Benefícios psicológicos de ler biografias

março 21, 2019
Aprender com as biografias de grandes homens e mulheres faz com que coloquemos o mundo em perspectiva. Saber como eles enfrentaram seus problemas, como acreditaram em si mesmos, como foram capazes de encontrar e explorar seus talentos e como orientaram suas vidas nos ajuda a aprender a guiar a nossa própria vida.

Veremos a seguir quais são os benefícios psicológicos de ler biografias. Nós sabemos que a leitura tem um impacto no nosso bem-estar psicológico e emocional. É uma forma muito eficaz de manter nosso cérebro ativo e melhorar nossa empatia e criatividade. Nos aproxima do pensamento ambíguo e aumenta a conectividade neuronal do cérebro, entre outras coisas.

Se, além disso, nós observarmos os benefícios que cada gênero literário agrega aos anteriores, a lista de benefícios crescerá consideravelmente. Dizem que ler biografias é como subir nos ombros de um gigante. E isso é verdade! Esta é uma forma muito eficaz de conhecer perspectivas diferentes e mais elevadas.

Ler em detalhes sobre pessoas comuns fazendo coisas extraordinárias é uma fonte inesgotável de inspiração. Esta é a principal diferença entre ler ficção e ler sobre pessoas reais, como eu e você. Sob o olhar da psicologia, a leitura de biografias pode ser uma ferramenta muito eficaz para o  desenvolvimento de habilidades e capacidades. Veremos a seguir alguns dos benefícios que este tipo de leitura pode nos proporcionar.

Ler biografias nos oferece lições de vida valiosas

Não há nenhuma dúvida de que a vida é uma grande professora. O conhecimento da vida é, na verdade, um conhecimento acumulado. Ele nos influencia, mesmo quando não percebemos. Este conhecimento de vida age como conselheiro, como armazém de sabedoria.

Claro que uma só pessoa não pode acumular todas as experiências da vida, mas isso não significa que devemos renunciar às lições. Conhecer a vida de outras pessoas através de suas biografias nos ajuda a obter este conhecimento de vida e de experiências vividas, de conquistas e de fracassos. De atos e consequências, de reconhecimentos e também de injustiças.

Mulher tomando café e lendo um livro

Nos aproxima da perspectiva histórica

Ler biografias também é ler sobre o que nos cerca e sobre as condições sociais e ambientais do personagem histórico escolhido. Às vezes, aprende-se mais história através de seus protagonistas do que através dos grandes tratados da história.

Conhecer a história nos ajuda a compreender nosso presente e o mundo que nos cerca. Conhecer as referências culturais que nos influenciam ajuda a entender o porquê de alguns eventos, inclusive de algumas atitudes próprias ou alheias. Isso tudo nos dá valiosas ferramentas para enfrentar o mundo.

“Aqueles que não podem lembrar do passado estão condenados a repeti-lo”.
-George Santayana-

Promove a autodescoberta

A autodescoberta é um dos processos que nos ajudam a gerar o autoconceito. Através dos detalhes das experiências de outras pessoas, de suas situações e limitações, será mais fácil ter uma ideia de quem somos por comparação.

Também amplia o enfoque e as opiniões que sustentamos sobre alguns assuntos. Nos permite ver o mundo de outras formas e obter diferentes pontos de vista. Ou, do contrário, nos aportam argumentos que ratificam nossos valores ou crenças a partir de outras perspectivas.

Ajuda a enfrentarmos o medo do fracasso

Muitas das biografias de pessoas importantes e notáveis têm muitas lições sobre o medo do fracasso. Temos a estranha ideia de que o sucesso é uma estrada firme e reta que nos levará até onde queremos.

Ler sobre a vida de pessoas bem-sucedidas nos fará entender que este caminho não é reto nem é firme. Que por trás de cada sucesso costumam haver várias tentativas falhas, que nós chamamos de fracassos, mas que eles tomaram como lições com as quais puderam seguir em frente e não se render. Sem derrotas, nós não aprenderíamos nada.

Pessoa lendo livro

Melhora nosso nível cultural geral

Isso acontece com a leitura de não-ficção em geral, mas a vantagem de fazer isso através da leitura de biografias é que na vida real das pessoas acontecem muitas situações.

Podemos nos aproximar de muitos mundos, com contextos sociais muito diferentes aos quais, talvez, nós não tenhamos acesso em nossas próprias vidas, por isso os conhecimentos adquiridos através desta leitura são de vários campos.  A melhora do nível cultural influencia de maneira direta a nossa autoestima.

Ler biografias é fácil

Além dos vários benefícios de ler biografias, existe uma outra razão pela qual você pode escolhê-las: as biografias costumam ser livros de leitura mais fácil. Por estas razões, a leitura deste tipo de literatura é mais do que recomendável.

Aprender com os grandes homens e mulheres (e também com os bons e ruins) coloca o nosso mundo em perspectiva.  Saber como eles enfrentaram seus problemas, como acreditaram em si mesmos ou como foram capazes de encontrar e explorar seus talentos, o que e como orientaram suas vidas, é uma fonte incrível de conhecimento que nos ajuda a guiar a nossa.