7 benefícios de sair das redes sociais por um tempo

Você está pensando em dar uma folga ao Instagram? Neste artigo, você descobrirá quais são os benefícios de sair das redes sociais por um tempo.
7 benefícios de sair das redes sociais por um tempo

Última atualização: 23 Agosto, 2021

Hoje, as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia. No entanto, algumas evidências indicam uma ligação entre o uso excessivo dessas plataformas e o risco de desenvolver certos problemas de saúde mental. A seguir, apresentaremos alguns benefícios de sair das redes sociais por um tempo.

Embora possa parecer impensável parar de verificar o Instagram ou o Facebook por um dia, fazer isso pode ser uma coisa boa. Não só irá ajudá-lo a prevenir diferentes condições, mas também permitirá que você viva novas experiências agradáveis.

Sair das redes sociais pode ser benéfico?

Os meios de comunicação costumam publicar manchetes alarmistas em que falam sobre os perigos das redes sociais. No entanto, nem todas as informações publicadas na Internet são confiáveis. Assim, surge a pergunta: o que é verdade nesta afirmação?

Em 2016 foi publicada uma pesquisa que avaliou a relação entre depressão e o uso de redes sociais em jovens adultos americanos. Os resultados mostraram que o maior uso de redes sociais estava associado a altos níveis de depressão.

Por outro lado, Twenge et al (2017) desenvolveram outro trabalho semelhante, mas desta vez com adolescentes americanos. A conclusão foi que quem ficava mais tempo nas redes sociais tinha uma maior probabilidade de sofrer de problemas psicológicos. Enquanto isso, aqueles que realizavam atividades sem telas tiveram um risco menor.

Com base nisso, podemos dizer que os benefícios de sair das redes sociais por um tempo são reais. Tudo o que é feito ou consumido em excesso acaba sendo negativo para a saúde física e mental. Portanto, é lógico supor que fazer uma pausa ocasional das redes sociais e da Internet é algo positivo.

Pessoas olhando para seus celulares no ônibus

Os benefícios de sair das redes sociais por um tempo

É importante ressaltar que ainda não há um consenso científico sobre o uso das redes sociais e a saúde mental. A pesquisa mencionada mostra uma correlação, mas não uma causalidade.

Mais estudos ainda precisam ser realizados para determinar essa ligação de forma eficaz e entender os mecanismos envolvidos. Apesar disso, não se pode negar que se desconectar das redes sociais pode ser benéfico.

1. Previne a ansiedade, a depressão e outros problemas

Esse é um dos benefícios de sair das redes sociais se levarmos em consideração estudos anteriores. Desconectar-se por um tempo pode ser uma boa maneira de prevenir problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

O que foi dito acima não significa que as redes sociais sejam ruins. Inclusive, é possível encontrar espaços dedicados à promoção da saúde psicológica nessas plataformas. Então, a questão em si não são as redes sociais, mas o tipo de uso que é dado a elas. Se forem usadas como ferramentas de crescimento pessoal, podem ser grandes aliadas.

2. Ajuda a evitar o vício

Krach et al (2010) publicaram um artigo no qual apontaram que as interações sociais bem-sucedidas promovem a liberação de dopamina. Esse neurotransmissor está envolvido na sensação de prazer, sendo liberado também com o uso de drogas. Dessa forma, as redes sociais abrem milhões de possibilidades de interação que estimulam o cérebro, o que pode se tornar um vício comportamental.

Por esse motivo, um dos benefícios de sair das redes sociais por um tempo é que você não se tornará dependente. Quem desenvolve esse vício sente ansiedade e estresse ao ficar sem o celular, o que prejudica a sua qualidade de vida.

3. Interação cara a cara

Um dos problemas associados ao uso da Internet é que os vínculos que estabelecemos com outras pessoas costumam ser supérfluos. Devido às limitações impostas pela tecnologia durante a comunicação, muito da linguagem não verbal e outros aspectos da interação são perdidos. Consequentemente, os laços podem se tornar muito fracos e insatisfatórios.

Portanto, se afastar das redes sociais é uma excelente oportunidade para se comunicar no mundo real com aqueles que você aprecia. Não há como negar que essas plataformas nos ajudam a ficar conectados; o ruim é que, sem perceber, elas podem nos afastar dos demais.

4. Permite conhecer melhor o seu entorno

Às vezes, as pessoas ficam tão imersas em espaços virtuais que esquecem que existe um mundo lá fora. Aos poucos, familiares, amigos, colegas de trabalho ou da escola tornam-se indivíduos distantes.

Reduzir o tempo que você passa na Internet pode ajudá-lo a se reconectar com as pessoas próximas a você.

5. Evita a obesidade e outros problemas físicos

Os benefícios de sair das redes sociais por um tempo não se limitam ao psicológico, pois também influenciam o aspecto físico. O uso de celulares, tablets e computadores implica ficar inativo por longos períodos de tempo, mantendo um estilo de vida sedentário.

Evidências científicas indicam que esse hábito está relacionado a problemas de saúde física, como obesidade, doenças cardiovasculares, etc. Para evitar isso, tente usar parte das horas que você investe nas redes sociais para fazer alguma atividade física. Não se trata de ter uma rotina pesada na academia, basta sair para caminhar com frequência.

Mulher caminhando ao ar livre

6. Aumenta a sua autoestima

As pessoas costumam usar as redes sociais para buscar ideais que aspiram alcançar e isso pode gerar complexos. Não é segredo para ninguém que costumamos tentar mostrar o nosso “melhor lado” nestes espaços. Como resultado, criamos uma imagem que, basicamente, só gera desconforto: pela dissonância com o eu real e pelo investimento necessário para mantê-lo.

Desta forma, é importante lembrar que todos vivenciam conflitos pessoais diferentes. O que você vê no Facebook ou no Instagram não é a realidade. Se você reduzir o tempo gasto nesses aplicativos, é menos provável que seja vítima dessa ilusão.

7. Sair das redes sociais melhora a sua qualidade de vida

Considerando os pontos anteriores, é possível afirmar que o uso responsável das redes sociais melhora a qualidade de vida. Ele previne não só problemas de saúde mental, mas também físicos, o que aumenta a sensação de bem-estar.

Concluindo, existem muitos benefícios de sair das redes sociais por um tempo. A verdade é que podemos tirar proveito delas se as usarmos com responsabilidade. Lembre-se de que, se você estiver passando por algum tipo de sofrimento emocional, sempre poderá buscar ajuda profissional.

Pode interessar a você...
A distância patológica entre o que sentimos e o que mostramos nas redes sociais
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A distância patológica entre o que sentimos e o que mostramos nas redes sociais

As redes sociais podem apresentar uma distância patológica entre o que sentimos e o que mostramos ao mundo, aumentando a nossa ansiedade.



  • Arab, L. E., & Díaz, G. A. (2015). Impacto de las redes sociales e internet en la adolescencia: aspectos positivos y negativos. Revista Médica Clínica Las Condes, 26(1), 7-13.
  • Krach, S., Paulus, F. M., Bodden, M., & Kircher, T. (2010). The rewarding nature of social interactions. Frontiers in behavioral neuroscience, 4, 22. https://doi.org/10.3389/fnbeh.2010.00022
  • Lin, L. Y., Sidani, J. E., Shensa, A., Radovic, A., Miller, E., Colditz, J. B., Hoffman, B. L., Giles, L. M., & Primack, B. A. (2016). ASSOCIATION BETWEEN SOCIAL MEDIA USE AND DEPRESSION AMONG U.S. YOUNG ADULTS. Depression and anxiety, 33(4), 323–331. https://doi.org/10.1002/da.22466
  • Twenge, J. M., Joiner, T. E., Rogers, M. L., & Martin, G. N. (2018). Increases in Depressive Symptoms, Suicide-Related Outcomes, and Suicide Rates Among U.S. Adolescents After 2010 and Links to Increased New Media Screen Time. Clinical Psychological Science, 6(1), 3–17. https://doi.org/10.1177/2167702617723376