Cinco formas de aproveitar e viver o momento presente

Cinco formas de aproveitar e viver o momento presente

26, maio 2015 em Psicologia 46 Compartilhados
presente

Alguma vez você já pensou em quantos dias de fato você aproveitou do início ao fim? Você gostaria que todos os dias fossem como o Natal? Você gostaria de repetir esse dia feliz e que a felicidade nunca faltasse na sua vida? Frequentemente, a felicidade está na frente dos nossos olhos e neste artigo, mostrarei como descobri-la no dia a dia.

Muitas vezes nossos dias se tornam automáticos: acordamos, tomamos banho, tomamos café da manhã, vamos trabalhar, voltamos, jantamos e dormimos. E por consequência, é muito comum terminar o dia com uma sensação de vazio; terminamos todas as nossas tarefas e no momento de dormir só pensamos que não estamos satisfeitos com a nossa vida. Se você pensa que este é apenas mais um dia na sua vida, você se engana, não é apenas mais um dia, é o único dia que você recebeu, o hoje; a vida está lhe dando esse dia, é um presente, é tudo que você tem aqui e agora, e a única resposta adequada a esse presente é aproveitá-lo, agradecê-lo, em uma palavra, vivê-lo.

Nossa mente gasta em torno de 70% do seu tempo reproduzindo memórias e criando cenários de “momentos perfeitos”, portanto estamos vivendo o nosso presente em apenas 30% do nosso tempo. O ruim não é que investimos tão pouco tempo em viver o nosso presente, mas sim que muita gente nunca consegue viver no agora. É comum as pessoas dizerem: “serei feliz quando eu conseguir me aposentar do trabalho”, “quando conseguir chegar na minha meta serei feliz”, “quando eu tiver um dia para descansar poderei ser feliz”; muitas pessoas colocam pra si mesmas condições para a sua felicidade. Nunca deveríamos pensar na felicidade como uma meta, quando esta pode perfeitamente estar em todo o caminho. A felicidade como uma meta dura apenas um momento ou alguns poucos minutos e não mais que isso, mas a felicidade no caminho durará toda a sua vida.

O segredo da felicidade consiste em abrir os olhos a todas essas coisas que acontecem em nosso presente, no agora. Você acha que nunca acontece nada de bom ou de interessante? Não é que nunca acontece nada, é que não há momentos iguais; observe bem e você verá que todos os dias são únicos, novos e especiais. Nada nesta vida se repete, de tal modo que não deve importar mais o seu passado ou a incerteza do seu futuro, não deveria importar o futuro pois ainda não existe. A única coisa da qual podemos ter certeza é do nosso agora.

Aproveitar o presente

Este dia de hoje é a única coisa que temos como certa. Aprenda a colocar plena atenção em tudo que você fizer momento a momento. Aproveite-o, viva o seu dia de forma consciente, acordado e atento. Dedique-se a cultivar essa reação ao grande presente que é este dia único, e aprenda a vivê-lo como se fosse o primeiro e o último da sua vida.

A seguir proponho algumas atividades para começar a se maravilhar com o momento presente:

* Comece abrindo seus olhos e se maravilhando com tudo o que você pode ver, todas as lindas cores que estão ai só para serem apreciadas. Observe o céu que tão poucas vezes olhamos. Olhe-o e observe como ele muda minuto a minuto. Geralmente pensamos no clima como “ruim” ou “bom”, mas inclusive hoje, temos um clima único que nunca voltará a ser dessa forma. A formação das nuvens nunca voltará a ser como agora.

* Vá a algum parque ou outro lugar ao ar livre que você goste, desligue o celular, sente-se confortavelmente e perceba como é o ar: frio, quente ou temperado?  Coloque atenção a todos os cheiros que conseguir perceber, escute todos os sons que chamem a sua atenção, observe tudo o que o rodeia e pense como é e como você se sente.

* Tome um banho e coloque atenção nisso, imagine que você acabou de chegar ao mundo e que é a primeira vez que toma um banho, sinta a água na sua pele, o cheiro do sabonete, a temperatura da água, o barulho que faz quando cai, tudo. Aproveite para relaxar, desligar-se de tudo, menos de você.

* Olhe os olhos das pessoas que você conhece, cada uma delas é única, tem uma vida única e entre milhões de pessoas, se cruza com o seu caminho neste momento, abra o seu coração e aprecie-as com um sorriso e um cumprimento atencioso.

É completamente normal que lhe ocorra algum pensamento que não tenha nada a ver com o momento presente; não se preocupe, só pense num mantra “oommmm” (por exemplo) e volte a sua atenção a sua respiração, no que o rodeia e em como você está. Mantenha a sua atitude nessa mentalidade o máximo que você puder, aprecie-a e, mais importante, sorria. Lembre-se, em algum lugar do mundo, alguém está lutando para conseguir tudo o que você tem; agradeça desfrutando dessa enorme quantidade de presentes que a vida lhe deu hoje, abra o seu coração a todas essas bênçãos e deixe que a felicidade flua na sua vida, simplesmente porque você pode enxergar, sorrir, tocar… simplesmente porque você está vivo e então, realmente será o melhor dia da sua vida.