadas em seu livro Mein Kampf, parcialmente escrito durante sua permanência na prisão após um golpe de Estado fracassado em 1923. Hitler cometeu suicídio junto com Eva Braun em 1945 no bunker da Chancelaria quando a vitória dos Aliados era iminente.

13. Charles Darwin

O autor de A Origem das Espécies (1859) lançou as bases para o que hoje é conhecido como teoria da evolução. Hoje, suas idéias, como a seleção natural, são amplamente aceitas pela ciência. As observações que o levaram a postular sua teoria foram feitas após a viagem do Beagle, uma circunavegação de quase cinco anos em que conseguiu percorrer grande parte do globo.

14. Karl Marx

O pensamento de Karl Marx moldou completamente a história política, filosófica e econômica após sua morte. A corrente que leva seu nome, marxismo, comunismo moderno e socialismo científico são derivados de suas ideias expressas no Manifesto do Partido Comunista (1848) e Capital (1867). Marx se concentrou na ideia de que as sociedades avançam graças à dialética da luta de classes.

15. Isaac Newton

Considerado por muitos o maior cientista de todos os tempos, Isaac Newton é o pai da lei da gravitação universal e da física clássica. Suas contribuições em cálculo, matemática, luz e ótica já o tornaram uma referência em seu tempo. Ele também escreveu alguns tratados sobre alquimia e teologia. Ele morreu aos 84 anos devido a uma cólica renal.

16. Genghis Khan

Genghis Khan foi um dos líderes militares mais ambiciosos da história. Em apenas alguns anos, ele conseguiu estender o Império Mongol por milhares de quilômetros, consolidando assim, pelo menos em termos territoriais, um dos maiores impérios da história. Ele morreu em 1227 com 65 anos.

17. Mahatma Gandhi

Gandhi conseguiu carimbar uma assinatura entre as figuras históricas mais importantes devido ao seu pensamento e ao estabelecimento de protestos não violentos. Um dos eventos mais importantes de sua vida foi a Marcha do Sal, que levaria à independência da Índia do Império Britânico. Ele foi assassinado aos 78 anos por um fanático integracionista.

18. Louis Pasteur

Pasteur não é apenas responsável pelo processo de pasteurização, mas seus estudos têm contribuído amplamente para a criação de vacinas, antibióticos e processos de esterilização.

Pasteur marcou um antes e um depois nas ciências naturais, especialmente na química e na bacteriologia. Ele morreu em setembro de 1895 na França, aos 72 anos.

19. Galileo Galilei

O famoso astrônomo é um dos fundadores da revolução científica do Renascimento. Ele fez melhorias no telescópio com o qual ele poderia realizar diferentes trabalhos experimentais. Ao contrário da crença popular, ele não foi executado pela Inquisição, mas condenado ao confinamento em sua casa. Embora existam dúvidas sobre sua atribuição, a frase “Eppur si muove” (Mas ela se move) já passou para a história da cultura popular.

20. Wolfgang Amadeus Mozart

Um gênio indiscutível na história da música, Mozart é um personagem que dispensa apresentações. É considerado o maior expoente do estilo clássico, com uma extensa obra apesar de sua morte precoce (apenas aos 35 anos). Não poucas especulações surgiram sobre isso, sem, é claro, teorias sobrepostas sobre envenenamento. Seu trabalho é tão elogiado hoje quanto era naquela época.

21. Aristóteles

As obras de Aristóteles são uma referência para a teoria política, religiosa, filosófica, científica e natural do Ocidente. Ele fundou o Liceu, que seria um participante do nascimento formal da escola peripatética. Mais de 2.000 anos após sua morte, seu pensamento continua a influenciar escritores, pensadores, artistas e filósofos.

22. Michelangelo

O pintor, escultor e arquitecto renascentista é responsável por obras de âmbito universal como El David ou a abóbada da Capela Sistina. Perfeccionismo foi sua principal característica, o que o levou a uma reputação como poucos artistas tiveram na vida. Morreu aos 88 anos, após uma carreira de mais de 70 anos ligada à arte.

23. Neil Armstrong

O primeiro homem a pisar na lua, sem dúvida, merece um lugar entre as figuras históricas mais importantes. Em julho de 1969, milhões de telespectadores em todo o mundo ouviram a frase mítica ” Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade “. Hoje, no início da exploração marciana, essas palavras têm mais eco do que nunca.

24. Sigmund Freud

O pai da psicanálise é uma das figuras intelectuais do século XX. Como outros personagens desta lista, sua vida e contribuições geram controvérsia. Hoje, algumas de suas idéias, como o complexo de Édipo, são conhecidas por boa parte da humanidade.

25. Joseph Stalin

O sucessor de Lenin como a figura mais alta da União Soviética desempenhou um papel de liderança nos eventos políticos e militares da primeira metade do século XX. Stalin morreu em 5 de março de 1953, aparentemente de um derrame causado por hipertensão.

26. Marie Curie

Curie é a cientista mais conhecida da cultura popular, graças ao ressurgimento de suas descobertas nas últimas décadas. Ele foi o primeiro a receber dois prêmios Nobel diferentes, um em Física (por suas contribuições no campo da radiação) e outro em Química (por seus estudos sobre rádio e polônio). Curie morreu de anemia aplástica aos 66 anos na França.

27. Martin Luther King

Ativista pelos direitos civis dos afroamericanos nos Estados Unidos, trabalho pelo qual recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Ele combinou essas atividades com seu serviço como pastor da Igreja Batista.

Martin Luther King foi assassinado em Memphis em 1968, tornando-se um dos assassinatos mais populares da história do país. Seu legado é sentido até hoje.

28. Napoleão Bonaparte

Considerado um dos maiores estrategistas militares da Idade Moderna, Napoleão Bonaparte teve um papel decisivo no reordenamento político administrativo da Europa no início do século XIX. Ele foi proclamado imperador dos franceses e rei da Itália. Ele morreu em maio de 1821.

29. Martinho Lutero

Junto com Calvino, Lutero é a figura mais representativa da Reforma Protestante e não poderia faltar em nenhuma lista das figuras históricas mais importantes. Sua revolução é conhecida hoje como Cisma Luterano, que dividiu a igreja em duas metades para sempre. O agostiniano nasceu em 1483 e morreu em 1546.

30. William Shakespeare

Considerado o mais importante escritor da língua inglesa, Shakespeare é autor de obras que hoje são emblemas da cultura popular: Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth e Otelo são apenas alguns deles. Em sua vida, ele colheu grande fama, embora não tanto quanto a que obteve depois de sua morte. “Ser ou não ser, eis a questão”  ressoa nos ouvidos de todos os seus admiradores.

Com esta frase do autor inglês, fechamos nossa lista das figuras históricas mais importantes. Embora tenhamos omitido centenas de nomes, como avisamos no início, essas figuras marcam sua assinatura por seu significado poético, literário, artístico, filosófico, teológico e científico.

Pode interessar a você...
Magnólia, um drama cheio de histórias verdadeiras
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Magnólia, um drama cheio de histórias verdadeiras

A falta de autoestima e o arrependimento se refletem no filme Magnólia, um drama repleto de histórias verídicas. Conheça-o neste artigo!