Cada ferida é uma vitória - A Mente é Maravilhosa

Cada ferida é uma vitória

julho 23, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Mulher celebrando vitória

Ao longo de nossas vidas temos que passar por uma série de etapas indiscutíveis que nos fazem amadurecer, crescer, e nos transformarmos no que realmente queremos ser, obtendo cada vitória que tanto esperamos.

Cada etapa é um aprendizado, mas o que acontece quando ficamos presos em uma destas etapas? Quando não avançamos na vida, ficamos estáticos e talvez perdidos, sem saber para onde ir. Por que não superar o que está acontecendo conosco?

“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao seu fim. Fechando ciclos, fechando portas, terminando capítulos; não importa o nome que dermos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já acabaram.”
-Paulo Coelho-

Em nossa vida passamos por momentos felizes, mas também enfrentamos momentos tristes e traumáticos que causam feridas e cicatrizes. Devemos abraçar estes momentos para seguirmos com nossas vidas e superarmos a etapa na qual nos encontramos. Este é o momento de descer do trem.

Eu descerei na próxima estação

É preciso estar seguro para superar as etapas que todos temos em nossas vidas. Para isso, é importante saber de quais etapas estamos falando:

  • A infância é a primeira etapa que nos permite observar e investigar o mundo no qual vivemos.
  • A adolescência é a segunda etapa na qual as emoções são vividas intensamente.
  • A juventude e a idade adulta são a terceira etapa que nos coloca em um mundo de responsabilidades e decisões.
  • A velhice é a última das etapas formada por diversas lembranças e histórias.

Estas são as quatro etapas importantes pelas quais todos passamos ou passaremos em algum momento. Curiosamente, passar da infância para a adolescência é algo que todo mundo supera. No entanto, quando chegamos à idade adulta isso se complica.

São muitas as pessoas que decidem ficar na adolescência, onde podemos fugir das responsabilidades e decisões que fazem parte da vida dos adultos.

mulher-refletindo-sobre-suas-vitórias

Da mesma maneira, quantas pessoas querem ficar na idade adulta recusando a velhice que chega imediatamente após?

Podemos decidir ficar em uma etapa, mas este não é o curso natural da vida e, como tudo, escolhê-lo terá suas consequências.

“Viva cada etapa da sua vida intensamente porque o passado, passado é, para não sofrer pelo que poderia ter sido.”
-Ivelisse Guerrero-

Para darmos um exemplo, sabemos por que ocorre a terrível crise dos 40? Por que muitas pessoas dessa idade acabam se comportando como adolescentes?

É o medo do que virá, o passar do tempo que corre e corre sem parar nos aterroriza e abre grandes feridas de frustração e impotência que precisamos curar.

Cure suas feridas e transforme cada uma delas em uma vitória

Quando ficamos presos em uma etapa, seja por comodismo, medo, traumas ou qualquer outro motivo, uma ferida surge em nós por não estarmos vivendo a vida como queríamos ou como deveríamos.

Você já sentiu alguma vez a sensação de não ter sonhos? De que nada parece ter sentido? Podemos sentir isso em qualquer etapa de nossas vidas e, em alguns casos, este pensamento pode nos levar a uma depressão.

homem-celebrando-vitória

No entanto, devemos saber que em cada etapa irão ocorrer coisas positivas, mas também coisas negativas. Coisas que nos farão estar preparados ou não para passar para o próximo vagão.

Aceite que é normal se sentir ferido às vezes pelo passar do tempo, pelo estresse das preocupações, pelo medo de adquirir responsabilidades… mas, há solução!

Ficar em uma etapa não fará mais do que alimentar esta ferida aberta. Para cicatrizá-la e transformá-la em vitória, devemos ver mais além. Somente assim poderemos seguir avançando em nossa vida, ainda que levemos em nossas costas uma mochila cheia de cicatrizes de aprendizados.

Mas, se você superar uma etapa, assegure-se de ter cicatrizado bem a sua ferida, pois ela pode se abrir a qualquer momento, algo que sem dúvidas será mais doloroso.

Minhas feridas me ensinaram que ficar não é a solução, e que avançar é o que me fará entender aquilo que um dia carecia de compreensão.
Compartilhar

Avance sempre na sua vida, ainda que ela doa, ainda que o caminho seja difícil. A vitória será aceitar e cicatrizar esta ferida que ficou para trás e que agora é vista como mais um aprendizado.

Não se permita ficar em um vagão, quieto, enquanto o trem continua o seu caminho. O tempo passa e devemos aprender a caminhar e progredir, sempre aspirando chegar ao último vagão cheios de felicidade.

Recomendados para você