A importância de uma caixa de primeiros socorros psicológicos na empresa

· julho 17, 2018

Toda empresa sabe da importância de que seus funcionários sejam produtivos, rendam bem e saibam controlar suas emoções de maneira adequada. Não podemos esquecer que os trabalhadores lidam com muito estresse, às vezes além de todos os problemas que eles possam ter a mais e que não se encaixam dentro do âmbito profissional. Por isso, é muito importante contar com uma caixa de primeiros socorros psicológicos na empresa.

Uma caixa de primeiros socorros psicológicos não é nada mais do que um recurso para garantir a saúde psicológica dos trabalhadores. Assim como temos uma caixa de primeiros socorros para possíveis feridas físicas (cortes, quedas, arranhões, etc.) também é necessário ter uma para solucionar possíveis problemas que afetem psicologicamente os trabalhadores. Isso garantirá que eles se sintam bem, saudáveis, e que possam desempenhar corretamente o seu trabalho.

A importante obrigação da caixa de primeiros socorros psicológicos na empresa

No que consiste realmente essa caixa de primeiros socorros psicológicos na empresa? De que maneira ela vai funcionar? Para começar, apesar de ter comentado somente sobre os trabalhadores, em geral este tipo de caixa de primeiros socorros também está destinado a gerentes, diretores, sócios e todas as pessoas que tenham um cargo dentro da empresa. Todos eles podem usá-la quando solicitarem.

Caixa de primeiros socorros

Quando um trabalhador, diretor, gerente ou sócio sofre com algum problema de estresse, por exemplo, e recorre a essa caixa de primeiros socorros psicológicos, é bom executar os seguintes passos:

  • Identificar a situação de risco: em que situações se desencadeia essa emoção ou problema? Existem outros momentos em que ela possa aparecer?
  • Avaliação: realiza-se uma avaliação da situação e se estabelece um índice de prioridades. Assim, o problema principal que afeta o trabalhador é o primeiro que se resolve.
  • Tomada de decisões: uma vez que o problema se resolve, e depois da sua avaliação, é necessário tomar medidas para que o trabalhador saiba como agir caso ele se encontre de novo nessa mesma situação.
  • Seguimento: em toda empresa é necessário fazer um acompanhamento quando alguém precisou dessa caixa de primeiros socorros. Desta maneira, é possível prevenir futuros problemas relacionados com a mesma situação de risco.

Todos esses passos podem ser realizados, inclusive, como estudo da situação atual dos trabalhadores da empresa, até quando nenhum faz um pedido de ajuda. Em algumas ocasiões muitas pessoas acreditam que o estresse constante é bastante normal, até que elas caem em depressão e o seu nível de produtividade e de felicidade no trabalho fica bastante abaixo do que deveria ser.

O estresse nos leva a ser produtivos e pode ser benéfico; por outro lado, se o estresse nos paralisa, nos afunda e nos faz sentir sobrecarregados, a caixa de primeiros socorros psicológicos poderá nos ajudar.

Uma vez por ano, uma análise completa poderia evitar muitas licenças por mal-estar, estresse ou ansiedade, algo que, sem dúvida, beneficia a empresa, mas especialmente o trabalhador. Também ajudaria a melhorar os resultados, a aumentar a motivação e a satisfação profissional.

Um ambiente de trabalho saudável

A caixa de primeiros socorros psicológicos busca criar um entorno de trabalho adequado, em que os trabalhadores não só cumpram com as suas responsabilidades, mas também se sintam bem, sabendo controlar as suas emoções e estar motivados. Conseguir tudo isso é uma boa medida de responsabilidade da empresa.

Ela contribuirá para garantir que os trabalhadores possam desfrutar de autonomia para controlar adequadamente o tempo que eles têm que dedicar aos projetos dos quais participam.

Papel com carinha feliz desenhada

Além disso, proporcionará diretrizes claras e concisas para que não existam dúvidas sobre o modo de proceder. Para isso, as indicações em determinados momentos críticos e o monitoramento são necessários. Desta maneira, evita-se que os trabalhadores se sintam desorientados e sem saber quais tarefas priorizar.

Igualmente, também é importante detectar qualquer forma de abuso ou violência que possa converter o trabalho em um contexto para a piada, ameaça ou chantagem. Não podemos esquecer que uma boa relação entre os trabalhadores levará a um maior êxito em seus projetos. Nesse sentido, o bom clima organizacional muitas vezes é uma razão de peso para que um bom funcionário decida ficar na empresa mesmo tendo outras propostas.

Também é positivo que o trabalhador participe na tomada de decisões que estejam relacionadas com o seu cargo na empresa, que sinta que o trabalho é dividido de maneira equitativa, sem que uns tenham mais sobrecarga que outros, que exista uma comunicação aberta e um reconhecimento de trabalho realizado através de recompensas. Com todos esses elementos, estaremos criando um ambiente de trabalho melhor para todos.

Uma boa empresa sempre deveria se preocupar com o bem-estar de seus funcionários. Graças a eles, ela continua no mercado e seguindo adiante.

Reunião descontraída de trabalho

Com uma caixa de primeiros socorros psicológicos é possível prevenir situações de estresse, de abuso, mal-entendidos, cargas de trabalho impossíveis, e uma série de elementos que podem minar a motivação e produtividade dos trabalhadores. Porque os funcionários não são escravos, mas o motor que faz com que uma empresa prospere. Por isso, é preciso zelar pelo seu bem-estar.