As novas artes no mundo
Há todo um conjunto de novas artes que respondem às enormes mudanças culturais que temos vivido nas últimas décadas. É bom conhecê-las ou tê-las em mente já que, como espectadores, podemos enxergar novas formas de expressão nelas. Como artistas, podemos encontrar novos caminhos para explorar a criatividade.
A arte é um dos recursos que temos ao alcance para conhecer, expressar e renovar a nós mesmos. São muitos os estudos que evidenciam o potencial da arte no bem-estar pessoal. O ideal seria que todos nós incluíssemos dentro de nossas vidas um espaço para a criação artística.
Quando o assunto é arte, o importante não são os resultados, e sim a prática. Está claro que nem todos podemos ser grandes artistas, nem criar obras para exposições ou torná-las conhecidas pelo mundo todo. O essencial é que utilizemos a prática como uma forma de expressão, seja na área das artes clássicas ou no mundo das novas artes.
“A arte deve consolar o perturbado e perturbar o cômodo”.
– Banksy-
As artes clássicas
As artes clássicas são aquelas que existem desde a antiguidade e que, tradicionalmente, acompanharam o homem e as sociedades ao longo da história.
Quase todas elas têm um passado remoto e estão presentes deste que o ser humano surgiu. A princípio, estavam muito associadas com o mágico, mas logo ganharam autonomia.
As seis artes clássicas são as seguintes:
- A pintura. Esta talvez seja a primeira arte que surgiu na humanidade. Consiste basicamente em representar a realidade graficamente, através do uso de figuras e/ou cores, sobre um suporte sólido.
- A escultura. Também é uma arte antiquíssima, que está relacionada à modelagem de materiais para construir figuras que representam o mundo, seja de forma concreta ou abstrata.
- A música. Surgiu muito cedo na história, imitando os sons da natureza. No princípio tinha um fim exclusivamente ritualístico. Tem a ver com a produção de sons harmônicos, por meio da voz ou de algum instrumento.
- A dança. Também tem uma origem ritualística e, nesse caso, seu veículo de expressão é o próprio corpo, que se harmoniza com o ritmo da música. A princípio, o teatro fazia parte da dança, mas logo se tornou independente.
- A arquitetura. Está relacionada com a construção de edificações que cumpram com um fim estético. Também é uma das artes mais antigas, já que existem edifícios ritualísticos que datam de vários milhares de anos atrás.
- A literatura. É um tipo de arte mais tardia, que conheceu primeiro a narração oral e logo transportou-se para o plano escrito.
O cinema é considerado a sétima arte. Surgiu somente no século XX e, de uma forma ou de outra, reúne todas as demais artes. Pode-se dizer que é o pioneiro das novas artes no mundo.
As novas artes
A vida urbana, a tecnologia e as novas formas de sentir mudaram o panorama mundial. Algumas das novas artes no mundo são as seguintes:
- Fotografia. A fotografia é uma das novas artes que mais se popularizaram. É definida como a arte de pintar com a luz através de um dispositivo chamado câmera.
- Circo. Os talentos exibidos no circo e as novas formas de apresentar seus espetáculos o transformaram em uma arte. Pertence às artes de espetáculo e combina teatro, música e dança.
- Gastronomia. A cozinha é uma atividade que pode alcançar níveis de complexidade enormes. Também é uma forma de expressão individual e social, por isso é considerada uma das novas artes.
- Histórias em quadrinhos. Combina pintura, literatura e cinema para oferecer uma nova forma de expressão, que começou com o desenvolvimento dos meios de comunicação impressos. Há um subgênero que está ganhando relevância: o romance gráfico.
- Novas artes plásticas. Dentro das novas artes há várias formas de expressão que se encontram nas artes plásticas. A arte digital, o grafite, a new media art, a arte multimídia, interativa e eletrônica, assim como as intervenções no espaço público que são consideradas desenvolvimentos da pintura e da escultura.
As novas artes surgiram como uma resposta a essas mudanças na forma de perceber, sentir e expressar o mundo. Embora não tenham a mesma tradição das anteriores, são igualmente válidas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Shiner, L. (2004). La invención del arte. Una historia cultural.(EH Julibert, Trad.) Barcelona: Paidós.