Cinco passos para reiniciar a sua vida se baseando na sua felicidade

Cinco passos para reiniciar a sua vida se baseando na sua felicidade

maio 26, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
Cinco passos para reiniciar a sua vida se baseando na sua felicidade

Reiniciar é uma palavra para atravessar mudanças, procurar segundas oportunidades e apostar em uma transformação daquilo que você é na atualidade. É a faceta prévia da nova pessoa que você quer ser. Então, para evoluir é crucial aprender a reiniciar. Você gostaria de se transformar em uma versão melhorada e mais feliz de si mesmo? Pois então é hora de reiniciar!

Na hora de sair do lugar considere que este processo engloba tanto o seu interior quanto o seu exterior. Talvez seja mais fácil se você o fizer com um método prático que lhe permita reiniciar de forma organizada. A seguir apresentamos cinco passos que ajudarão a reiniciar a sua vida se você definiu como objetivo melhorá-la.

1. Organize o que você pensa

O primeiro passo para saber o que você irá mudar é estar organizado. A primeira coisa que se aconselha organizar é o espaço físico, no qual é bom que cada coisa tenha o seu lugar. Seguindo o livro “A Magia da Organização” de Marie Kondo, o critério para organizar o seu espaço físico é o estado de felicidade que pode contagiar você.

Junte todos os seus pertences em casa ou no trabalho e depois decida quais delas lhe trazem felicidade. Se existe alguma coisa não faz você se sentir feliz, descarte-o ou afaste-o da sua vista. Na sequência você verá que o guarda-roupas mental também precisa de ordem. Você pode aplicar a mesma fórmula: os pensamentos que fazem você feliz terão uma nova ordem na sua cabeça, e os que o impedem de ser feliz serão descartados um a um.

2. Coloque a intenção naquilo que projeta você

“Se você procura resultados diferentes, não faça sempre a mesma coisa”
-Albert Einstein-

Aprenda a diferenciar o que projeta você daquilo que o segura. Esta dica lhe permitirá reiniciar a sua vida depois de refletir sobre como você a está orientando. Se você é viciado nas suas rotinas e seus velhos hábitos, é importante que você possa se ver segundo uma nova perspectiva. Uma das melhores formas de fazer isto é consultar os seus amigos quanto ao que você poderia melhorar em si mesmo.

Pergunte quais são suas qualidades e suas fraquezas. O que você poderia melhorar? O que seria bom mudar? Considere as suas respostas e anote a informação que eles oferecem porque é muito valiosa.

3. Aposte numa rotina que o aproxime da felicidade

Para conhecer melhor a sua rotina é recomendável ter caneta e papel na mão. Escreva tudo que você faz ao longo do seu dia. Agora avalie quantas destas coisas aproximam você da felicidade e quais lhe roubam energia, tempo, dinheiro e saúde. Para reiniciar a sua vida recomenda-se entender que a felicidade é um estado que se consegue tendo atitudes e relacionamentos orientados para o bem-estar. O que influencia a sua felicidade depende de você, e por sorte o pesquisador Eduard Punset afirmou que também é possível aprender a ser feliz e entender a diferença entre urgente e importante.

menina-feliz-natureza

É muito simples se você começar a olhar as coisas deste ponto de vista, e é complicado se você age o tempo todo em “piloto automático”. Portanto, não há nada como ter um método que se baseie na ordem e no bem-estar. Muitas das ações que se realizam ao longo do dia não se traduzem em felicidade, fazem parte dos compromissos da vida diária. São suas obrigações e você não pode renunciar a elas tão facilmente.

Realize-os da forma mais consciente e eficaz. Use o seu tempo para cumprir essas obrigações e reserve tempo para reiniciar a sua vida com as ações que são importantes e que de fato lhe transmitem felicidade. Uma pesquisa da revista Psycological Science revelou a importância de estar próximo a áreas verdes para o bem-estar humano e deixa claro que aquilo que nos rodeia modifica o nosso bem-estar. Portanto, você pode começar a procurar o lugar que mais lhe faz bem para visitá-lo nesta nova etapa.

4. Reiniciar dizendo “Olá” para o novo, sem descartar aquilo de que você gosta

Na lista anterior você irá encontrar muitas atitudes que lhe agradam sobre si mesmo e que fazem você se sentir pleno e satisfeito. É importante que estas atitudes continuem na sua lista. A rotina pode ser combatida e a sua tarefa é conseguir isto da forma que mais contribua para você e que mais se adapte às suas necessidades.

“Reiniciar é uma aposta pelo melhor de você sem renunciar às suas qualidades.”
Compartilhar

Para reiniciar é preciso entender que se alguma coisa vai bem, é melhor preservá-la. As mudanças são para as coisas que não funcionam. O novo virá quando você se perguntar: de que forma posso melhorar o que não me ajuda a ser melhor e a me sentir bem? Todas estas atitudes farão parte da sua pasta “Novo”. Escolha três atitudes ou ações novas que mais o estimulam e inclua-as na sua rotina. Lute para que possam fazer parte da sua vida e aposte nelas para que você tenha um caminho claro para reiniciar.

5. Compre um caderninho e aprenda a usá-lo

Procure um caderninho que você goste e que o inspire. Use-o para fazer o registro de tudo que você está fazendo para reiniciar a sua vida em uma aposta que inclui o seu espaço físico e o seu espaço emocional.

Anote tudo que você vai conquistando e se esforce nas tarefas que deseja concluir. Todas as mudanças levam seu tempo e o seu processo irá revelando o que você avançou na medida em que incluir as novas atitudes dentro do seu programa para ser mais feliz. O desejo da mudança é a primeira chave para reiniciar e obter resultados.

O que você está esperando para reiniciar a sua vida?

Imagens do livro #Femituits.

Recomendados para você