5 maneiras de aumentar a confiança em nós mesmos

· novembro 21, 2016

A confiança em si mesmo não é uma qualidade que simplesmente desperta um dia; na realidade ela é construída ao longo do tempo e requer trabalho. Os sentimentos de inutilidade, as humilhações ou os medos aos quais todos, uns mais e outros menos, estamos submetidos desde a infância não desaparecem sozinhos. Nunca é tarde demais para começar a construir, mas é necessário colocar a primeira pedra.

A chave para melhorar a autoconfiança é saber que isso não é algo que pode ser aprendido, como um conjunto de regras, mas sim algo construído a partir de um estado mental. Este estado mental passa pelo pensamento positivo, muita prática, formação, conhecer a si mesmo e conversar com os outros, entre outras coisas.

Acredite em si mesmo como um ser original

Ficar nos comparando com os outros só leva à erosão da autoconfiança. No fundo, é um absurdo fazer comparações porque cada um de nós é de uma maneira. Em vez de perder tempo comparando-se com os outros e sentindo pena, empregue essa energia na exploração das suas faculdades, para desenvolver suas habilidades e cumprir seus propósitos.

rosto-de-perfil-de-e-de-frente-de-uma-mulher

Você não é como os outros. Você não precisa ser. O que você tem é o suficiente, ele deve ser suficiente, porque é o que você tem. Lamentar-se por não ser de outra forma só irá prejudicar a sua autoestima. Em vez disso, procure dentro de si mesmo os seus pontos fortes. Você já os possui, mas ainda não explorou porque passou muito tempo se lamentando.

Lembre-se de quem você é, pelo que você passou e o que te torna especial. Ao conhecer o seu verdadeiro eu, a pessoa que está sob a fachada irá renascer.

Deixe para trás a dor do passado

O passado, passado é? Nem sempre. O passado só fica para trás quando você é capaz de perdoar aos outros e a si mesmo, quando você é capaz de aproveitar as experiências dolorosas para aprender e para tornar-se forte. As experiências dolorosas do passado são aquelas que fizeram você ser quem é hoje. Sinta-se orgulhoso das suas cicatrizes, porque elas são a sua força.

Às vezes a carga de memórias e traições do passado pesa sobre nós e os efeitos dos erros cometidos nos fazem sentir culpados. Em vez de arrastar toda essa dor, opte por perdoar e deixar tudo isso para trás. Olhe para frente, viva o presente e concentre-se em seu próximo destino.

Tudo o que aconteceu com você são as lições que deve usar como base para o seu crescimento, para criar um novo nível de pensamento e ser mais forte e mais maduro. Não leve-as consigo, use-as para crescer, para se apoiar.

Supere o medo de sair da sua zona de conforto

Sair da zona de conforto é algo arriscado e, portanto, pode ser assustador. Mas é aí que você irá expandir seus horizontes e descobrir um mundo cheio de possibilidades que você não conhecia até agora. Mas você tem que sair para vê-lo.

Dê este primeiro passo, ainda que seja pequeno. Ele vai ajudá-lo a se conhecer melhor, a explorar suas verdadeiras habilidades e a superar a primeira barreira real: você mesmo. Seus limites estão onde você os coloca.

pes-flores

Você só consegue ganhar confiança em si mesmo fazendo aquilo que mais tem medo. Quando você enfrenta esses medos, percebe que não são nada mais do que uma invenção da sua mente traiçoeira. E quando você o faz , se sente poderoso, com capacidade de fazer muito mais.

Você é muito mais do que o seu passado ou seus títulos

Quem você é não vem definido pelo seu passado, pelo seu sobrenome ou seus títulos. Pode ser que isso importe para muitos que estão ao seu redor, mas você é muito mais do que isso. Você não se define por isso. Isso faz parte de você, é claro, mas há muito mais coisas que complementam o seu verdadeiro eu.

Para aumentar a confiança em si mesmo você precisa se reconhecer, se encontrar e decidir apostar em você. Descobrir a si mesmo irá causar uma profunda transformação. Você vai começar a agir de forma diferente, mais consciente e mais focado.

Este conhecimento também fará com que você descubra suas vulnerabilidades. Enfrente suas fraquezas com amor para dar-lhes um sentido, que não seja outro senão mostrar-lhe o caminho para melhorar e crescer.

Viva a vida dentro dos seus próprios valores

Seu espírito morre lentamente quando você vive em contradição com seus próprios valores. Sua vida é sua e, portanto, você é responsável por ela. Se você se deixa levar por aquilo que vem de fora e não é fiel a si mesmo, você deixa de ser livre, se submete e perde a confiança.

Se você estiver em uma situação ou um relacionamento de que não gosta, lembre-se de que isso é apenas o resultado das suas próprias decisões. Lembre-se também de que você está preparado para escolher um caminho melhor para si mesmo, embora possa parecer impossível quebrar o padrão.

olhos-verdes

Se você reconsiderar a situação e filtrá-la através dos seus valores, vai ver como a sua confiança floresce como resultado da sua tenacidade e força mental. Seus valores são muito mais fortes do que as imposições externas e convenções sociais. Se ninguém vive para você, ninguém pode decidir por você. Portanto, reveja seus valores e conheça a si mesmo.

A autoconfiança cresce quando conduzimos nossas próprias vidas, quando somos os motoristas em vez de passageiros. Tomar decisões com base no que é certo para você irá ajudá-lo a superar as inevitáveis dificuldades. Isso também irá aumentar a sua confiança em si mesmo.